Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Epifania ou Insight?
Giulio Romeo

Um insight é um acontecimento cognitivo que pode ser associado a vários fenômenos, podendo ser sinônimo de compreensão, conhecimento, intuição: é a perspicácia ou a capacidade de apreender alguma coisa, encontrar algum significado, algum sentido e acontece quando uma solução surge de forma repentina.

Insight refere-se a uma profunda compreensão ou percepção de um determinado problema ou situação. Geralmente envolve uma percepção ou compreensão repentina de algo que antes não era claro ou desconhecido. O insight pode ser obtido por vários meios, como experiência pessoal, observação, análise ou intuição. É uma qualidade valiosa que pode levar a uma melhor tomada de decisão, resolução de problemas e criatividade. Desenvolver uma visão requer uma mente aberta, vontade de aprender e a capacidade de ver as coisas de múltiplas perspectivas.

Uma revelação ou insight que uma pessoa pode ter pode variar amplamente, dependendo da sua experiência de vida, perspectiva, objetivos e circunstâncias pessoais. Aqui estão alguns exemplos de revelações ou insights comuns, como o autoconhecimento: Uma pessoa pode ter um insight profundo sobre si mesma e entender melhor seus próprios pensamentos, emoções e comportamentos.

Encontra-se a palavra insight com frequência, na literatura psicanalítica, como também em textos de autores de outras correntes teóricas. Quando não é inserida nos textos em português na sua forma original, geralmente é traduzida para o português como compreensão interna, compreensão súbita, apreensão súbita, visão súbita, discernimento, perspicácia, pelos neologismos intravisão ou insight.

Na Psicanálise, segundo Sandler, seria preciso fazer uma distinção entre insight verdadeiro ou emocional, e insight intelectual, sendo que, para os psicanalistas em geral, “alguma forma de experiência emocional é um acompanhamento essencial do que se considera como compreensão interna eficaz”. O insight verdadeiro seria aquele que é eficaz. Uma definição que seria tautológica, como reconhecem os autores.

O insight não consistiria apenas em “ver que algo na situação analítica é semelhante a algo na infância”, ou em “ver que algo na infância está refletido nas atividades de sua situação atual”, ou ainda em “ver que algo em sua situação atual é um reflexo de algo na situação analítica”. Seria “a identificação simultânea do padrão de comportamento característico em todas essas situações, somadas à compreensão dos motivos por que foram e são usados do modo que foram e são”.

Para Lacan, o insight é a experiência psicológica de uma operação intelectual que define bastante corretamente o “instante de ver”, seguido, na sua concepção, pelo tempo de compreender e pelo momento de concluir, os três tempos que constituem o tempo. O instante de ver ocorre quando há uma sutura, uma junção do imaginário e do simbólico.

Temos então, por um lado, o uso do termo insight, buscando enformar a Psicanálise ao modelo do conhecimento científico e, por outro, aproximando-a de práticas místicas intuitivas quando, na verdade, a Psicanálise está ‘entre’, em um campo próprio, entre as “nações hostis” do misticismo e da ciência. Devolvendo o caráter mágico à palavra, mas também mantendo o uso do raciocínio e da lógica, Freud, tal como Janus, trabalha com uma dupla perspectiva.

Freud diz em uma carta a Jung que se considera um intuitivo, mas um intuitivo disciplinado: “Percebo que não fui talhado para a investigação indutiva, que a minha natureza é toda intuitiva e que, ao dispor-me a estabelecer a ciência puramente empírica da Psicanálise, submeti-me a uma extraordinária disciplina”. Para finalizar, pensamos que o que se passa em uma psicanálise está mais próximo da convicção a que se chega na resolução de um jogo de palavras-cruzadas.

A palavra "epifania" refere-se a um momento de compreensão cognitiva, uma revelação ou uma percepção significativa. No contexto de uma pessoa, a epifania pode ser entendida como um momento de clareza ou insight que ocorre em relação a uma questão pessoal, um problema ou uma situação que está sendo enfrentada.

Por exemplo, uma pessoa pode ter uma epifania em relação a um padrão de comportamento autodestrutivo que tem afetado sua vida, percebendo de repente a raiz desse comportamento e reconhecendo que precisa fazer mudanças para superá-lo. Ou uma pessoa pode ter uma epifania sobre sua vocação ou propósito de vida, percebendo repentinamente que existe uma carreira ou paixão que realmente a cerimônia e faz se sentir realizada.

Esses momentos de epifania podem ser transformadores, levando a uma mudança significativa na maneira como uma pessoa percebe a si mesma, ao mundo e às suas escolhas de vida.

A palavra "epifania" pode ser usada para descrever um momento de realização ou descoberta significativa. Assim, a "epifania de uma pessoa" refere-se a um momento em que alguém tem uma compreensão intuitiva e profunda de algo que lhe permite ver uma nova perspectiva ou caminho na vida.

Essa epifania pode acontecer por muitas razões diferentes, desde uma mudança de perspectiva ou um encontro com uma nova ideia ou pessoa, até uma experiência significativa ou traumática que faz com que a pessoa questione sua vida e suas escolhas.

Quando alguém experimenta uma epifania, isso pode levar a mudanças em suas crenças, comportamentos e escolhas, permitindo-lhes crescer e evoluir como pessoa. É importante lembrar que uma epifania não precisa ser uma experiência dramática ou transformadora, mas pode ser algo mais sutil que desencadeia uma mudança interna importante.

Assim, a "epifania de uma pessoa" pode se referir a um momento em que alguém experimenta essa revelação ou compreensão repentina e profunda. Isso pode acontecer em qualquer aspecto da vida, como um insight sobre si mesmo, um entendimento sobre as ações de outra pessoa, ou uma nova perspectiva sobre o mundo.

Na psicologia, o termo "insight" se refere a uma compreensão repentina e profunda de um problema ou situação que antes parecia difícil ou impossível de resolver. É uma forma de solução de problemas que envolve a reorganização das informações que já estão disponíveis na mente, permitindo que novas soluções surjam.

O insight é um processo cognitivo que ocorre quando uma pessoa é capaz de reconhecer as conexões entre informações que antes não pareciam relacionadas. Esse reconhecimento pode ocorrer de repente, sem aviso prévio, ou pode ser precedido por um período de reflexão e pensamento cuidadoso.

Um exemplo comum de insight na psicologia é quando um indivíduo de repente percebe a solução para um problema que estava enfrentando, após um período de tempo em que parecia incapaz de encontrar uma solução.

Resumindo: É como uma lâmpada que se acende sobre a sua cabeça, mostrando algo que está acontecendo ao seu redor de que você não fazia ideia. Um insight traz uma maneira totalmente nova de pensar sobre determinado assunto. Sinônimos: compreensão, conhecimento, ideia, clareza, epifania, percepção repentina.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 53024


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O que falta dizer das Mulheres? Giulio Romeo
Artigos O Vale do Gamarra Giulio Romeo
Artigos Eudaimonia e Entropia Giulio Romeo
Artigos A diáspora recorrente Giulio Romeo
Artigos Parintins, a Ilha da Magia Giulio Romeo
Artigos Maniqueísmo dos incompatíveis Giulio Romeo
Artigos Solidão ou solitude? Giulio Romeo
Artigos Estamos em crise? Giulio Romeo
Artigos A Doença da Alma Giulio Romeo
Artigos Estoicismo, uma forma de viver em Paz Giulio Romeo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69124 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 58014 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57685 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55956 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55308 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55275 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55187 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 55078 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 55051 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 55006 Visitas

Páginas: Próxima Última