Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A iminência da catástrofe
Flora Fernweh

Lançado recentemente, o filme “Não Olhe para cima” retrata uma situação hipotética que aflige a humanidade desde os tempos mais remotos da civilização: o fim do mundo. De modo análogo, a possibilidade de uma extinção em massa é o suficiente para mobilizar o imaginário coletivo rumo à busca por soluções ou ao conformismo de que não será possível alterar o destino do planeta. Nesse sentido, pode-se inferir que a forma como os indivíduos lidam com a ideia de fim, esclarece muito acerca dos pensamentos humanos e reflete o impacto decorrente da falta de responsabilidade e de ação global diante dos limites da Terra.

Em primeiro plano, convém ressaltar que o medo acerca do fim sempre foi um tema presente em muitos sistemas de crenças e em visões de mundo que utilizaram mitos e lendas como meio de explicação sobre assuntos que se encontram para além da razão, como por exemplo, a mitologia egípcia, que é estreitamente vinculada à religião. Além disso, muitas criações humanas, como a veneração de um Deus servem ainda como consolo frente à finitude da vida. Tal fenômeno evidencia que determinados comportamentos se baseiam em temores que desafiam a concepção de existência, posto que o extermínio de todos os seres vivos torna-se brando quando a certeza das crenças é estabelecida e propagada.

Entretanto, adotar uma postura impassível perante o tema em discussão revela um profundo descaso com o futuro do planeta, uma vez que a humanidade é uma das principais responsáveis pelos efeitos danosos à Terra, visto que nos últimos séculos, a dinâmica do mundo foi amplamente afetada pela negligência ambiental e energética. Em razão dos efeitos surtidos em larga escala e em um tempo extremamente curto, quando comparado com o tempo geológico, a contemporaneidade vive no período Antropoceno, em que o Homem altera o meio em seu benefício próprio, sem considerar que tais atitudes fomentam a célere destruição de si e de seus semelhantes.

Portanto, a conjuntura marcada pelo alarmante desrespeito com os recursos terrestres remanescentes apresenta uma contradição quando vista sob o prisma dos milênios de cogitações mítico-religiosas, visto que o risco de extinção do mundo poderia ter sido evitado. Urge, por conseguinte, que medidas sejam tomadas enquanto o planeta ainda se sustenta, na tentativa de reverter o quadro de uma possível calamidade futura. Para isso, é imprescindível manter a esperança e propor soluções que englobam a realidade das mais jovens gerações, orientando sua direção na ordem do amanhã: “Não olhe para trás”.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52931


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69009 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55831 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55104 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55053 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54934 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54810 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54801 Visitas

Páginas: Próxima Última