Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O brasileiro tem complexo de vira-lata?
Flora Fernweh

O Manifesto Antropofágico, publicado no início do século XX por Oswald de Andrade, propunha a manutenção dos ideais nacionalistas, em uma metáfora de incorporar conceitos externos necessários e regurgitar aquilo que estivesse na contramão das formas genuinamente brasileiras de expressão cultural. No entanto, é nítida a propensão do brasileiro em priorizar tudo aquilo que advém de fora do país e desvalorizar o produto nacional. Nesse sentido, pode-se inferir que o complexo de vira-lata persiste latente na mentalidade de muitos brasileiros em razão do desconhecimento acerca do valor cultural próprio, fato que corrobora com a possibilidade de uma crise identitária em nível pátrio.

Em primeiro plano, convém ressaltar que apesar de os meios de comunicação facilitarem o acesso à informação, no Brasil as mídias podem ter por outro lado, o efeito inverso, uma vez que a massificação dos costumes proporcionada pela internet e conceituada pelos pensadores Adorno e Horkheimer, padroniza os gostos tendo como base os valores sociais ditados pelo modelo capitalista. Dessa forma, muitos saberes e práticas culturais locais são relegadas ao segundo plano. Para exemplificar tal afirmação, pode-se citar o significativo arsenal de músicas, pinturas, danças e obras literárias cuja existência é por vezes ignorada.

Outrossim, verificam-se contradições a nível político, visto que decisões com base na ideia de apagamento da história nacional em razão do potencial de questionamento que o conhecimento possibilita, são fenômenos comuns em governos autoritários, que enxergam no advento da globalização, um meio de desviar a atenção dos cidadãos para um foco exterior que pouco lhe diz respeito, o que impacta fortemente seus vínculos culturais. A partir disso, sendo os jovens a esperança de que o referido quadro se inverta, eles ainda constituem a parcela mais vulnerável à problemática identitária que se visualiza.

Portanto, diante de uma conjuntura social que escancara o predomínio de comportamentos relacionados à síndrome de vira-lata, não se pode negar que a referida mentalidade assemelha-se a um tipo de violência, visto que inferioriza elementos culturais em detrimento de hábitos importados, o que consolida um epistemicídio, tal qual a frase atribuída a Jean-Paul Sartre: “A violência, seja qual for a forma como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. Ou seja, a persistência de tal complexo é uma forma de auto aniquilamento, e em última instância, um descaso com a singularidade por anos construída.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52902


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69011 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55832 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55107 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55055 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54886 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54812 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54803 Visitas

Páginas: Próxima Última