Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O valor do turismo para a economia brasileira
Flora Fernweh

Em seu livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, o escritor Lima Barreto retrata os símbolos, os monumentos históricos e as riquezas naturais do Brasil a partir de uma perspectiva patriótica. De modo análogo à obra, pode-se considerar a atividade turística como um importante elemento de valorização cultural e de desenvolvimento da economia brasileira, uma vez que o turismo amplia a geração de renda e proporciona o acesso à informação. Nesse sentido, infere-se que a heterogeneidade de paisagens e as diversas tradições que compõem o Brasil facilitam a promoção e o incentivo da atividade turística, o que contribui para a geração de empregos, além de fomentar investimentos públicos na esfera cultural.

Primeiramente, convém ressaltar que uma parcela significativa da população brasileira desconhece os aspectos culturais e identitários do próprio país em que vive. Tal comportamento se acentuou ainda mais com o advento da globalização, inclusive no âmbito do turismo. Observa-se, por exemplo, que o turismo nacional ainda é colocado em segundo plano, o que reforça a “síndrome do Vira-Lata”, enunciada pelo pensador brasileiro Nelson Rodrigues, que afirma a preferência por tudo aquilo que é estrangeiro. Desse modo, realça-se a falta de credibilidade no potencial do patrimônio turístico brasileiro e o desconhecimento acerca de acervos, museus e exposições que poderiam ser melhor explorados, com o intuito de movimentar a economia e promover dinâmicas histórico-artísticas.

Ademais, reconhece-se que o turismo é uma importante fonte de renda para muitos setores da população, que no Brasil, lucram com eventos regionais, celebrações típicas e com a gastronomia. Para exemplificar, pode-se citar o considerável fluxo de turistas na região de Salvador, que engloba manifestações da cultura açoriana e seus respectivos elementos, como a tradição do acarajé e da venda das rendas de bilro. Outrossim, o setor turístico se insere no plano econômico do país por meio de serviços de transporte, ecoturismo e hotelaria, visto que o turismo é responsável por mobilizar vários segmentos e impactar no comércio e no cotidiano de uma localidade, o que demonstra a importância da preservação dos costumes e da boa recepção dos viajantes.

Portanto, diante do valor étnico e histórico que o turismo brasileiro assume, além de sua imprescindível manutenção para o progresso econômico de diversas regiões e comunidades, torna-se necessária a elaboração de políticas públicas voltadas à ampliação da atividade turística por parte do Ministério da Cultura, em consonância com as prefeituras locais por meio da emissão de verbas destinadas à permanência dos saberes tradicionais, à revitalização urbana para acolher os turistas e à valorização de profissionais do ramo turístico. Assim, com a intenção de estimular o turismo e de encontrar nessa prática, uma fonte de renda a longo prazo, será possível oferecer à população, uma perspectiva cultural atrelada à economia de forma consciente e engajada.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52917


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69089 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57985 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57643 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55916 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55235 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55223 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55103 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54982 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54976 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54974 Visitas

Páginas: Próxima Última