Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Teoria do Caos
Giulio Romeo

Conseguimos mudar a frequência do planeta, alterando o seu curso natural, quando modificamos o destino. Muitos pagam as consequências e nem nos apercebemos disso. Observamos apenas o objeto direto da questão.

E está baseada na teoria do Caos, onde uma pequena modificação no sistema de vida, de governo, de atitudes, pode gerar uma hecatombe sem precedentes, tornando assim, essas modificações, um tormento em se tratando de novos rumos e novos posicionamentos.

Como exemplo:
Um motorista para repentinamente numa via expressa, fora da faixa de pedestres, para dar passagem a uma senhora com andador e assim, o motorista do veiculo de trás, desatento, colide com a traseira do motorista benfeitor. E ele é um piloto de avião de uma grande companhia aérea de linha, que se feriu na colisão, independente do dano material do veículo, na qual foi acionada a polícia para registrar a ocorrência, o resgate, a operadora de seguro e a prefeitura para a limpeza da via, o comandante da aeronave teve que ir ao hospital receber socorro médico e assim, atrasou o voo, modificando o plano inicial.
Passageiros que aguardavam no aeroporto foram prejudicados, uns perderam casamento, outros, reuniões importantes de negócios, velório, leilão de objetos raros, audiência, cirurgia, plano de turismo, etc. Uma caixa térmica com um órgão a ser transplantado teve que ir em outra aeronave, que praticamente modificou a sua rota e posou noutro aeroporto da cidade, e com isso, chegou ao destino no limite de sua sobrevivência celular. Animais que se encontravam no compartimento de carga, quase perderam a vida. Carga perecível quase se estragou, e a companhia aérea teve que se adequar rapidamente para solucionar a modificação inesperada. Prejuízo enorme a muitos, por uma simples desatenção!

Muito se afirma que a Teoria do Caos é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

O caos questiona a possibilidade de fazermos previsões de longo prazo de qualquer sistema, e neste sentido dentro do Direito, pois diferenças mínimas das condições iniciais levam o sistema a gerar resultados diversos. Isso nos leva à ideia do Efeito Borboleta: uma cadeia de eventos aparentemente sem importância que muda os acontecimentos através do tempo e leva a resultados imprevisíveis e mostra que toda experiência é única e aleatória.

A teoria do caos busca explicar fenômenos que não são previsíveis (não-lineares) e, por este motivo, considerados caóticos, pois não há como controlá-los. Esses sistemas, tidos como complexos e instáveis, são baseados na "sensibilidade às condições iniciais", um fenômeno que caracteriza a impossibilidade de prever resultados futuros devido às mudanças sutis que podem ocorrer no início dos processos.

A teoria do caos em ecologia foi um importante avanço dessa ciência em termos de método científico, pois, muito do que se pensava e fazia de análise estatística foi repensado a partir das propostas da equação logística originada pela ideia da teoria do caos. Nesse contexto, é importante compreender as contribuições e a limitações que a dinâmica caótica em sistemas naturais ou em dados ecológicos pode ter para a ecologia.

E partindo do ponto inicial em um sistema é sempre possível retornar ao início, mas, se esse sistema for caótico, havendo uma modificação em um componente do sistema após se ter partido do ponto inicial, não é possível retornar ao mesmo estado em que se começou. Modificações, alterações, comutações, conversões, metamorfoses, mutações, permutações, etc.
É nisso que está baseada a Teoria do Caos: alterações pequenas podem ocasionar fenômenos maiores.

As ciências, há alguns anos começaram a estudar a Teoria do Caos, por seus efeitos estarem muito presentes no dia-a-dia. O caos acontece na meteorologia, na irregularidade da pulsação cardíaca, no gotejar de uma torneira, nas montanhas, nas árvores, no crescimento populacional, no partir de um copo no chão, no mercado financeiro, no movimento das placas tectônicas, entre outros.

E usam o “Efeito Borboleta” como teoria e exemplo a essa circunstância desencadeada as vezes por motivos fúteis e que causam grandes transtornos e consequências catastróficas.
Um exemplo clássico que modificamos o planeta, por inúmeras vezes: As borboletas com o bater de asas de uma delas em um determinado lugar do mundo pode gerar uma movimentação de ar que, intensificada, desencadearia a alteração do comportamento de toda a atmosfera terrestre, para sempre. Parece loucura, mas acontece todos os dias, e chamamos de acaso.
Um conceito figurado, mas que metaforicamente sustenta que a modificação ou alteração de um ato ou de um fato, pode causar momentos de desespero em circunstâncias elevadas.

Acreditamos que a vida é um teste de consciência, atitudes e perspicácia, por isso, a cada instante nos é mostrada uma situação distinta pra solucionarmos ou pelo menos tentarmos. Tudo faz parte de um projeto cósmico, evoluído e que nos testa a cada instante, revertendo sempre a nossa capacidade de autoconfiança.

Como um efeito borboleta quando passamos pela vida das pessoas acabamos mudando algo para o bem ou para o mal, essas mudanças são necessárias para a evolução espiritual. Mas o importante não é passar pela vida das pessoas e sim ser lembrado com carinho por elas.

Devemos fazer periodicamente exame de consciência que na verdade é uma revisão de pensamentos, palavras e ações, com a finalidade de verificar a sua conformidade com a lei moral. É um inventário das próprias fraquezas, no intuito de superá-las.

E assim, podemos evoluir e mostrar aos Céus que conseguimos usar a fórmula correta de tentar, que é o Amor. Sim, aquele sentimento que se for real, não consegue admitir o mal e nem conhece a traição.

E parafraseando São JoseMaria Escrivá: “Há um inimigo na vida interior, pequeno, bobo; mas muito eficaz, infelizmente: O pouco empenho no exame de consciência”.





Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 56081


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Deontologismo de Kant Giulio Romeo
Artigos Medicina Xamânica e Energia Feminina na Era de Aquário Giulio Romeo
Artigos Hedonismo e suas formas claras de explicação Giulio Romeo
Artigos As concepções divinas pautadas em Nietzsche Giulio Romeo
Artigos Jurgen Habermas, a razão é apenas instrumental Giulio Romeo
Artigos Friedrich Hegel e o idealismo absoluto Giulio Romeo
Artigos Paradigmas e revoluções científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos Resiliências científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos A epistemologia e a identificação das pseudociências Giulio Romeo
Artigos A metafísica e a abstração filosófica Giulio Romeo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 65.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60640 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60442 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60361 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59222 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59017 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58764 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58629 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58534 Visitas

Páginas: Próxima Última