Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O poder simbólico das coisas
Luiz carlos souza santos

O poder simbólico das coisas     
          A profissão policial nos ensina uma lição a cada serviço. Um dia desses em mais um serviço operacional na nobre cidade de Tupanzinho, no Pará, recebemos uma ligação de um solicitante, alegando que três homens haviam invadido a casa de um senhor com idade de 80 anos. Como de praxe deslocamos ao local que ficava na zona rural e encontramos o ancião que nos recebera com um certo receio. Seu Dedé perguntava de que cidade nos viemos e se éramos os mesmos policiais que estiveram na fazenda de seu Nôca na ocorrência do domingo. O graduado respondeu dizendo que sim. E perguntou ao ancião o que furtaram e quem seria o meliante. Ele disse que não sabia quem o roubara, mas que levaram sua tv sansung smarter 4k, 50 polegadas que ele acabara de comprar em 48 vezes. “Oia aí, meu filho, só deixaram os fio”, apontando para a mesa de madeira onde ficava sua tv sansung smarter 4k. E ainda, um pouco nervoso dizia: “ainda bem que levaram a televisão, não levaram meu tesouro que se encontra no quarto”. Curioso, o graduado perguntou que tesouro seria esse que seu Dedé guardara no quarto, pensando ele que seria algum valor em real. Seu Dedé muito gentil chamou o graduado para lhe mostrar. O graduado entrou no quarto e foi surpreendido com tal tesouro. Era um chapéu antigo pork pie que seu tataravô lhe presenteara antes de descer as catacumbas. Dizia ele que aquilo era o que ele tinha de mais valor dentro daquela casa. Dona Stella, sua esposa que não gostara nada daquele comentário. “Se tivesse de levar o chapéu ao invés da televisão, eu falava pra o meliante sacripanta levar a merda da televisão”, dizia o velho ancião olhando bestificado para o chapéu pork pie, lembrança de seu tataravô.
              “Não se preocupe seu Dedé”, disse o graduado. Logo, logo saberemos quem é este meliante sacripanta. Já nos aproximando da cerca de arame farpado que rodeava a casa, em direção à viatura, seu Dedé sai das profanas de sua residência com um bípede penoso, com os pés amarrados, dizendo ele que era um presente de coração. No entanto, o graduado não aceitara tamanha gentileza que o ancião lhe fizera.



Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52885


Outros títulos do mesmo autor

Contos A polícia e as mulheres LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos O famigerado gato da delegacia LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Turíbulo LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Cálice LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Vida de recruta LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Amareuria LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Crônicas A sabedoria popular LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 37 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
em meu coração existe uma tempestade - Riz de Ferelas 29 Visitas
🔴 A arte de enganar - Rafael da Silva Claro 14 Visitas
O que uma viagem ao Atacama aos 70 me ensinou. - Rodrigo Nascimento 13 Visitas

Páginas: Primeira Anterior