Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O desafio do acesso aos livros no Brasil
Flora Fernweh

Em sua obra “A menina que roubava livros”, o escritor Markus Zusak retrata em um de seus célebres capítulos, a dificuldade do acesso à informação por meio de livros diante da censura atuante no contexto da Segunda Guerra Mundial e da ascensão do regime nazista. De modo análogo, a condição de obstáculo referente à leitura persiste no Brasil contemporâneo, em razão da elitização do acesso à cultura e da falta de incentivos. Sendo assim, nota-se que a problemática está vinculada a questões socioeconômicas que abrangem a necessidade de investimentos, e impacta diretamente no desenvolvimento do país.

Em primeiro plano, convém ressaltar que a produção literária foi alavancada pela invenção da imprensa, com Johannes Gutenberg, e mais recentemente, propagada pela mídia em uma escala que proporcionou a democratização do acesso às obras. Entretanto, apesar da massiva e ágil produção, a distribuição equitativa dos livros na população brasileira, não se faz presente. Conforme estatísticas do IBGE de 2010, a média de leitura anual no Brasil é de dois livros. Tal dado ocorre em consonância com o nível de escolaridade dos cidadãos, uma vez que a mentalidade de uma parcela significativa dos brasileiros afirma que a leitura é uma atividade ociosa, destinada àqueles que dispõem de tempo e bens.

Ademais, a atitude de relegar a leitura ao segundo plano, é muitas vezes motivada por interesses ideológicos de governos que caminham rumo ao totalitarismo, visto que o poder de uma população adequadamente informada e politizada, é muito alto. Nesse sentido, a precariedade de instalações e iniciativas públicas, dialoga com o índice de desenvolvimento humano no Brasil, sendo a alfabetização um de seus pontos principais. Além disso, não há dúvida de que o sucesso de uma nação se relaciona fortemente com a educação. Como já dizia a ativista Malala Yousafzai, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Desse modo, percebe-se que o acesso aos livros e sobretudo, ao conhecimento, têm efeitos práticos no meio coletivo, em curto e longo prazo.

Portanto, diante da situação nacional de empecilhos para a formação de cidadãos conscientes por conta das barreiras que restringem o acesso aos livros e de seus respectivos impactos, é imprescindível que as prefeituras, com o apoio da instância ministerial da educação, invista na criação de bibliotecas, especialmente em regiões remotas e rurais, por meio do fornecimento de verbas e da valorização de professores e profissionais públicos que atuam no âmbito da educação, com o intuito de proporcionar o acesso efetivo e o apreço precoce de crianças e adolescentes pelo mundo da leitura, garantindo que as mesmas compreendam as oportunidades que a vivência do ato de ler oferece.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52869


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69037 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57938 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57580 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55858 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55153 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55109 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54983 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54915 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54858 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54854 Visitas

Páginas: Próxima Última