Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
POR QUE A CRISE NO BRASIL ATUAL?
Por que a crise no Brasil atual?
Henrique Pompilio de Araujo

Resumo:
O Brasil passa por momentos políticos. Há pobreza por todo lado e muitos não ganham nem o suficiente para se alimentar.

POR QUE A CRISE NO BRASIL?

     O problema no Brasil não é de hoje. Vem desde o descobrimento. Para se ter uma idéia, os primeiros colonizadores a chegarem aos Estados Unidos, foram os colonos da Inglaterra. Eles tinham uma boa formação sobre o cultivo da terra e viram que estavam em solo perfeito. Logo eles viram que estavam num lugar abençoado e procuraram trabalhar para o engrandecimento de todos: o lugar e o povo.

     No Brasil foi diferente. Os próprios descobridores eram aventureiros que tinham como objetivo irem às Índias comprar especiarias baratas e faturarem com isto. O governo português tinha muita culpa nisto. Descoberto o Brasil, poucos queriam vir para cá. Então quem o governo mandou? Um bando de folgados, presidiários, aventureiros, prostitutas. Exatamente as pessoas que não gostavam de trabalhar, isto porque, se eles morressem não fariam nenhuma falta.

     Aqui chegando depararam logo com duas coisas valiosas naquela época: o pau Brasil e o ouro. Aqueles elementos jamais pensaram em trabalhar, mas em explorar essas riquezas que pareciam ser bastante. Começaram então a cata de ouro, mas como não gostavam muito de pegar no pesado, procuraram explorar os índios, mas eram muito rebeldes e por isto foram atrás dos escravos africanos. Aqui estes escravos sofreram muito, pois eram explorados de todas as formas.

     A história não conta, mas as índias brasileiras eram estupradas quase todos os dias e as africanas também. Elas serviam nos afazeres domésticos, bem como satisfazia a fome sexual dos patrões.

     Por um lado damos razão para os bandeirantes em suas aventuras, pois com isto expandiram as fronteiras do Brasil e asseguraram um grande território para Portugal, mas por outro lado passaram a explorar o país inteiro. Toneladas e toneladas de ouro saíam para Portugal todos os meses. Era dinheiro fácil que entrava.

     Grande parte da população se acostumou com o dinheiro fácil, entretanto a fonte vai secando. Foi o que aconteceu com o Brasil. O ouro e diamante diminuíram muito e então todos tiveram que partir para a agricultura. Basta lembrar que o país tão rico em terras como o nosso, somente no século XX é que se destacou na agricultura com a exportação de café. Fazia-se uma agricultura de subsistência, o resto tudo era importado.

     Com a segunda guerra mundial as coisas apertaram. Os países não podiam trafegar pelo mar, pois eram bombardeados. Foi aí que o Brasil começou a desenvolver a sua indústria e produzir aqui dentro mesmo tudo aquilo de que o povo necessitava. Em compensação passou a ter grandes dívidas externas a ponto de produzir somente para pagar dívidas.

     Muita gente no Brasil não gosta de trabalhar. Destes o destaque maior é para os políticos. Assim que conseguem entrar na política não saem mais. Começa então as falcatruas de todos os modos. Eles querem ficar cada vez mais ricos e para isto criaram leis em benefícios próprios. A primeira delas é quanto ao salário. Nenhum brasileiro pode aumentar seu próprio salário, mas eles podem, aumentam o deles sempre sempre e hoje o salário de um político está nas alturas. É inacreditável que neste país o salário mínimo do trabalhador atinja apenas mil reais ao passo que o deles chega a 180 mil. Um político ganhando por 180 trabalhadores. E isto porque política não é emprego. Enquanto um trabalhador normal precisa trabalhar 40 anos para se aposentar com uma merreca, muitos políticos brasileiros se aposentam com apenas um mandato. E aqueles que tiveram 3 a 4 mandatos?

     Hoje sabemos que os maiores ladrões deste país são os políticos. Criaram leis específicas para que não sejam punidos, a tal lei da imunidade parlamentar. Só podem ser julgados pelo supremo que pouco importa com o sofrimento do povo. É outro órgão que ultimamente tem estado ao lado dos políticos e também possuem os salários lá nas alturas









Biografia:
Henrique Pompilio de Araújo, nascido em Campo Mourão PR e radicado em Cuiabá MT. Começou a escrever desde cedo. Professor aposentado, bacharel em Direito e Teologia. Trabalhou em diversas escolas em Cuiabá e alguns jornais do Estado. Publicou sua primeira obra em 1977: Secos & Molhados - Poemas. Ultimamente publicou outros livros: "Flores do Além" Poemas, "Contos da Espiritualidade" - Contos, "Nas curvas da vida" Memórias, "Cinquenta contos" Contos. Há muitas obras ainda esperando edição.
Número de vezes que este texto foi lido: 52910


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios COMO VIVER MAIS DE CEM ANOS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios COLÔNIA DAS ÁGUAS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios CIÊNCIAS OCULTAS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios CIDADES UMBRALINAS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios Chico deu continuidade às obras de Kardec Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios AVISO DOS PLEIADIANOS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios Almas gêmeas, existem ou não existem? Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios A minha missão na terra Henrique Pompilio de Araujo
Poesias A escuridão é poderosissima Henrique Pompilio de Araujo
Poesias Energia dos Espíritos Henrique Pompilio de Araujo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 62.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56717 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55049 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54965 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54845 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54738 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última