Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“Você só dá aula ou também trabalha?”
O trabalho do professor
Helio Valim

Resumo:
A valorização do profissional de educação e a percepção da sua importância nos dias atuais!

Quantas vezes já ouvi a pergunta: “Você só dá aula ou também trabalha?” Normalmente, no meio acadêmico da educação superior, a indagação surge sem que o questionador perceba tudo o que ela representa. Parece que “dar aula” é uma atividade menor, onde não basta a dedicação à vida acadêmica, sendo necessário que o docente comprove sua capacidade, exercendo alguma outra atividade profissional.

Anos empenhados na formação acadêmica, passando pela graduação, pela formação stricto-sensu, pela dedicação à pesquisa, buscando a publicação de artigos em revistas indexadas, a participação em congressos, entre outras atividades que exigem do docente tempo e esforço e que são cobradas como requisitos, pelas instituições de ensino superior, para "ranqueamento" desses profissionais em “planos de cargos e salários” que não remuneram adequadamente a atividade exercida. No fim o profissional é apenas mais um número. Não importa a experiência ou a formação.

De forma geral o trabalho extraclasse ou o “trabalho em casa”, que envolve a elaboração da avaliação dos alunos, a preparação das aulas, a atualização acadêmica etc., não é identificado como atividade docente, logo, não é percebido como carga de trabalho profissional, portanto, não é remunerado de forma adequada.

Apesar da precarização do ensino e da atividade docente, o respeito à relação professor-aluno motiva o educador. Segundo Freire (2019): “Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida, vai deixando claro que ela requer uma formação permanente do ensinante”. Creio que a questão foi respondida!

Freire, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores, Estudos Avançados, 2001, (Carta extraída do livro Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar, Editora Olho D’Água, 10ª ed., p. 27-38, 1993), Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf. Acessado em outubro/2019.


Biografia:
Possuo mais de 30 anos no magistério superior tendo lecionado em Instituições de Ensino no Rio de Janeiro. Sou mestre em Engenharia, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e graduado em Engenharia Civil e Arquitetura.
Número de vezes que este texto foi lido: 59444


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Mitológica Helio Valim
Poesias Indignação Helio Valim
Poesias Poética Helio Valim
Poesias Torpor Helio Valim
Poesias Sufocando Helio Valim
Poesias Indiferenças Helio Valim
Poesias Empatia Helio Valim

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 27 de um total de 27.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Afetividade no processo de ensino aprendizagem - Vania da Luz Melo 44 Visitas
Visita a Sala São Paulo - Adriana Rodrigues Januario Peixoto 44 Visitas
Discurso de formatura - Renata Aparecida Pereira Silva 43 Visitas
A importancia da leitura nas séries iniciais - Vania da Luz Melo 40 Visitas
DESVENDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Luana Pereira Santana Pascoal 31 Visitas
Visita a Sala São Paulo - Adriana Rodrigues Januario Peixoto 31 Visitas
Avaliação na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 29 Visitas

Páginas: Primeira Anterior