Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Crise hídrica
Flora Fernweh

Graciliano Ramos explora em sua obra de grande renome "Vidas Secas", a temática da crise hídrica que assola a região do nordeste brasileiro por meio de uma trama que evidencia o impacto das secas na vida árdua das personagens. De modo análogo, evidencia-se que a crise da água no Brasil contemporâneo persiste e suas dificuldades fazem-se presente no cotidiano e no modo de viver de muitas pessoas. O desafio não foi solucionado à medida que o país se expandiu e recebeu investimentos e por se tratar de uma questão que aflige determinadas regiões, ela é encarada como um problema historicamente acomodado.
Conforme o relatório de 2017 publicado pela Agência Nacional de águas, 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas ou estiagens no território nacional entre 2013 e 2016, sendo que o percentual de 84% desse número foi constatado no nordeste. Analisando esses dados, evidencia-se que as condições proporcionadas por um clima semiárido que induz à escassez de chuvas e os aspectos do solo e do sistema de irrigação são fatores que contribuem com a seca. Entretanto, o Brasil conta com um extenso número de rios, entre eles destaca-se o Rio Amazonas, além de ser um país rico em recursos hídricos. Desse modo, o que explica a carência da água não é a falta de água em abundância para suprir toda a população, mas a falta de sua apropriação estratégica e igualitária.
Apesar dos obstáculos relacionados à falta de água entre a população brasileira, entre as atividades que mais demandam água, estão a agricultura e a pecuária, que se consolidam como dois importantes setores econômicos. Com a falta da água, sua produção torna-se prejudicada e os impactos podem ser fortemente notados. Uma parcela significativa da água é também utilizada nas indústrias, que compõem um cenário urbanizado sustentado na maioria dos casos pela falta de planejamento tanto espacial quanto em relação à disponibilidade de recursos. Com a sobrecarga dos sistemas de abastecimento, o Brasil torna-se vulnerável com qualquer grande seca que possa se suceder.
Diante das problemáticas levantadas, que se direcionam ao cenário atual da crise hídrica, é fundamental que medidas a curto e longo prazo se efetivem, como a sistematização do racionamento de água por parte do Governo Federal com a parceria de órgão e serviços de represamento envolvidos, no intuito de gerenciar os gastos da água destinada às atividades primárias. Além disso, é essencial que o projeto de reestruturação do Sistema Cantareira seja retomado, e que campanhas conscientizando sobre a economia de água seja implantada, visando progressos.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 53


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Bile negra Flora Fernweh
Crônicas Poupe-me, passado Flora Fernweh
Frases Conhecer é sofrer? Flora Fernweh
Artigos Preconceito linguístico Flora Fernweh
Poesias Mar noturno Flora Fernweh
Frases Teoria do amor Flora Fernweh
Crônicas Pretérito mais-que-perfeito Flora Fernweh
Frases Compromisso Flora Fernweh
Poesias Caminhos para uma nova gestão do trabalho na era tecnologia Flora Fernweh
Crônicas O ensurdecedor silêncio de adolescer Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 133.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66716 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55333 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43819 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 43576 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43457 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41011 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 41004 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 40290 Visitas
TOMO TUDO - sigmar montemor 39480 Visitas
Lamento - FERNANDO 39386 Visitas

Páginas: Próxima Última