Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os desafios omitidos pelas películas
Flora Fernweh

O filme “A invenção de Hugo Cabret”, ambientado em Paris, o berço da linguagem cinematográfica, retrata o embrião das produções em um contexto de efervescência cultural, no qual é nítido o impacto da estratificação social no acesso aos meios de entretenimento propiciados pelo desenvolvimento tecnológico. De modo análogo, persiste no Brasil contemporâneo, a elitização dos canais de expressão artística de modo geral, e a errônea ideia de que o cinema não é um elemento moldador de valores sociais.
     Apesar do preconceito existente em relação à importância da veiculação de filmes, dados da Agência Nacional do Cinema evidenciam que vêm crescendo nos últimos anos, a presença das classes menos abastadas e a inserção de grupos minoritários em salas de cinema e nos círculos de discussão acadêmica. Desde o período em que o Brasil esteve sob um regime ditatorial marcado pela censura dos meios de comunicação, o cinema não é encarado a partir de uma perspectiva positiva, o que pode ser observado no incentivo à produção massiva de filmes com finalidade comercial, enquanto que as produções de viés cultural direcionadas a todos os segmentos populacionais foram amplamente reduzidas e consideradas más-influenciadoras.
     Com o advento da industrialização, os centros urbanos passaram a gerenciar a vida econômica, política e cultural. Desta forma, camadas rurais e periféricas não dispuseram de concessões ligadas ao acesso aos cinemas. Em diversas localidades, obstáculos relacionados à qualidade de vida da população são vistos como prioridade, enquanto que a informação, a cultura e a educação básica não recebem a devida importância. Somado a isso, deflagra-se a busca incessante pelo conhecimento prático em muitas localidades, em detrimento do saber de construção e de formação do indivíduo.
     Diante do cenário de impasses no processo de democratização do acesso ao cinema no Brasil, é fundamental o papel do Ministério da Cultura com o apoio do Governo Federal e da Ancine, no providenciamento de métodos de infraestrutura que estimulem o acesso fácil em áreas situadas longe dos grandes centros culturais, por meio da consolidação de políticas públicas e de privilégios àqueles que se mobilizam em prol das mídias. Desta forma, com o objetivo de tornar a participação popular mais efetiva, garante-se a adesão ao cinema de todas as esferas sociais e a disseminação do saber artístico e cultural.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 65692


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Águas de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Bomba-relógio Flora Fernweh
Sonetos Sangria desatada Flora Fernweh
Crônicas O incremento dos pré-vestibulares no ensino médio Flora Fernweh
Crônicas My first squirt Flora Fernweh
Crônicas Escrever é se aproximar da morte Flora Fernweh
Crônicas A Beatitude como ato de rebeldia Flora Fernweh
Frases Afeto Flora Fernweh
Crônicas A Poética do Sentir Flora Fernweh
Crônicas Triste lira dos 20 anos Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 461.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 71060 Visitas
Carta Tardia - Fernando Rodrigues dos Santos 70532 Visitas
O SABICHÃO - Robério Pereira Barreto 70285 Visitas
Essa não é mais uma carta - Fernando Rodrigues dos Santos 69597 Visitas
RPG. - Kady Barker 69377 Visitas
Perolado de Carmim - José Ernesto Kappel 69175 Visitas
Computador formatado, ano novo! - Vander Roberto 69016 Visitas
O que você precisa para ser feliz? - Rejane Boeira 68556 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 68194 Visitas
O crime é hereditário - Roberto Queiroz 67864 Visitas

Páginas: Próxima Última