Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Um inimigo desconhecido
DIRCEU DETROZ

Com duas guerras mundiais separadas por apenas três décadas, ao término da segunda os aliados decidiram ir além de derrotar Hitler. O século vinte viu o alvorecer de uma nova ordem mundial com a Europa dividida em duas. Essa divisão historicamente é conhecida como “Cortina de Ferro”.

Uma nova guerra teve início. A “Guerra Fria”. Os combates foram da supremacia bélica às corridas nuclear e espacial. Toda a tecnologia desde o enriquecimento do urânio até a chegada do homem à Lua esteve envolvida nas batalhas travadas entre o império russo e os americanos apoiados pela Europa Ocidental.

Foi o auge da espionagem. Frederick Forsyth e John le Carré se esbaldaram de escrever best-sellers sobre espiões. Estranhamente os mocinhos eram sempre os do lado de cá da cortina. Os derrotados e vilões do lado de lá. Para se tornar um best-seller do lado Ocidental, os livros vindos detrás da “Cortina de Ferro” necessariamente tinham de criticar o comunismo. Um exemplo são as 500 páginas de “Arquipélago Gulag”, escrito por Alexander Soljenítsin publicado no Ocidente em 1973.

Com o inimigo conhecido, foram poucas as ocasiões em que essa guerra de ideologias provocou sérios abalos na ordem mundial. O mais importante deles aconteceu entre 16 e 28 de outubro de 1962, conhecido como a crise dos mísseis na Baía dos Porcos em Cuba. Os 13 dias em que o mundo esteve à beira de um confronto nuclear.

Com a Guerra Fria tecnicamente encerrada quando o império russo desabou, a ordem mundial entrou em evidência outra duas vezes. Uma quando o terrorismo derrubou as Torres Gêmeas nos Estados Unidos. O inimigo novamente era conhecido. A outra, a crise financeira que abalou todo o planeta em 2007-2008. O dinheiro fez a ordem mundial flertar com o colapso.

Mesmo que os holofotes atuais estejam sobre a pandemia, a ciência e nos que a negam, especialistas debatem teorias sobre a capacidade de um vírus abalar como nunca antes a ordem mundial na qual vivemos. Desta vez, o detalhe assustador é o inimigo ser um completo desconhecido e não escolher ideologia para se aliar.

Que o planeta será diferente no pós-pandemia há um consenso. Sabemos que a Covid-19 tem servida de pretexto para variados tipos de manipulação. A preferida do momento é a fake news. Especialistas, os políticos aprendem todas as estratégias para manipular os miseráveis e os ignorantes. Sabem as maneiras ideológicas de usar pilhas de mortos.

Com um agravante. A pandemia atacou os humanos num momento em que o planeta está repleto de governantes nada confiáveis. Já vimos que localmente alguns querem aproveitar a pandemia com a intenção de passar suas “boiadas”. A ordem mundial ficará perigosa se todos esses não confiáveis forçarem abrir suas porteiras!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52921


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54446 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54440 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54237 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54136 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54123 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54043 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53962 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última