Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A máquina do Tempo de certa forma já Existe
“Coisas de Cinema”
Martinho Júnior

Mais um dia comum,saio de casa para resolver assuntos corriqueiros, quando de repente passo na calçada do comércio de um Senhor muito conhecido na cidade,em especial pelos de sua geração,Trata-se de Geraldo leiteiro ele se aproxima de mim e me diz:
-Eu não posso ver você.
Eu (martinho Júnior):Por que o senhor está com algum problema de vista? (por um instante pensei que ele estivesse ficando cego)
-SR.Geraldo: Eu não posso lhe vê que lembro de Martinho,seu pai.
Seu Geraldo e eu então começamos a conversar e aquelas recordações dele ao conviver com meu pai quando jovens,muito me interessam,memórias de valor afetivo que agora na impossibilidade de tê-lo aqui neste plano terreno da existência humana se tornam preciosas a cada dia,um interesse todo próprio e pessoal meu.Ambos planejavam e foram juntos ao Recife-Pe,eram jovens de mente sadia em busca de um lazer saudável,foram assistir um jogo de futebol cuja partida era de nível nacional, um grande campeonato da época,se hospedaram num hotel muito bem conceituado e num dado momento foram ao Cineteatro São Luiz e apenas ao chegar souberam que para entrar naquele ambiente era obrigatório o uso de terno (paletó e gravata),estavam eles na época de ouro do cinema e quase perderam a oportunidade de conhecer melhor a cidade e seus espetáculos,não fosse por um primo do Sr. Geraldo que trabalhava na empresa daquela fascinante sala de projeção,resolveu o acesso para os amigos e ainda os convidou para conhecer a praia na qual logo próximo morava em seu apartamento.
Martinho e Geraldo:Nós não vamos ficar porque estamos hospedados num hotel
Primo do Geraldo: mas vocês não estão com as chaves !? Dormem aqui e depois voltam para lá.
E assim o fizeram.
Eu o fiz recontar essa história pois há muitos anos o meu pai recordara em nossos diálogos domésticos o passeio com o amigo e o episódio do Cinema São Luiz no qual o terno era obrigatório,ficava admirado como eram diferentes os costumes da época,me viam pensamentos de como eram exigentes na elegância,às vezes se não estavam “julgando o livro pela capa” então provoquei a conversa porque eu queria escrever essa crônica de memórias e fazer uso da internet como se fosse uma máquina do tempo para me transportar àqueles lugares naquela época por onde andaram meu querido,meu velho,meu amigo pai em convivência com seus amigos que o mesmo sempre me ensinou, a respeitá-los.
Voltei noutro dia e mostrei a foto daquela sala de projeção O Cineteatro São Luiz no Recife em Pernambuco foi inaugurado no mês de setembro do ano de 1952,Ele lembrou confirmando aquele era o mesmo. Era uma daquelas épocas de glamour da sétima arte e lá no Google estava fotografias em preto e branco,fotos coloridas e mais recentes,artigos de jornais a exemplo do diário de Pernambuco evidenciando toda àquela existência e historicidade,mexendo com a imaginação,poder visualizar como era aquela arquitetura que um artigo define de Art Déco,os detalhes em vitrais,motivos decorativos.Imaginei e só de pensar sorri,será ou ao menos seria uma “grande viagem no tempo” encontrar numa dessas fotos históricas de tal patrimônio cultural,aliás o ùnico dos 80 cinemas que ainda resiste na Veneza Brasileira foto com a presença deles,inclusive fato assim já é possível acontecer com outros personagens,outras cidades,a máquina do tempo de certo modo já existe!



                                                                                                        Por Martinho Júnior
                                                                                                              18/02/2020
                                                                                                          às 23:56 horas


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A máquina do Tempo de certa forma já Existe Martinho Júnior
Crônicas Crônica de uma história real e local Martinho Júnior
Crônicas A Loira da Escada Martinho Júnior
Crônicas A Transcendência de Um Cronista Martinho Júnior
Crônicas Minha Rua Martinho Júnior
Crônicas Brumadinho,O Lamaçal Ético Martinho Júnior


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55091 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55031 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54773 Visitas

Páginas: Próxima Última