Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Brumadinho,O Lamaçal Ético
Martinho Júnior

O nome está ainda na mídia, mas com menos intensidade agora que o lamaçal devorador, meio apocalipse ele tragou vidas humanas e de animais, sufocou o oxigênio dos rios e acabou com peixes, a vida submergida pela lama (representação alegórica também) da falta de ética de um marketing verde falseador.Quem dera a referida cidade das Minas Gerais fosse notícia no mundo por razão de suas empresas serem exemplo de um grande projeto sócio-ambiental,incontáveis matérias jornalísticas abordam o que está nas mentes crônicas dos réus,nas notícias jornalísticas e nas teses dos advogados, nas lembranças tristes de esposas, filhos, pais, enfim, de sobreviventes que de certa forma morrem,pois se recordar é viver, recordar a tragédia destes óbitos, é morrer de tantos sentimentos tristes e de tantas batalhas sofridas,inclusive deixadas para trás, é uma realidade que inspiraria um livro paródia da vida real: Alice no país da corrupção! Acontecimento de indignação permeada por saudades dos parentes próximos,dos amigos,de suas pessoas amadas,queridas, depositárias de suas verdadeiras minas de fé, dos que perderam pessoas e dinheiro também, mas quem é que fala no capital financeiro quando o que importa é o respeito a vida e o que podemos entender disso tudo?Digo entender,não no sentido de “justificar o absurdo,mas de trazer elementos racionais para que esse fato capaz de deixar qualquer cidadão ávido por demonstrar sua sóbria indignação e buscar como lutar,protestar com altivez demonstrar repúdio, saber dizer não a toda esse esquema cuja história existem muitas, há muitos Brumadinhos, não precisa ser barragem,onde quer que tenha uma obra de engenharia,cuja realização não considera a segurança das vidas humanas e o meio ambiente, onde os estudos de viabilidade e de como foi construída não constar, onde a ética seja a do dinheiro acima de tudo, agora mesmo pode ter na sua rua, sua cidade,seu estado alguma situação semelhante, arrumadinho, Brumadinhos que ultrapassam a questão geográfica, como já dizia a letra da banda sucesso nas décadas de 80/90,Barão Vermelho, “Declare Guerra”: ...chega te passar a mão na cabeça de quem te sacaneia…


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A máquina do Tempo de certa forma já Existe Martinho Júnior
Crônicas Crônica de uma história real e local Martinho Júnior
Crônicas A Loira da Escada Martinho Júnior
Crônicas A Transcendência de Um Cronista Martinho Júnior
Crônicas Minha Rua Martinho Júnior
Crônicas Brumadinho,O Lamaçal Ético Martinho Júnior


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69003 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57913 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54909 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54766 Visitas

Páginas: Próxima Última