Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ideologia e a cultura
DIRCEU DETROZ

Escrito em 1953 por Ray Bradbury, “Fahrenheit 451” é uma ficção que se passa num futuro não muito distante. Uma América totalmente anti-intelectual está fora de controle.

Ali os livros são considerados mercadorias ilegais. A pena mínima para quem for pego com um, é ser internado num hospício. No livro, o personagem Guy Montag trabalha como bombeiro. Montag não é o típico bombeiro que muitos garotos e garotas sonham ser quando crescerem atualmente.

Minha torcida é que num futuro, o Brasil não seja tomado por bombeiros como Montag. Depois de uma guinada perigosa a esquerda, nossa guinada à direita tornou-se ainda mais perigosa. Montag passa seus dias queimando livros e as casas de quem os tem. Volta para casa à noite com a sensação de dever cumprido. O número 451 é a temperatura em graus Fahrenheit da queima do papel. Equivalente a 233 graus Celsius.

Como não poderia deixar de ser, no fim do livro o mundo em que o bombeiro Montag vive desmorona. Entretanto, o otimismo com o que pode surgir é muito pequeno. De repente, livros e leitores se revelam novamente. Uma tentativa de a cultura renascer das cinzas.

Saindo da ficção, nas últimas semanas assistimos várias tentativas do governo de extrema-direita brasileiro de enquadrar a cultura. Essas tentativas foram desde imitar discursos nazistas, até satanizar o rock. Não fosse a mídia, certamente o discurso nazista tinha passado incólume pelas gargantas dos brasileiros e o discursista continuando no cargo.

Se chegar, a ex-namoradinha do Brasil não chegará para salvar ou dar um jeito na cultura do Brasil. É uma tentativa desesperada da extrema-direita brasileira de seduzir a sociedade. Colocá-la contra quem se opõem

Aceitando, o rostinho de Regina Duarte que outrora já foi mais bonitinho, será usado exaustivamente pela extrema-direita para enraizar definitivamente sua ideologia na cultura brasileira. Primeiro o uso do seu rosto será uma espécie de chamariz. Depois um conta-gotas. Doses suaves e doce até o zumbi estar apto e pronto.

Todos os que tentaram o que se tenta no Brasil sucumbiram. Foram enviados para o capítulo doente da História. Não sem antes prejudicar outras sociedades no nosso planeta. Tocar em seus nomes é motivo de asco e desprezo.

Por ora, somos o cenário e o tempo perfeitos para a ficção de “Fahrenheit 451” se desenrolar. Para qualquer lado que olho vejo um bombeiro Montag e seu incinerador pronto para agir. Ao comando de um rosto bonitinho.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52891


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54662 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54590 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54379 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54324 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54315 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54272 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54208 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54108 Visitas
Amores! - 54077 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última