Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
INTERNET: SOLUÇÃO OU PESADELO?
Flora Fernweh

Conforme o filósofo Michel Foucault, as luzes que criam a liberdade são as mesmas que trazem as sombras da obediência. De modo semelhante, pode-se relacionar as duas faces opostas que o meio digital proporciona, cuja distinção acentuou-se no decorrer das últimas décadas, com o advento da Terceira Revolução Tecnológica e refletiu nas diversas vertentes sociais, entre elas, destaca-se a educação da geração mais recente, que passou a ser sinônimo de desafio, tendo em vista os perigos que se manifestam pelo comportamento indevido no mundo virtual.
     Estudos realizados pelo Comitê Gestor da Internet evidenciam que o número de crianças e adolescentes que acessam a internet através de dispositivos móveis sem supervisão, avolumou-se entre 2002 e 2018. Dados da investigação apontam também que um percentual de 79% dos jovens possui um perfil em ao menos uma rede social. A facilidade de acesso tornou nítida a importância do papel de instrução e orientação efetivados pelos pais. Observa-se que um dos maiores obstáculos que permeia a educação parental é alcançar um equilíbrio entre o controle da família e a assimilação de uma postura não-invasiva pelas crianças e jovens, caso contrário, um efeito indesejado que pode ser suscitado é a superproteção.
     A infância e a adolescência são marcadas por processos de solidificação de identidade, entretanto, as influências do excesso de informação e contato direto com os meios eletrônicos, como a publicação de informações privadas, a exposição aos assédios virtuais por meio do "grooming" e o exercício do "sexting" cada vez mais comum na contemporaneidade, apresentam-se como nocivas à formação do indivíduo e à sua respectiva saúde psicológica.
     Diante dos riscos oferecidos àqueles que já nasceram cercados pelas possibilidades da Era Digital, é fundamental que as mídias, com o apoio do Governo Federal, disponibilizem aplicativos de controle e reavaliem os que estão em vigor, como o software Total Protection, visando assim um maior suporte aos pais e educadores, além da conscientização em prol da cybersegurança, que deve ser promovida por meio de diálogos e mobilizações nas esferas familiar e escolar, com a parceria do ECA (Estatuto da criança e do adolescente), objetivando deste modo, a preservação da individualidade e o bem-estar social de todos.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52866


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54450 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54441 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54240 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54189 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54138 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última