Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BULLYING ENTRE OS PEQUENOS
SALETI HARTMANN

Resumo:
Numa conversa entre professores, soubemos que as crianças de uma turma de Pré-Escola uniram-se para zombar de um coleguinha um pouco mais gordo, caracterizando um bullying cruel e impiedoso. Como consequência, o menino não quer mais se alimentar, porque começou a sentir-se gordo.

O Bullying acontece a qualquer hora, com qualquer pessoa, em todos os lugares.

Muitos ficam quietos, sofrem sozinhos, e até entram em depressão.

A melhor coisa, é falar, comunicar para pessoas de confiança, essa agressão, para que algo seja feito e também para não suportar sem ninguém, a dor da humilhação.

Infelizmente, existem pessoas, crianças, jovens e adultos, cuja mente e corações parecem ter o dom de humilhar os outros, de alguma forma cruel e maldosa.

Não conhecem o dom da sensibilidade, da empatia e do respeito ao próximo, seja ele quem for, seja como for.

Numa conversa entre professores, soubemos que as crianças de uma turma da Pré- escola se uniram para zombar de um menininho um pouco mais gordo, rindo, e chamando-o de gordo.

O menino, como consequência, não quer mais se alimentar em casa, porque não quer mais ser "gordo".

A crueldade infantil precisa ser contida ainda na raiz.

É urgentemente necessário que você, pai e mãe, converse com seus filhos pequenos sobre valores e respeito aos coleguinhas, respeito a qualquer pessoa com quem eles convivem no dia-a-dia.


Respeito às diferenças, faz parte da EDUCAÇÃO integral das crianças, e, quanto mais cedo for incutido na mente e no coração delas, melhor será a convivência no futuro.

O mundo atual parece que ficou tão pequeno, tudo tão perto, as pessoas mais expostas umas às outras em todos os sentidos. É possível perceber que realmente não somos todos tão iguais, que somos muito diferentes uns dos outros em diversos aspectos:

- Brancos, pretos, altos, baixos, gordos, magros, deficientes ou "normais".... é preciso fazer calar as vozes daqueles que usam todas essas diferenças para discriminar, para fazer Bullying, humilhar simplesmente.

Não só nas escolas essa educação é necessária, mas principalmente nas famílias, que é por onde ela deve começar.

Porque, apesar da era tecnológica, da vida virtual e de uma modernidade falsa, ainda somos dotados de sensibilidade. Ainda, felizmente, bate em nós um coração que diz "isso dói", isso machuca, isso humilha. Ainda somos HUMANOS!!!

Vamos viver na prática essa nossa HUMANIDADE. Ensinando nossas crianças e jovens uma convivência sadia, sem Bullying de qualquer natureza. Em casa e nas escolas.

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 52879


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A AMÉRICA E O SONHO DE LIBERDADE SALETI HARTMANN
Crônicas A CRIANÇA AINDA PULSA EM MIM... SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (2) SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (1) SALETI HARTMANN
Crônicas A LÁGRIMA DO ANJO SALETI HARTMANN
Crônicas NOS TEUS OLHOS, CRIANÇA.. SALETI HARTMANN
Artigos EDUCAR PARA A PAZ! SALETI HARTMANN
Crônicas UMA FLOR DORME NO TEU CORAÇÃO SALETI HARTMANN
Crônicas CALÚNIA SALETI HARTMANN
Poesias A Água e a Criança SALETI HARTMANN

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 84.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54695 Visitas

Páginas: Próxima Última