Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O amadurecimento da personalidade humana
ROZILDA EUZEBIO COSTA

Resumo:
Ao alcançar a capacidade de se reconhecer farol no mundo, o homem compreende que na esfera da vida ele também é responsável pelo progresso dos que estão à sua volta, porque quem tem a luz não a tem somente para si, a luz de um homem ilumina também quem dele se aproxima.

Um dia todos amadurecerão e conquistarão mais um degrau na escala evolutiva da vida humana. Esta é uma lei que se atribui a todos os homens da Terra. Amadureceremos na árvore da nossa vida, igual fruta em sua árvore mãe.

Com esse amadurecimento compreenderemos que o tempo relativo à nossa infância e juventude verdosa, terá sido um tempo que haverá passado sem que o tenhamos percebido, porque é tão bom viver que não nos damos conta do tic-tac do relógio do tempo.

O projeto humano existencial está contido no tempo ligado aos mistérios da alma, concebido como, o tempo da intenção da semente que se está a plantar. Depois vem a nossa infância humana, a outra parte de um tempo regado de sonhos, um tempo em que esperamos ansiosamente pela primavera da vida. Passado este tempo, vem a juventude plena de flores, um tempo em que vivemos as expectativas dos frutos saudáveis.

Como todos os frutos que, ao amadurecerem apresentam as suas reais essências e sabores, nós também quando nos encontrarmos maduros, adquiriremos uma personalidade própria da nossa essência, enriquecida com todas as experiências que provamos ao longo das nossas primaveras vividas. Nós apresentaremos as nossas reais bagagens de qualidades morais e intelectuais.

A partir deste amadurecimento vamos encontrando o sentido de todas as coisas em nossa vida, o sentido de todos os acontecimentos que nos envolveram ao longo da vida. Nos depararemos com uma personalidade já caracterizada com todos os atributos adquiridos durante o tempo das provações e das experiências próprias da existencialidade humana.

Ao longo de uma trajetória de vivências experimentadas, adquiriremos um pensamento consciente do real sentido da vida, e nos identificaremos como raça humana que segue uma escala evolutiva, e que vai se transformando, abrindo a mente, expandindo-a, levando-a a uma capacidade de enxergar a vida como um todo, numa ampla visão universal, vendo como um cidadão do Universo, participante da vida terrena e da experiência humana.

Na Terra, o homem é um aprendiz que, desde o seu nascimento, começa a sua iniciação na escola da vida, para aprender os verdadeiros valores da alma, enriquecendo de sabedoria o espírito, essa chama que nunca morre, mas que permanece viva para sempre fazendo parte da materialidade do Universo.

Um homem ao adquirir sabedoria e pureza em sua alma, torna-se uma chama posta em ponto alto para iluminar outras multidões de homens que caminham às cegas pelas estradas da vida.

Fazendo a sua parte como cidadão portador da capacidade de amar e de praticar a generosidade, um homem que tenha adquirido o esclarecimento do sentido real da vida, torna-se o farol que dirige multidões de pessoas perdida pelos campos da existencialidade.

Ao alcançar a capacidade de se reconhecer farol no mundo, o homem compreende que na esfera da vida ele também é responsável pelo progresso dos que estão à sua volta, porque quem tem a luz não a tem somente para si, a luz de um homem ilumina também quem dele se aproxima.

Rozilda Euzebio Costa


Biografia:
Biografia ROZILDA EUZEBIO COSTA, nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata. Autora das obras (romances), "Lágrimas Cristalinas" e "A Musa e o Poeta", publicados pela Editora Veloso, Gurupi-TO. Atualmente, colaboradora na Faculdade Católica Dom Orione (Araguaína-TO), trabalhando como Assistente de Coordenação do NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Autora das obras (publicação em formato e-book), "O Diário de Lia", "Despertando com os Pássaros", "Lucius", "Três Teresas", "Sandoval e Margarete (Um celular entre nós)", "O homem com um bigode na bochecha", "Um Cão apaixonado", "Por los Caminos, Flores y Espinas (coletânea de mensagens em espanhol)", "Bulindo com a mulher do próximo", "A Mulher do Texas" e "Do lixo ao glamour". Autora do e-book "Historinhas de Mãe Natureza", livro que traz uma coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente, enfatizando a importância do cuidado com a natureza. Autora das poesias "Cenários Sociais", e "Poema da Administração", ambas com índices bastante satisfatórios nas buscas para trabalhos escolares, e com grande destaque em trabalhos acadêmicos. Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019. Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.
Número de vezes que este texto foi lido: 52883


Outros títulos do mesmo autor

Contos O deus dos marimbondos ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias O Poeta que muito amou ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Origens de uma composição ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias O Som do Amor ROZILDA EUZEBIO COSTA
Discursos O que é o ciúme? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Infantil A Casa de Oncilda ROZILDA EUZEBIO COSTA
Infantil Jacareína ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Papai, você ainda me ama? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Nós, Poetas ROZILDA EUZEBIO COSTA

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 29 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Brasil e Inglaterra com emoções! - Vander Roberto 35 Visitas
O café. - Rodrigo Nascimento 34 Visitas
🔵 Telespectador na linha - Rafael da Silva Claro 32 Visitas
A Alemanha ressurge das cinzas - Vander Roberto 30 Visitas
Brasil x Espanha assustou! - Vander Roberto 25 Visitas
A visita de Macron ao Brasil - Março/2024 - Vander Roberto 4 Visitas
Sorria, seja gentil, se mostre o exemplo. - Querida Livy... 0 Visitas
Sorria, seja gentil, se mostre o exemplo. - Querida Livy... 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior