Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Papai, você ainda me ama?
ROZILDA EUZEBIO COSTA

Era uma vez uma menininha linda que amava muito seu pai. Ela tinha um orgulho imenso dele. Amava também sua mãe, mas tinha maior adoração pelo pai. Adorava dizer para todos – este é o meu pai!

No entanto, as coisas começaram a mudar na vida daquela família. Houve muitos problemas cotidianos que foram se acumulando sem que fossem resolvidos. Os pais dela acabaram se separando. Cada um foi para um canto viver a própria vida. A garotinha passou a viver entre uma casa e outra. Ora com sua mãe. Ora com seu pai. Mas tudo corria bem, e a garotinha ainda assim, se sentia muito feliz.

Aquela menininha mesmo com os pais separados ainda se sentia feliz, porque, tudo parecia natural e eles estavam sempre perto dela. Seus pais sempre encontravam um tempo para se dedicar a ela. Vez ou outra saiam com ela para tomar sorvete, para comer pizza, ou mesmo, para ir ao cinema... para estarem juntos. Mas as coisas foram mudando lentamente, até que tudo se transformou na vida daquela garotinha.

A mãe arranjou outro companheiro e formou nova família. Mas ela não se queixava da mãe, porque esta, mesmo arrumando outro marido continuou amando-a e sempre presente na vida dela. Mesmo que estivesse com a vida corrida, a mãe encontrava um tempo para incluir a sua filha em todas as suas programações com sua nova família. E a garotinha se sentia amada e incluída na vida da mãe.

Porém, a garotinha não podia dizer a mesma coisa sobre seu pai. Este se casara também outra vez. No início de seu relacionamento com a nova companheira, as coisas pareciam mais ou menos normais para a garotinha. Ele sempre dava um jeito de encontrar tempo para dedicar-se à sua filha. A sua primogênita. Era uma filha muito amada por ele. Incontáveis vezes ele fizera declarações em que dizia para todo mundo que amava sua filha mais que tudo na sua vida. Dizia que ela era a coisa mais especial da vida dele. Era sua joia preciosa.

Porém com o passar do tempo, o pai da garotinha também teve outros filhos de seu novo relacionamento. Vieram novos irmãos para ela. E cada vez que chegava um novo irmão por parte de seu pai, mais ela sentia que seu pai estava a se distanciar dela. Talvez – pensava - a nova companheira de meu pai não deseje que eu esteja em meio aos filhos dela - concluía. Mesmo que eles fossem irmãos por parte de pai, talvez sua madrasta quisesse afasta-la realmente de seu pai e da nova família dele.

Há um velho ditado que diz: “Marido e mulher não são parentes, são diferentes. Mas os filhos parentes são. E são para sempre”. – isso é a mais pura verdade!

Mesmo com a existência deste velho dito popular, percebe-se claramente, através de vários exemplos de casais que se separam que, os homens são mais apegados às suas mulheres do que aos filhos que eles tem com elas. Boa parte dos homens, amam seus filhos enquanto estão apaixonados pela mãe deles. Claro que isso não se aplica a todos eles! Mas uma grande maioria dos homens quando deixam de amar a esposa e se separa dela, o sentimento que nutria por seus filhos esfria. E esfria ainda muito mais quando eles se apaixonam por outra mulher.

Já com as mulheres não acontece a mesma coisa porque, uma mãe quando ama seus filhos, os ama para sempre! Mesmo que venham a se separar de seu marido, o pai de seus filhos, elas não deixam os filhos para segundo plano. E o amor de uma mãe por seus filhos só aumenta com o tempo, nunca diminui. Mesmo que ela venha a se casar com outro homem e ter outros filhos com ele, o amor pelos filhos do primeiro casamento não mudará.

***
De fato o tempo passou, e cada dia mais aquele pai a quem aquela garotinha tanto amava e admirava, foi se afastando dela por causa de sua nova família. Talvez porque, exatamente como no dito popular, o pai se apaixonara pela nova esposa e deixara de amar a mãe da garotinha. Com isso o amor pela filha de seu primeiro casamento fora esfriando gradativamente, e nem mesmo percebera que sua filha sentia falta de seu amor e de sua presença paterna.

A garotinha passara a descrever as angústias e mágoas que sentia pela a ausência amorosa do pai em um pequeno diário. Dentro dele continha muitas lágrimas choradas pela mágoa que sentia da ausência do pai. O sentimento de rejeição recebido de seu pai estava ferindo profundamente sua alma, embora ele nem percebesse que sua filha estivesse a viver este drama.

O pior para àquela garotinha era ver seu pai dedicar imenso amor aos seus novos irmãos, e não dar mais atenção e cuidados a ela. Parecia nem mesmo se lembrar de que ela ainda era sua filha, e continuaria sendo por toda a vida, porque filhos são para sempre! Aquele pai não percebia que sua filha sentia falta do amor e do carinho dele! Quantas vezes ele fizera com que sua filhinha se sentisse feliz e muito amada por ele! Agora dava atenção apenas para seus novos filhos.

Certa vez a garotinha escreveu em seu diário:
- Papai, quando você e mamãe se separaram eu ainda era uma menininha. Mas eu me lembro muito bem que você sempre me visitava! Você me buscava papai, para ir passear com você! Você me incluía nas suas programações de lazer!! Se preocupava comigo, se eu estava bem ou não. E quando você conheceu a sua nova esposa, lembra? Eu fui a primeira a dar a maior força pra você. E ela parecia gostar de mim papai! Ela me tratava como a uma grande amiga. Mas agora percebo que eu estava enganada! Ela nunca gostou de mim, ou talvez sinta ciúmes do seu amor de pai por mim... Agora ela me quer longe da casa dela e dos meus novos irmãos. Ela me afasta de você cada dia mais! Você não percebe isso papai? Depois que você se casou de novo, você foi me esquecendo dia após dia papai... hoje eu nem sei se você se lembra que você dizia que eu era tudo na sua vida. Que eu era tudo de mais valioso que você tinha na vida... Papai, você ainda me ama? Eu sinto você tão distante de mim! Onde está você papai? Não é o seu dinheiro que vai me fazer feliz, porque tudo que um coração precisa para manter-se vivo, é amor. O alimento do meu coração é o seu amor papai...

***
Esta é uma história como tantas outras que existem por aí. Como esta garotinha, existem tantas outras crianças e adolescentes vivendo esta abstinência de amor dos pais por causa do problema da separação conjugal. Porque quando os pais se separam quem mais sofre são os filhos. Os pais logo se envolvem em novos relacionamentos, mas os filhos do casamento desfeito ficam como se estivessem num barco a deriva no mar da vida, sem um porto seguro para ancorar.

Quando um casal se separa, é claro que os filhos perdem um pouco da base firme que tinham antes desta separação. Psicologicamente, eles se sentem divididos. E mesmo que os pais mantenham uma relação amigável entre si, é muito mais importante que eles mantenham saudável e sem muita alteração, o comportamento de pais! As programações para estarem juntos, e principalmente, o gesto de incluí-los nas novas rotinas, é de suma importância para que os filhos não se sintam excluídos da vida de seus pais.

Talvez tudo que tenhamos que fazer é amar mais a Deus, porque amando mais a Deus, nos tornamos pessoas mais sensíveis e assim, vamos amar mais os nossos filhos. Vamos reconhecer que, para se amar uma pessoa, não é preciso deixar de amar outra. Novos cônjuges devem somar para uma nova família e não fazer exclusões.

Amor de pai e de mãe, é tudo que um filho precisa para formar a sua base de sustentação que o manterá firme e forte na vida.


Biografia:
Biografia ROZILDA EUZEBIO COSTA, nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata. Autora das obras (romances), "Lágrimas Cristalinas" e "A Musa e o Poeta", publicados pela Editora Veloso, Gurupi-TO. Atualmente, colaboradora na Faculdade Católica Dom Orione (Araguaína-TO), trabalhando como Assistente de Coordenação do NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Autora das obras (publicação em formato e-book), "O Diário de Lia", "Despertando com os Pássaros", "Lucius", "Três Teresas", "Sandoval e Margarete (Um celular entre nós)", "O homem com um bigode na bochecha", "Um Cão apaixonado", "Por los Caminos, Flores y Espinas (coletânea de mensagens em espanhol)", "Bulindo com a mulher do próximo", "A Mulher do Texas" e "Do lixo ao glamour". Autora do e-book "Historinhas de Mãe Natureza", livro que traz uma coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente, enfatizando a importância do cuidado com a natureza. Autora das poesias "Cenários Sociais", e "Poema da Administração", ambas com índices bastante satisfatórios nas buscas para trabalhos escolares, e com grande destaque em trabalhos acadêmicos. Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019. Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.
Número de vezes que este texto foi lido: 52896


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Ogni bambino è una stella ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Al mio Amore lontano ROZILDA EUZEBIO COSTA
Discursos Cosa aspetti di questo nuovo giorno? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos IL VOLO DELL'ANGELO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos Parentes pelo sangue e Parentes pelo coração ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Sandoval e Margarete (Um celular entre nós) ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos DEPRESSÃO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos O amadurecimento da personalidade humana ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Do lixo ao glamour ROZILDA EUZEBIO COSTA

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54695 Visitas

Páginas: Próxima Última