Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ÁGUIA SOLITÁRIA E OS CURUMINS
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA ÍNDIA CHAMADA ÁGUIA SOLITÁRIA, A MAIS BELA DENTRE TODAS AS ÍNDIAS DA ALDEIA DOS TUCUMÃS. UMA DIA, ELA QUE ERA FILHA DO CACIQUE DA TRIBO SE CASOU E TEVE DOIS CURUMINS. ÁGUIA SOLITÁRIA ESTAVA MUITO FELIZ COM SEU CASAMENTO. SEU MARIDO ERA UM BRAVO GUERREIRO QUE CUIDAVA COM MUITO AMOR, CARINHO E PROTEÇÃO DELA E DE SEUS CURUMINS QUE GANHARAM OS NOMES DE PORÃ E UPIARA. ESTAVAM CRESCENDO SAUDÁVEIS E FELIZES. ELES CORRIAM, PESCAVAM, DANÇAVAM, BRINCAVAM E ATÉ ESTUDAVAM. MAS, UM DIA UMA COBRA APARECEU LÁ PELAS BANDAS DA ALDEIA E ENQUANTO, OS IRMÃOS CURUMINS BRINCAVAM NA MATA, A MALVADA COBRA OS ENGOLIU E RETORNOU PARA DENTRO DA MATA NOVAMENTE. QUANDO A NOITE CHEGOU, JUNTAMENTE COM A LUA E AS ESTRELAS, ÁGUIA SOLITÁRIA PERCEBEU QUE OS SEUS CURUMINS NÃO HAVIAM RETORNADO PARA A SUA OCA. ENTÃO, ELA PREOCUPADA COM O SUMIÇO DE PORÃ E UPIARA, CHAMOU O SEU MARIDO FALCÃO MALHADO PARA QUE FOSSE PROCURAR OS PEQUENOS CURUMINS. ENTÃO, ELE SAIU A PROCURA DOS FILHOS E NOVAMENTE A MALVADA COBRA SAI DA MATA E NUM BOTE CERTEIRO TAMBÉM ENGOLE FALCÃO MALHADO. E QUANDO ELA ENTRA NA MATA NOVAMENTE LANÇA FALCÃO MALHADO PARA FORA DO SEU ESTÔMAGO E PARA SURPRESA DO BRAVO GUERREIRO, ELE, VÊ OS SEUS CURUMINS PRESOS DENTRO DE UMA GAIOLA. A COBRA MALVADA COMEÇA A FALAR COM O BRAVO GUERREIRO TUCUMÃ.
- ESSA MATA ME PERTENCE. EU CHEGUEI AQUI PRIMEIRO.ENTÃO SE QUISER VER SEUS CURUMINS NOVAMENTE PEQUE A SUA TRIBO E ABANDONE MINHA MATA IMEDIATAMENTE.
FALCÃO MALHADO NÃO TEVE OUTRA ESCOLHA SENÃO A DE ACEITAR A ORDEM DA MALVADA E PODEROSA COBRA.
ENTÃO, A GRANDE SERPENTE TRAIÇOEIRA DEU APENAS TRÊS DIAS PARA QUE O GUERREIRO TUCUMÃ FOSSE EMBORA DAQUELA MATA, PORQUE SENÃO ELE E ÁGUIA SOLITÁRIA NUNCA MAIS IRIAM VER OS SEUS CURUMINS.
ENTÃO, MAIS QUE DEPRESSA, FALCÃO MALHADO PARTIU PARA A SUA ALDEIA E CONTOU O QUE HAVIA DESCOBERTO PARA A SUA ESPOSA ÁGUIA SOLITÁRIA E ELA COMO UMA LEOA QUE DEFENDE SEUS FILHOS COM UNHAS E DENTES FICOU FURIOSA COM A GRANDE COBRA QUE SE ACHAVA A SENHORA DE TODAS AS COISAS. DEPOIS, QUANDO SE ACALMOU OROU A TUPÃ (DEUS) NA LÍNGUA INDÍGENA, PARA QUE ELE COM A SUA FORÇA, PODER, AMOR E MISERICÓRDIA LIBERTASSE OS SEUS PEQUENOS CURUMINS DAS GARRAS DA MALVADA COBRA QUE HAVIA SAÍDO DE DAS PROFUNDEZAS DO RIO DE FOGO PARA JUDIAR DE PORÃ E UPIARA.
- GRANDE TUPÃ, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA NÃO DEIXE QUE A SERPENTE DO MAL FAÇA COISAS HORRÍVEIS COM OS MEUS CURUMINS.
- ENTÃO, TUPÃ, OUVINDO A ORAÇÃO FEITA POR ÁGUIA SOLITÁRIA COM MUITA FÉ CONFIANDO NELE O TEMPO TODO, ELE COM SEU AMOR INFINITO DISSE PARA ELA QUE NADA DE MAL IRIA ACONTECER COM OS SEUS CURUMINS E ASSIM TUPÃ DISSE:
- VOCÊS DEVEM ENVIAR TRÊS DE SEUS MELHORES GUERREIROS PARA QUE ELES TRAGAM A COBRA NA MINHA PRESENÇA, MAS ISSO TEM QUE SER DURANTE O DIA JÁ QUE ELA ROUBOU A NOITE FAZENDO COM QUE TODOS MERGULHASSEM NAS TREVAS.
ENTÃO, ÁGUIA SOLITÁRIA E SEU MARIDO ENVIOU TRÊS DE SEUS MELHORES GUERREIROS PARA QUE TROUXESSEM A COBRA MALVADA ATÉ A ALDEIA PARA QUE TUPÃ PUDESSE CONVERSAR COM A COBRA.
A COBRA TRAIÇOEIRA, SENHORA QUE HAVIA TOMADO A NOITE PARA SI RECEBEU OS MENSAGEIROS DE ÁGUIA SOLITÁRIA COM INDIFERENÇA, MAS ACABOU INDO ATÉ A PRESENÇA DO GRANDE CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
E QUANDO CHEGOU A ALDEIA NÃO VENDO TUPÃ, FICOU MAIS IRRITADA AINDA COM FALCÃO MALHADO.
-VEJO QUE NÃO CUMPRIU O QUE ME PROMETEU E JÁ SE PASSARAM OS TRÊS DIAS QUE LHE DEI PARA DEIXAREM A MINHA MATA E ONDE ESTÁ TEU DEUS QUE OS SEUS MENSAGEIROS DISSERAM QUE QUERIA CONVERSAR COMIGO?
- FALCÃO MALHADO DISSE QUE ELE ESTAVA DENTRO DE TODOS OS CORAÇÕES DAS PESSOAS DE BEM.
AO OUVIR ESSAS PALAVRAS A COBRA MALVADA FICOU COM SANGUE NOS OLHOS E CRAVOU OS SEUS DENTES NA PERNA DELE, LIBERANDO O SEU VENENO AMARGO FAZENDO COM QUE FALCÃO MALHADO MORRESSE. ENTÃO, ÁGUIA SOLITÁRIA, A BELA ÍNDIA, AGORA SEM O MARIDO E SEM SEUS FILHOS TRANSFORMOU-SE NUMA LEOA E AVANÇOU NA DIREÇÃO DA COBRA E QUANDO O COMBATE ENTRE AS DUAS IRIA COMEÇAR., OUVIU-SE NO CÉU UM GRANDE E BARULHENTO TROVÃO SEGUIDO POR MUITOS RAIOS E O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA SE FEZ PRESENTE DIANTE DA SERPENTE TRAIÇOEIRA.
- QUEM PENSAS QUE ÉS SER RASTEJANTE E TRAIÇOEIRO? VOCÊ VAI VOLTAR PARA O RIO DO FOGO DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO, POIS, VOCÊ NÃO TEM NENHUM PODER SOBRE MIM. ENTÃO, DEIXE ÁGUIA SOLITÁRIA EM PAZ E NUNCA MAIS A ABORREÇA.
- A COBRA MALVADA ABAIXOU A CABEÇA E SAIU SERPENTEANDO E RESMUNGANDO COMPLETAMENTE SEM DIREÇÃO DEPOIS DAS SÁBIAS PALAVRAS DO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. ASSIM, A TRIBO DE ÁGUIA SOLITÁRIA VOLTOU A VER O BRILHO DA LUA E DAS ESTRELAS. E ASSIM QUANDO TERMINAVA O DIA SURGIA A NOITE NOVAMENTE.
ÁGUIA SOLITÁRIA SE DOBROU DIANTE DE DEUS COM MUITA FÉ E NOVAMENTE DEUS ATENDEU AO SEU PEDIDO.
ASSIM, APARECERAM DOIS ANJOS DE DEUS TRAZENDO DEBAIXO DE SUAS ASAS OS DOIS IRMÃOS CURUMINS PARA A FELICIDADE DE ÁGUIA SOLITÁRIA E QUANDO OS ANJOS DESCERAM DO CÉU PARA LHE ENTREGAR OS SEUS CURUMINS, O SOL E A LUA RESOLVERAM SE JUNTAR, FORMANDO UM MARAVILHOSO ECLIPSE PARA CELEBRAR O RENCONTRO DE ÁGUIA SOLITÁRIA COM OS SEUS PEQUENOS E AMADOS CURUMINS.



Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52860


Outros títulos do mesmo autor

Contos O SHOW VAI COMEÇAR Saulo Piva Romero
Contos COF! COF! COF! Saulo Piva Romero
Contos UM SARUÊ NA MINHA ESCOLA Saulo Piva Romero
Contos NA TEIA DA ARANHA Saulo Piva Romero
Contos SOFIA, A AVELÃ E O ESQUILO Saulo Piva Romero
Contos SOZINHA NO MUNDO Saulo Piva Romero
Contos GIDEÃO E OS TREZENTOS SOLDADOS Saulo Piva Romero
Contos A CEBOLINHA MAU HUMORADA Saulo Piva Romero
Contos UNI- DUNI- TÊ Saulo Piva Romero
Contos DEVAGAR QUE O JOÃO É DE BARRO Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 241 até 250 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
*TUDO O QUE RESTOU* - DIANA LORENA 53205 Visitas
OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALÍPSE NO MUNDO ATUAL - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53205 Visitas
O CRISTIANISMO E “O LOUCO” DE KHALIL GIBRAN - Juarez Fragata 53203 Visitas
POEMA TRIGONOMÉTRICO PARA BETH BRAIT - Darwin Ferraretto 53203 Visitas
. . . - Antonio Ayrton Pereira da Silva 53203 Visitas
Falta Tempo - José Ernesto Kappel 53203 Visitas
EVA - Enoc Borges 53202 Visitas
Grifo-de-ruppel - Matilde Diesel Borille 53201 Visitas
Vem - Ivone Boechat 53201 Visitas
NOSSA CASINHA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53201 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última