Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MUITO ALÉM DO MEL
DIRCEU DETROZ

As abelhas nos remetem a dois tipos de sensação. Doçura, quando saboreamos o mel fabricado nas suas colmeias. Dolorida, quando ela enfia seu ferrão em qualquer parte do nosso corpo. Entre o doce e o dolorido existe ainda outra certeza. Não iremos querer viver num mundo sem abelhas.

Se alguém acha que não corremos este perigo está enganado. Estamos vivendo a era do que se chamou “Síndrome do Colapso das Abelhas”. São três as causas principais. Na primeira, as abelhas se igualam aos humanos. Elas também morrem de causas naturais. As outras duas nos colocam como seus assassinos.

Predadores que somos, estamos destruindo o ambiente no qual as abelhas vivem. Não contentes, passamos a produzir alimentos com o uso indiscriminado de agrotóxicos e agroquímicos. Desde julho de 2018, sete espécies de abelhas foram colocadas na lista das que correm risco eminente de extinção.

Estudos indicam que esses venenos agem no sistema nervoso das abelhas interferindo diretamente na sua memória e orientação. Ao entrar em contato com eles, as abelhas não conseguem retornar para suas colmeias e acabam morrendo. Como exemplo, no Reino Unido o número de abelhas já é apenas 25% do necessário para a polinização.

Um mundo onde as abelhas fossem extintas fatalmente estaria destinado ao colapso. Não seria a lenda do apocalipse bíblico. Este de fato aconteceria. E acreditem, seria muito pior do que uma ferroada daquelas bem dolorosas. Sem as abelhas, a extinção da raça humana se daria com uma rapidez surpreendente. Com o apocalipse em andamento, sentiremos o sumiço delas também no nosso bolso.

As abelhas são responsáveis pela polinização de 90% dos vegetais e frutas. Nas amêndoas é 100%. Pensem ir aos mercados e não encontrar cenouras, brócolis, couve-flor, cebola, maça, abacate... E a que preço quando encontrar.

Outra coisa sabida é que 70% dos alimentos humanos depende da polinização. As áreas verdes do planeta dependem 85% da polinização Não esperem que os pássaros e outros insetos responsáveis pelos restantes 10% da polinização conseguirão nos salvar.

O Brasil também está incluído no contexto da extinção das abelhas. Aqui a diminuição das abelhas começou a ser sentida nos últimos cinco anos. Na região Sul já está afetado a produção de maracujá que necessita de abelhas “Mamangavas” para a polinização.

Albert Einstein famoso pela Teoria da Relatividade, deixou um alerta preocupante quando disse: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência”. Muito além do mel, os humanos dependem das suas fabricantes para continuarem existindo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54450 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54441 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54240 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54189 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54138 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última