Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A IMPORTÂNCIA E A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO
SALETI HARTMANN

Resumo:
Para quem acredita que a Educação é capaz de transformar vidas, idéias e mentes, há uma urgência de se rever tudo o que se relaciona ao Ensino, pois o futuro está nas mãos dos educadores e dos divulgadores de conhecimentos e de idéias.

O Ser Humano não sabe viver sem um objetivo.

Sempre – em todas as épocas e lugares – o Homem moveu-se na direção de um alvo, buscando dar um sentido à sua vida.

A História da Educação conta como o Homem perseguiu seus objetivos durante os milênios, e nos deixa admirados diante de tantos obstáculos vencidos e tantos sonhos conquistados.

Hoje, vivemos numa época de encruzilhada, que agride a vida – não só do Ser Humano – como a de todo o Planeta.

Depois de tantas batalhas vencidas na História da Humanidade, é preciso escolher entre a própria vida e sobrevivência do nosso Planeta, ou a completa destruição de tudo o que foi conquistado até este Milênio.

Nós temos uma grande responsabilidade nas nossas mãos. E esta responsabilidade – de preservar a vida e o Planeta – deve ser o objetivo principal do Homem desta época. Esse é um objetivo que, para muito além das maravilhas tecnológicas (que poluem o meio ambiente), só pode ser conquistado através da Educação. Por este motivo, se faz necessário que o ato de educar conquiste um lugar de destaque na vida não só da nossa sociedade, mas principalmente, no seio da própria Civilização deste tempo.

É urgente colocar a Educação no seu verdadeiro papel, que é o de conciliar o Ser Humano entre si e com a Natureza. A Educação que se deixa levar por ideologias carregadas de ódios, sem permitir um contraponto de ambas as partes, é como um míssil colocado nas mãos e na mente dos jovens, que aprendem a destruir a liberdade, tanto no seu interior, como ao seu redor.

A Educação ecológica – junto com a tecnológica – se faz urgente em todos os âmbitos da vida humana. Proporcionar modelos de vida que preservem o Planeta, é um grande objetivo que se apresenta às crianças e jovens do 3º Milênio.

As Instituições Educacionais, através dos seus currículos temáticos, precisam perseguir as melhores possibilidades de refletir o Ser Humano em suas variantes, escolhendo ser uma espécie de “mediadora” entre as diferenças naturais existentes em qualquer sociedade. Os objetivos das nossas escolas precisam, urgentemente, abordar a coexistência pacífica entre os indivíduos, povos e nações, preparando os jovens e as crianças para serem mais solidários com os da sua própria espécie, usando sua inteligência para combater os inimigos comuns, que são a destruição do Planeta, a fome, a miséria, as doenças, os fanatismos e outros.

Que estes sejam os objetivos urgentes da Educação.

A tecnologia, antes de ser um fim, pode ser transformada num meio para atingir estes objetivos, modificando nas raízes as previsões de um futuro fatalista e sem sonhos.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poeta
Cândido Godói-RS



Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 28672


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A CRIANÇA SALETI HARTMANN
Poesias TERNURA... SALETI HARTMANN
Poesias PASSOS... SALETI HARTMANN
Poesias SONHOS DE MENINA SALETI HARTMANN
Poesias QUERIA SER.... SALETI HARTMANN
Poesias HÁ UMA FLOR NO JARDIM SALETI HARTMANN
Poesias QUERO FALAR DE PAZ... SALETI HARTMANN
Poesias QUANDO SALETI HARTMANN
Poesias O OLHAR DE MINHA MÃE SALETI HARTMANN

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 59 de um total de 59.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
Atuária nos Concursos Públicos é a Exceção - Gileno Carvalho Santos 13 Visitas
SEJA SEMPRE LUZ - Alexsandre Soares de Lima 11 Visitas
O MEU NASCIMENTO - Alexsandre Soares de Lima 11 Visitas
OS OLHOS DE DEUS - Alexsandre Soares de Lima 6 Visitas

Páginas: Primeira Anterior