Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
EDUCAÇÃO: APOSTAR NO QUE DEU CERTO
SALETI HARTMANN

Resumo:
A Educação vem sobrevivendo graças aos Mestres que sabem das suas limitações, mas têm a certeza de que sabem EDUCAR; sobrevive graças aos alunos que não aparecem nas estatísticas de violência e de rebeldia, porque parece não interessar a ninguém esse jovem equilibrado e sadio, que gosta de estudar, e que faz a alegria de quem ensina com amor.... ainda.

No afã de provocar mudanças rápidas na Educação, muitos pesquisadores (fora de sala de aula) e até professores procuram, de todas as maneiras, apontar os defeitos e as falhas do ensino moderno. Querem derrubar paradigmas, metodologias, mas ainda não apresentaram nada que seja realmente um novo fundamento pedagógico e didático, a não ser o acréscimo das novas tecnologias que, aos poucos, vão se ajustando às reais necessidades das escolas, da educação e dos educadores. Digo aos poucos, porque a inclusão tecnológica depende de vários fatores, quase impossíveis de ser transponíveis, como o econômico, político e a não aceitação por uma grande parte da sociedade - pais, famílias, etc.

De repente, os professores não sabem mais ensinar!!!! De repente, a escola ficou obsoleta, atrasada e isolada das transformações da vida moderna!!!!

No entanto, deve ser lembrado, sempre!!!, que a essência da escola que temos hoje, ainda é aquela que foi implantada há séculos e, por que não dizer, milênios, e não é em segundos de tempo, que iremos transformá-la desde os seus alicerces, como pretendem alguns.
Não é possível querer que uma nova escola nasça da noite para o dia, não é possível querer se desfazer de suas bases tão bem fundamentadas, ao longo do tempo, ao longo de muitas gerações, que sonharam, trabalharam e contribuíram grandemente com seus próprios conhecimentos, adicionado ao conhecimento provido pela escola de todas as épocas.

Depois de grandes eras da História da Educação, eis que um novo fato surge para transformar radicalmente a vida dos indivíduos e, junto com eles, a escola.

Porém, não é por causa do surgimento de tecnologias avançadas, que a escola deve ser considerada completamente obsoleta ou fora da realidade.

Os bebês ainda nascem da mesma maneira, o corpo humano ainda é o mesmo em suas funções, e funciona da mesma forma de quando surgiu o primeiro sopro de Vida na Terra. Da mesma forma, a natureza apresenta seus antigos biomas - mesmo que esteja sempre em transformação, sendo pelos ciclos da Terra, sendo pelas mãos do Homem.

Portanto, considerando o ensino de ciências biológicas, da natureza, da Geografia e História (sempre sendo atualizados os livros didáticos), lembrando da matemática, que é o forte esteio de todas as ciências, etc. pode-se afirmar, sem medo de errar, que a escola não está obsoleta, nem os professores desaprenderam de ensinar. (Talvez ideologicamente falando, queiram-se mudanças que, novamente, seriam impostas de cima para baixo, e em detrimento de uma face da História antiga e atual....)

O que acontece, é que as novas tecnologias vão sendo adaptadas como forma auxiliar no processo educativo, não como substitutas dele. A intenção é melhorar o que já existe, não se desfazer ou destruir um patrimônio cultural que acompanha o Homem desde o advento da inteligência e do conhecimento.

Diante de inumeráveis críticas à escola atual e ao professor, que parecem ter por único objetivo a sua destruição, a Educação vem sobrevivendo graças aos Mestres que sabem das suas limitações, mas têm a certeza de que sabem EDUCAR; sobrevive graças aos alunos que não aparecem nas estatísticas de violência e de rebeldia, porque parece não interessar a ninguém esse jovem equilibrado e sadio, que gosta de estudar, e que faz a alegria de quem ensina com amor.... ainda.

Esse artigo é dirigido, principalmente, aos professores (sou professora), que se entristecem diante das críticas pesadas que os atingem e atingem o processo de Educar. Não desanimem, saibam que a escola ainda é o melhor lugar para a criança e o jovem encontrar momentos de paz, de informação sadia e de ideais de vida para o seu futuro, sempre tão próximo e urgente. E, principalmente, saibam que, a figura do professor ainda supera os outros personagens neste palco chamado Vida, pois é através do seu ensinamento, do seu carinho e dedicação, que ele gera o artista, o médico, o advogado, o engenheiro.... enfim, gera o Sonho do mundo de construir a Civilização ideal para TODOS.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga
Pós-Graduanda em Psicopedagogia
Cândido Godói-RS











Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 52932


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A AMÉRICA E O SONHO DE LIBERDADE SALETI HARTMANN
Crônicas A CRIANÇA AINDA PULSA EM MIM... SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (2) SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (1) SALETI HARTMANN
Crônicas A LÁGRIMA DO ANJO SALETI HARTMANN
Crônicas NOS TEUS OLHOS, CRIANÇA.. SALETI HARTMANN
Artigos EDUCAR PARA A PAZ! SALETI HARTMANN
Crônicas UMA FLOR DORME NO TEU CORAÇÃO SALETI HARTMANN
Crônicas CALÚNIA SALETI HARTMANN
Poesias A Água e a Criança SALETI HARTMANN

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 84.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55782 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54696 Visitas

Páginas: Próxima Última