Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: PROMESSA X REALIDADE
SALETI HARTMANN

Resumo:
As escolas precisam pensar no uso da tecnologia como um simples auxílio no processo de ensino-aprendizagem, mas não como o único instrumento de produzir educação e conhecimento. Talvez o melhor fosse aliar o moderno com tudo o que já foi utilizado e deu certo para os educadores e educandos, e continuar serenamente rumo ao futuro, evitando o sentimento de derrota do ensino, procurando visualizar novos sonhos que os jovens e as crianças podem proporcionar, com o domínio do conhecimento universal.

Quando se deu o advento da era tecnológica, houve como que um choque entre tempo, espaço e ação. O aparato tecnológico trouxe consigo grandes promessas, principalmente com a inclusão da tecnologia na educação, através dos laboratórios de informática, que se instalariam em todas as escolas, substituindo, num passe de mágica, o antigo modo de dar aulas, por um aparato digital, colocando de lado até a forma de escrita tradicional, juntamente com cadernos, giz e quadro-negro.

Diante deste mundo de grandes promessas, houve reações iniciais de toda ordem. De um lado, grupos de indivíduos e empresas queriam fazer acontecer logo todas as novidades tecnológicas, enquanto, de outro lado, indivíduos e grupos mais tradicionais pediam cautela no uso desenfreado das novas tecnologias em sala de aula.

Com uma parte do caminho já experimentada, a realidade aponta que, também no âmbito tecnológico, não se vai "nem tanto ao céu, nem tanto à terra".

Em algumas escolas brasileiras, - poucas, comparadas com a totalidade delas - foram instalados laboratórios completos de informática, e distribuídos notebooks e tablets à grande maioria dos alunos, com pleno acesso à internet. Penso, hoje, se isso não foi só propaganda dos recursos tecnológicos, pois, outras tantas escolas, possuem, podemos dizer, meio laboratório de informática, somente aparelhados com computadores e sem nenhum acesso à internet.

Enquanto isso, uma grande parte das escolas do nosso imenso território, ainda precisa consertar seus quadros-negros, e pouquíssimas possuem computadores com internet nas salas da direção e dos professores.

Portanto, podemos perceber que o grande salto tecnológico, realmente, ainda precisa ser dado, talvez não de maneira a substituir completamente o atual modo de ensinar, mas sim de maneira a proporcionar às crianças e aos jovens deste tempo, o acesso regular às grandes invenções que fazem parte da época moderna.

Assim como ter a posse plena da tecnologia nas escolas, (e se afastar da realidade quase rústica vivida no mesmo país), o erro maior reside na exclusão total de grande parte de crianças e jovens, que acabarão empobrecendo culturalmente, ao serem expulsos de tudo o que a maravilhosa mente humana soube capaz de produzir, hoje e para hoje.

Da maneira como as novas invenções avançam no mercado, em pouco tempo, parte do conhecimento tecnológico vai ficando obsoleto. sem que muitos jovens e crianças saibam que um determinado tipo de aparelho tivesse, um dia, existido.

Desta forma, "nem tanto ao céu, nem tanto à terra", não cometamos o crime de aparelhar demais algumas escolas no âmbito tecnológico, e deixar outras simplesmente estagnadas a respeito do conhecimento digital.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poetisa
Cândido Godói-RS


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 28544


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O MOMENTO É DE AMAR DE VERDADE!!!! SALETI HARTMANN
Crônicas 31 DE MARÇO: SALETI HARTMANN
Artigos BOLSONARO NÃO É UM MARGINAL! SALETI HARTMANN
Artigos MARIA... NOSSA SENHORA... SUPREMO PODER FEMININO... SALETI HARTMANN
Crônicas PARA SER FELIZ: AMOR! SALETI HARTMANN
Poesias PLANETA TERRA! AMOR: O QUINTO ELEMENTO SALETI HARTMANN
Poesias PLANETA TERRA! SALETI HARTMANN
Poesias Jesus SALETI HARTMANN
Artigos A IMPORTÂNCIA E A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO SALETI HARTMANN
Artigos EDUCAÇÃO: APOSTAR NO QUE DEU CERTO SALETI HARTMANN

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 43.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 31123 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 31034 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 30917 Visitas
eu sei quem sou - 30862 Visitas
camaro amarelo - 30849 Visitas
sei quem sou? - 30767 Visitas
viramundo vai a frança - 30752 Visitas
MENINA - 30710 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 30704 Visitas
A menina e o desenho - 30634 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última