Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: PROMESSA X REALIDADE
SALETI HARTMANN

Resumo:
As escolas precisam pensar no uso da tecnologia como um simples auxílio no processo de ensino-aprendizagem, mas não como o único instrumento de produzir educação e conhecimento. Talvez o melhor fosse aliar o moderno com tudo o que já foi utilizado e deu certo para os educadores e educandos, e continuar serenamente rumo ao futuro, evitando o sentimento de derrota do ensino, procurando visualizar novos sonhos que os jovens e as crianças podem proporcionar, com o domínio do conhecimento universal.

Quando se deu o advento da era tecnológica, houve como que um choque entre tempo, espaço e ação. O aparato tecnológico trouxe consigo grandes promessas, principalmente com a inclusão da tecnologia na educação, através dos laboratórios de informática, que se instalariam em todas as escolas, substituindo, num passe de mágica, o antigo modo de dar aulas, por um aparato digital, colocando de lado até a forma de escrita tradicional, juntamente com cadernos, giz e quadro-negro.

Diante deste mundo de grandes promessas, houve reações iniciais de toda ordem. De um lado, grupos de indivíduos e empresas queriam fazer acontecer logo todas as novidades tecnológicas, enquanto, de outro lado, indivíduos e grupos mais tradicionais pediam cautela no uso desenfreado das novas tecnologias em sala de aula.

Com uma parte do caminho já experimentada, a realidade aponta que, também no âmbito tecnológico, não se vai "nem tanto ao céu, nem tanto à terra".

Em algumas escolas brasileiras, - poucas, comparadas com a totalidade delas - foram instalados laboratórios completos de informática, e distribuídos notebooks e tablets à grande maioria dos alunos, com pleno acesso à internet. Penso, hoje, se isso não foi só propaganda dos recursos tecnológicos, pois, outras tantas escolas, possuem, podemos dizer, meio laboratório de informática, somente aparelhados com computadores e sem nenhum acesso à internet.

Enquanto isso, uma grande parte das escolas do nosso imenso território, ainda precisa consertar seus quadros-negros, e pouquíssimas possuem computadores com internet nas salas da direção e dos professores.

Portanto, podemos perceber que o grande salto tecnológico, realmente, ainda precisa ser dado, talvez não de maneira a substituir completamente o atual modo de ensinar, mas sim de maneira a proporcionar às crianças e aos jovens deste tempo, o acesso regular às grandes invenções que fazem parte da época moderna.

Assim como ter a posse plena da tecnologia nas escolas, (e se afastar da realidade quase rústica vivida no mesmo país), o erro maior reside na exclusão total de grande parte de crianças e jovens, que acabarão empobrecendo culturalmente, ao serem expulsos de tudo o que a maravilhosa mente humana soube capaz de produzir, hoje e para hoje.

Da maneira como as novas invenções avançam no mercado, em pouco tempo, parte do conhecimento tecnológico vai ficando obsoleto. sem que muitos jovens e crianças saibam que um determinado tipo de aparelho tivesse, um dia, existido.

Desta forma, "nem tanto ao céu, nem tanto à terra", não cometamos o crime de aparelhar demais algumas escolas no âmbito tecnológico, e deixar outras simplesmente estagnadas a respeito do conhecimento digital.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poetisa
Cândido Godói-RS


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 28478


Outros títulos do mesmo autor

Poesias PASSOS... SALETI HARTMANN
Poesias SONHOS DE MENINA SALETI HARTMANN
Poesias QUERIA SER.... SALETI HARTMANN
Poesias HÁ UMA FLOR NO JARDIM SALETI HARTMANN
Poesias QUERO FALAR DE PAZ... SALETI HARTMANN
Poesias QUANDO SALETI HARTMANN
Poesias O OLHAR DE MINHA MÃE SALETI HARTMANN

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 37 de um total de 37.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
ESTRADA DE AÇO 18 NOVEL LIVRE 12 ANOS - paulo azambuja 0 Visitas
O mundo - Francisco Canindé Sousa Soares 0 Visitas
Ambíguo - Francisco Canindé Sousa Soares 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior