“Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4.27
A Bíblia mostra a realidade espiritual como algo totalmente crível. Mais do que apenas crer ou não em Paraíso e Inferno, os cristãos sabem que a vida espiritual é tão real quanto a natural, ainda que a vida cotidiana possa levar essa realidade ao esquecimento. Os seres humanos estão todos envolvidos nessa verdade espiritual, independente de suas crenças. Dentro dessa realidade espiritual sabemos que Jesus é o único Caminho que leva ao único Deus verdadeiro. João 14.6 registra as palavras de Jesus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Temos o Caminho seguro. Agora, para chegarmos ao destino, Deus, a peregrinação terrena exige fé, perseverança, obediência, vigilância. O inimigo de Deus usará astúcia e engano para desviar os seguidores cristãos do Caminho. Em 1 João 5.19 lemos: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.” O sistema de vida do mundo está dominado pelo inimigo e produz toda malignidade. O mal não fica obsoleto: sempre se renova, se recria, se supera.
Para lutar contra isso, a arma do seguidor de Cristo é obediência ao Pai. Dizer “não” ao maligno a cada dia, todo o tempo, até o fim da jornada terrena. Em Tiago 4.7 está escrito: “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o diabo, que ele fugirá de vocês.”
Muitos livros sobre batalha espiritual são escritos e os cristãos são engodados pelo misticismo irresponsável. Esse caminho de crenças descompromissadas com a Bíblia dá um atalho inútil para a vitória sobre o maligno. As informações fazem parecer que existem dois jeitos de se vencer espiritualmente: o jeito difícil, obedecendo a Deus e o jeito fácil, seguindo técnicas místicas. A Palavra de Deus mostra que o único meio de se vencer o diabo é obedecer a Deus. O apóstolo Paulo alerta a igreja de Éfeso sobre o pecado. No capítulo 4 ele mostra a pureza da Igreja de Cristo, que não se corrompe mas, ao contrário, se guarda. A santidade deve ser manifestada em obras, no comportamento que agrada a Deus e manifesta o amor de Cristo. Ele alerta a igreja no versículo 27: “Não deis lugar ao diabo.” Assim, Paulo mostra que prosseguindo na prática pecaminosa, o cristão dá ao mundo um testemunho do maligno, criando ocasião para que inimigo tome conta de sua vida. Se o cristão é desobediente a Deus, o diabo sabe que tem facilidade para dominá-lo.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou exemplo de como lutar e vencer as batalhas espirituais. Em Mateus 4.1-11 e Lucas 4.1-13 temos descrita detalhadamente a tentação sofrida por Jesus. Em três propostas seguidas Jesus disse “não” ao diabo. Sem concessões, Ele obedeceu ao Pai. Em Mateus 4.11 lemos que o tentador fugiu do Senhor, reconhecendo a derrota: “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” A batalha espiritual é vencida com um coração obediente ao Pai, perseverante e cheio de fé. Pela obediência o inimigo reconhece aquele que é verdadeiro discípulo de Cristo e aquele que é um impostor. Sendo o pai da mentira, ele sabe como ninguém reconhecer um hipócrita. Que o compromisso de obediência a Deus seja vivido em fidelidade. Amém!
|