Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PRECONCEITO
Sérgio Clos

Este é um tema recorrente, mas nunca será destrinchado no todo.
Estamos carecas de saber que existem preconceitos diversos, tais como o racial, político, social, religioso e tantos outros. Detenho-me no preconceito velado contra a terceira idade. Aliás, até hoje não consegui definir com clareza em que época da vida essa idade começa.
Para uns começa cedo e para outros começa bem tarde. Não acreditem nos dados oficiais, são meramente demarcatórios para efeitos legais.
Comecei a ter tal experiência já há algum tempo, pois sou um bom observador. Quantas vezes eu sofri na carne este preconceito. Não é ruim e nem bom. Sempre tiramos de letra e não nos incomodamos.
Certa feita, eu convidei uma senhorinha para um café expresso. Para trocar ideias e bater papo. Coisas normais da leveza da vida. Não havia da minha parte algo que não fosse apenas um encontro de gerações diferentes, com o intuito de partilhar experiências. Apenas. Notei que, depois de algumas investidas minhas e desculpas de sua parte, o encontro não ocorreu. Fiquei matutando a respeito e algo me veio na mente sobre alguma coisa sobre preconceito pela idade.
A linda balzaquiana de olhar sereno e voz doce, inconscientemente, cedera ao preconceito que existe nas relações humanas.
Não me dei por vencido e fui ao espelho, meu eterno confidente. Ele foi real e cruel comigo desta vez. Até falou em voz clara sobre as mudanças irreversíveis. Mostrou-me as rugas. Fez-me puxar as bochechas para ver as marcas do tempo. O semblante já não era mais o mesmo. Os fios de prata que emolduravam aquela peça de museu sobre os meus ombros, denunciavam peremptoriamente o estrago que a longa jornada sob o sol, cigarro, e outras intempéries da vida, fizeram. Não tem como mudar o passado. E foi isto que ela viu e eu ainda não tinha a minha ficha caída. Erro meu.
Todavia, sou guerreiro e não me entrego jamais. Sou um homem bom. Tenho uma vivência repleta de aventuras.
A Morena de Sorriso Largo e Olhos Esbugalhados sempre me liga pedindo conselhos e orientação. Ela nunca cedeu aos meus encantos, mas nunca deixou de conversar comigo e pedir um ombro amigo. Ela viu o que poucas pessoas viram neste corpo velho e decadente: Beleza interior. (Pra homem soa como uma boiolice.) Mudarei então: Algumas pessoas nunca repararam no meu valor como ser humano. Ufa! Agora melhorou.
Aprendi que, embora sejamos tratados com educação pelos jovens, nunca devemos ultrapassar a linha vermelha. Devemos deixar que eles viessem até nós para conversar e se aconselhar. Jamais invadir os seus espaços. São mundos diferentes com aprendizados diferentes.
Todavia, a bonita senhorinha da face serena e voz doce perdeu uma grande oportunidade de bater um bom papo com esse “velho” experiente.
Ganhei eu. Mais experiência sobre a vida.
Doravante, minhas relações serão com as pessoas da minha idade.
Afinal, para nós, um cafezinho e um bom papo sempre serão um grande evento.
Clos   


Biografia:
Cronista e articulista. 64 anos
Número de vezes que este texto foi lido: 52885


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O SÍTIO DA MINHA TIA Sérgio Clos
Crônicas A IDA Sérgio Clos
Crônicas TU TENS UM MINUTINHO? Sérgio Clos
Crônicas EU POSSO PERGUNTAR UMA COISA? COMO TU CONSEGUES? Sérgio Clos
Crônicas CARTA PARA TIRADENTES Sérgio Clos
Crônicas PRECONCEITO Sérgio Clos
Crônicas PANOS DE PRATO Sérgio Clos
Crônicas EU QUERIA SER... Sérgio Clos
Frases ALGUMAS GOTAS DE VERDADE Sérgio Clos
Crônicas A NOVA VELHA ORDEM MUNDIAL Sérgio Clos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54569 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54558 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54354 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54309 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54289 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54258 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54184 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54048 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54008 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última