Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O dia que eu quis ser puta
Eduarda Lima

Eu, no auge dos meus 8 anos, já era uma criança impregnada do machismo que a sociedade e a família tratam de enfiar guela abaixo logo que a gente nasce. Era aquela menina meiga, tímida e educada, que todas as pessoas elogiavam pelo comportamento exemplar. Comportamento esse somente esperado de meninas, lógico. Até que, um dia, entrou uma menina nova na minha sala, e a coitada logo foi taxada por todos, incluindo eu, de “puta” (não, naquela época nem ela nem ninguém ainda sequer beijava na boca). Essa menina, que vou chamar de J., era extrovertida, alegre, expansiva, segura, audaciosa, vivia rodeada de gente. Ou seja, tudo que eu queria ser e nem sabia que podia. Então, um dia, simplesmente decidi que iria ser puta também. Automaticamente, me vesti da cabeça aos pés de toda auto estima, audácia, alegria e sociabilidade que eu pude, me sentindo a menina mais linda e legal do mundo, tentando chegar o mais perto possível do que J. era.
Lembro do dia em que quis ser puta como um dos mais libertadores da minha infância. Lá, na terceira série, eu já tinha descoberto que, na nossa cultura machista e misógina, ser considerada puta significava ser tudo o que não querem que a gente seja: livres, donas de si, empoderadas. Se eu posso dar um conselho a todas as meninas e mulheres esse conselho certamente é, sejam como a J.! Sejam putas, sejam rebeldes, sejam tudo aquilo que te dizem para não ser.


Biografia:
Eduarda Lima, 22 anos. Estudante de Letras na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Escreve crônicas, poemas e diários desde a infância.
Número de vezes que este texto foi lido: 61662


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O "mito" e a banalidade do mal Eduarda Lima
Crônicas Viado é um animal Eduarda Lima
Crônicas O dia que eu quis ser puta Eduarda Lima
Crônicas Sobre nariz e sexualidade: uma crônica LGBT Eduarda Lima


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62422 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62404 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62375 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62373 Visitas
O Velho - Luiz Paulo Santana 62370 Visitas
Mórbido - Maria Julia pontes 62367 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62364 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62331 Visitas
Segredos - Maria Julia pontes 62327 Visitas
SIGA TEU CORAÇÃO, MARIANE - Orlando Batista dos Santos 62315 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última