Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Esquife
Jacqueline Salgado

Parei por um momento o meu café e corri para o jardim. Eram oito horas da manhã, e eu ainda nem havia tirado o pijama. Foi a primeira cena verdadeiramente marcante que registrei na nova cidade: exatamente quatorze pessoas, todas negras, empurrando uma estrutura metálica com rodas de bicicleta que por sua vez sustentava um enorme caixão sem muitos ornamentos. À frente, um dos seguidores levava a coroa de flores, que assim como a caixa do defunto não era lá essas coisas. Ninguém aparentava tristeza ou desolamento, estavam todos voltados para a vida, absortos e confiantes na vida. Apenas uma velha senhora que se escorava num rapaz parecia andar com dificuldades, mas talvez fosse coisa da idade mesmo.Deduzi que pudesse ser a viúva. Sim, porque pelo tamanho do objeto de madeira imaginei que só poderia estar guardando o corpo de um homem, e pela feição dos que o levavam sua morte não foi tão inesperada, portanto, deveria ser mesmo um homem velho.
     Aos passos largos e apressados o enterro foi deixando minha rua. Os vizinhos e os sabiás quebraram o silêncio voltando à agitação feroz e sem finalidade que é a vida.
     Para minha surpresa, vim saber mais tarde que a matéria que passava era de fato de um senhor negro, alto de quase noventa anos conhecido por seu Manuel, que ao contrário do Bandeira, estava liberto para sempre da alma extinta.


Biografia:
(Viçosa/MG, 1975) Graduada em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2000), pós-graduada em História (2003). Jacqueline Lopes Salgado Soares, (Jacqueline Salgado) é escritora e artista plástica mineira conhecida pelos textos curtos e relatos autobiográficos, onde narra sua infância através de crônicas, contos e poemas. Autora dos livros infantis "A Menina, a Pedra e o Ribeirão" e "Presente de Aniversário", ambos pela editora UFV (Universidade Federal de Viçosa/2010)narram fatos reais de sua vida. Vive em Belo Horizonte, MG, desde agosto de 2008, onde matém uma biblioteca própria e coordena grupos de estudos litarários. Para contato visitem: www.agavetinha.blogspot.com
Número de vezes que este texto foi lido: 61688


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Yukio Jacqueline Salgado
Poesias Palimpsesto Jacqueline Salgado
Crônicas Xadrez por Telefone Jacqueline Salgado
Haicais Haicai I Jacqueline Salgado
Haicais Haicai II Jacqueline Salgado
Crônicas Mensagem de Aniversário Jacqueline Salgado
Crônicas Fim dos Tempos Jacqueline Salgado
Crônicas O Esquife Jacqueline Salgado
Crônicas A Guimba Jacqueline Salgado

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 19 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62725 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62685 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62542 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62538 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62536 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62515 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62491 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62472 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62466 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62464 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última