Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TEIAS
Isabel C.S. Vargas


                 O ser humano não foi feito para viver só e sim para conviver, partilhar experiências. É importante estabelecer relacionamento, formar teias que o mantenha ligado, entrelaçado com outros de maneira que ele possa circular entre estes ligamentos e deles extrair segurança e se fortalecer. Não para se sentir prisioneiro, mas para que possa se sentir firme e ser impulsionado para realizações proveitosas.
São teias formadas pela família, pelos parentes, pelo vizinho, companheiros de grupo, pelo colega de trabalho, primordialmente por aqueles com quem é possível fazer trocas sinceras, que produzam sentimentos bons, que façam o indivíduo se sentir e ser melhor, abandonando pessimismo, egoísmo, orgulho, e qualquer outro sentimento que produza efeitos negativos como mágoa, raiva, ódio, vaidade ficando mais leve para alçar vôos que permitam ter o espírito livre para conquistar a paz e alegria de viver.
É mais fácil quando o indivíduo está comprometido em viver e transmitir otimismo, amor em cada dia de sua existência. Não é fácil, mas para que isto ocorra é necessário estar bem consigo mesmo, satisfeito com o eu interior, com as próprias realizações, consciente de como deseja viver, das metas que quer atingir.
Só se abre para uma vivência compartilhada e que valorize o outro aquele que tem auto-estima satisfatória, que se sabe importante, único e reconhece a importância do outro.
Este tipo de pessoa vive com generosidade, sem preocupação de estar sempre certo, de ganhar, pois o que deseja é ser justo, construir bases sólidas que tanto serve para aparar àquele que cai como para impulsionar quem deseja ir em frente com a segurança que tem conexões fortes para nelas se reabastecer, quando for necessário.
Para a existência desta teia é fundamental existir confiança, pois só mantemos laços com quem é possível confiar. Para confiar é necessário identidade, identificação, afinidade e, mais uma vez, auto-estima, pois só quem se crê confiável é capaz de confiar nos outros.
     A teia é resultado de encontros, de amarras que dão sustentabilidade. É como uma rede em que todos os nós ou ligações são importantes e vão sendo feitos gradativamente, com paciência, com clareza,com desapego, com solidariedade e objetivo comum.
     É resultado de como cada um quer viver: só, voltado para si mesmo, seus interesses particulares ou de forma compartilhada, reconhecendo que ninguém é perfeito, mas é único, digno de respeito e valorização.
     Esta opção de vida vale para a vida familiar, como para os relacionamentos sociais e profissionais, não fosse assim não veríamos proliferar as redes de cooperação, as teias de solidariedade e tantas outras organizações sociais que se estruturam buscando uma melhor vivência em sociedade, mais solidária, mais humana.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59487


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A FORÇA DA IMAGEM Isabel C.S. Vargas
Crônicas ENVELHECER SEM TEMOR Isabel C.S. Vargas
Crônicas CONDIÇÃO FEMININA Isabel C.S. Vargas
Crônicas ESPERANÇA NO FUTURO Isabel C.S. Vargas
Crônicas SINAIS DA MODERNIDADE Isabel C.S. Vargas
Crônicas BALANÇO DE VIDA Isabel C.S. Vargas
Crônicas APRENDER A DIZER SIM Isabel C.S. Vargas
Crônicas CAMINHOS Isabel C.S. Vargas
Crônicas CONTEMPLAÇÃO Isabel C.S. Vargas
Crônicas COISAS QUE APRENDI Isabel C.S. Vargas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 61.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Decadência - Marcos Loures 59854 Visitas
Vendas de Aço - José Ernesto Kappel 59851 Visitas
No Caminho de João - José Ernesto Kappel 59850 Visitas
Rosas de Ocasião - José Ernesto Kappel 59835 Visitas
Dança Sem Corpo - José Ernesto Kappel 59834 Visitas
A ùltima Fronteira - José Ernesto Kappel 59833 Visitas
Jogada de menino - Ana Maria de Souza Mello 59833 Visitas
O espírito busca a paz interior - Maria 59832 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59831 Visitas
Um coroa no Atacama - Rodrigo Nascimento 59830 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última