Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RUMO AO FUTURO
João Carlos de Oliveira

Resumo:
Fonte de pesquisa: O problema do ser, do destino e da dor - Léon Denis

A fé e o progresso humano não caminha sem a fé no futuro e os homens não progridem e não se adiantam , senão crendo no futuro e marchando com confiança, com certeza para o ideal. Vinte civilizações já passaram pela terra, seus grandes focos brilharam na noite dos séculos; depois extinguiram-se. E o homem não discerne ainda, atrás dos horizontes limitados do seu pensamento, o além sem limites onde leva o seu destino. Um tempo se acaba: novos tempos se anunciam. A hora em que estamos é uma hora de transição e de parto doloroso. As formas equivocadas do passado empalideceram-se e se desfizeram para dar lugar a outras, a princípio, vagas e confusas, mas que se precisam cada vez mais. Nelas, se esboça o pensamento novo e crescente da humanidade. As formas e concepções do passado, por mais respeitáveis que sejam, não obstante os ensinamentos legados pelos nossos antepassados, compreende-se no presente, que não foram suficientes para dissipar o mistério sufocante do porquê da vida. O espírito humano esta em constante trabalho, sob a aparente decomposição de ideias, por toda parte , na ciência, na arte, na filosofia e até no seio das religiões, o observador atento poderá verificar, que uma lenta e laboriosa gestação se vai produzindo. A ciência, essa sobretudo, lança em profusão sementes de ricas promessas de um futuro promissor. O século que ora se inicia, será o de potentes eclosões. Pode-se, em nossa época, vivermos e agirmos com mais intensidade do que nunca; mas, poderemos viver e agirmos plenamente, sem que tenhamos consciência do fim a atingirmos? O estado d’alma contemporâneo pede, reclama, fé no progresso e no futuro, libertando-o das velhas servidões e das misérias do pensamento, guiando-o para horizontes radiosos a que se sente levado pelo impulso de novas forças irresistíveis. Nosso dever é traçar a trajetória da humanidade futura, da qual somos parte integrante, como no-lo ensinam a comunhão e a revelação dos grandes instrutores invisíveis. A mãe natureza, nos tem ensinado, por seus milhares de vozes, pela renovação perpétua de todas as coisas àqueles que sabem estudar e entender. Vamos, pois, para o futuro sem medo, para uma vida renascente, pela via imensa que nos abre o nosso livre arbítrio.


Biografia:
Nem mesmo cairá uma unica folha de uma árvore, se caso não exista uma razão para tal!

Este texto é administrado por: João carlos de oliveira
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas VIRA LATAS João carlos de oliveira
Poesias CANTO OU ENCANTO ? João carlos de oliveira
Poesias PRIMAVERA João carlos de oliveira
Poesias SETEMBRO João carlos de oliveira
Contos GEMIDOS NA SERRA João carlos de oliveira
Crônicas JOAQUIM PEZÃO João Carlos de Oliveira
Contos JOÃOZINHO E AS GALINHAS João Carlos de Oliveira
Frases E O TEMPO PASSOU João Carlos de Oliveira
Poesias NO BRILHO DO SEU OLHAR João Carlos de Oliveira
Frases SÓ POR ELA João Carlos de Oliveira

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 46.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54669 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54593 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54382 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54334 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54317 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54279 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54209 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54113 Visitas
Amores! - 54093 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última