Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como educar netos na adversidade?
Ivone Boechat

Quase ninguém se manifesta sobre a injustiça social que sobrecarrega os avós! E tudo é muito parecido: os filhos se casam, não perguntam a opinião dos pais na escolha do cônjuge, até porque empinam o nariz e dizem: “quem vai morar com ele sou eu”. Mas...morar onde, cada vez mais? Na casa dos pais!

E aí, quando começam a chegar os filhos dos filhos? Quem vai ter que ninar, levar à escola? Alguns pais por comodismo não se importam de ensinar uma religião, também são os avós que assumem o comando. Se o menino é educado foram os pais que souberam educar! Se, porventura, forem rebeldes? Culpa dos avós que deram “tudo”... Quando o casamento do filho que foi e voltou com as malas é equilibrado, harmônico e pacífico, fica menos penosa a tarefa de abrigar. Se o motivo da volta for “somente” uma crise financeira, menos mal. Casa de pais, onde “come um comem dez”. Menos mal ainda, se quem voltou aceita as regras da casa! Mas...nem sempre aceita e começa a exigir e ocupar muito, mas muito ESPAÇO!

É preciso refletir sobre o peso que filhos descarregam sobre o ombro dos avós. Sei que os avós, se puderem e tiverem saúde, recursos, espaço, disponibilidade e VONTADE, ajudarão com a maior boa vontade. Caso contrário, ajudam também, com o maior sacrifício. Avós com aposentadoria minúscula e saúde precária são sacrificados com todas as armas do ABUSO.

O que fazer? Filhos devem ser educados para que haja uma grande expansão da consciência para torná-los capazes de distinguir entre o que é AJUDAR e o que é ABUSAR! Quem não gostaria de ajudar os filhos na hora da necessidade, na carência, na aflição, socorrendo? Portanto, está proposta uma reflexão sobre o assunto: educar filhos para administrar suas próprias crises, evitando transferir para seus pais as adversidades que lhe sobrevierem. Evidentemente aquelas que puderem ser evitadas. Há filhos que não respeitam os parâmetros da justiça e saem descarregando absolutamente TUDO nos ouvidos alheios e de pessoas idosas quem não podem dar a solução.

O ninho paterno estará sempre de portas abertas aos filhos. Os filhos devem se preparar cada vez melhor para administrar uma eventual situação de retorno ao antigo Lar. O respeito é o melhor caminho de volta! Vovô e vovó estão se divertindo com um programa na TV ? Ensine seu filho a ir brincar lá fora, em outro espaço, jamais chegar, meter a mão e mudar o canal. A criança educada entende. Os avós advertiram o neto? Nunca discordem em público, divergências não se discutem com plateia. Tudo pode ser resolvido, sim, com perspicácia.

Pense nisto!

Ivone Boechat


Biografia:
Natural do Estado do Rio; Membro da Academis Munsial de Cultura e Literatura: Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes de Duque de Caxias-RJ; Autora de 16 livros, Consultora em Educação.
Número de vezes que este texto foi lido: 61706


Outros títulos do mesmo autor

Frases Frases Ivone Boechat
Artigos Você é educador? Ivone Boechat
Poesias Comunicação Virtual Ivone Boechat
Poesias Complexo Ivone Boechat
Crônicas Educadores no parque das controvérsias Ivone Boechat
Poesias Chá de flores Ivone Boechat
Poesias Brasil Ivone Boechat
Poesias O Brasil que eu sonho Ivone Boechat
Poesias Qual é o perfil do presidente de uma Nação? Ivone Boechat
Poesias Refletir Ivone Boechat

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 301.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62801 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62767 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62763 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62757 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62736 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62657 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62641 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62631 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62617 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62604 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última