Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mais Graça
John Alexander Mackenzie

Título original: More Grace

Extraído de: The throne of grace

Por: John Alexander Mackenzie (1829—1867)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Aproximemo-nos do trono da graça com confiança, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para nos ajudar no nosso tempo de necessidade". (Hebreus 4:16)
"Ele dá mais graça." (Tiago 4: 6)

Muitos são os obstáculos e desencorajamentos que encontram o cristão em sua jornada para o céu; e, se ele tivesse apenas a sua própria força para confiar, ele logo se tornaria fraco de coração, e afundaria em desespero. Mas, consciente de que há um poder do seu lado que pode levá-lo sobre cada obstáculo - um braço sobre o qual ele pode apoiar-se em cada momento de fraqueza - e um refúgio para o qual ele pode recorrer sempre que o perigo ameaçar dominá-lo, ele prossegue no seu caminho para a frente e para cima, assegurado de que Aquele que foi seu Guardião e Guia no passado, não falhará nem o abandonará no futuro. E, sempre que encontra seu progresso retardado - seja por tentações de dentro ou de fora - da interação diária com o mundo, ou uma comunhão mais próxima e constante com um coração maligno, recorre ao trono da graça, e a fé pode ser revigorada - seu amor aumentado - e todas as suas energias espirituais renovadas e fortalecidas.
Assim somente, ele pode esperar manter sua posição, e "avançar para o alvo do prêmio do alto chamado de Deus em Cristo Jesus". Se ele der lugar à indolência, ele certamente será derrotado; se ele tentar enfrentar o adversário sem oração, ele está muito convicto de que perderá o seu terreno. Ele descobrirá que a força em que ele confiava era fraqueza; e que sua coragem imaginada não poderia sustentá-lo na batalha.
Mas, oh! Que encorajamento temos para nos dirigirmos ao trono da graça e buscar a ajuda e o apoio divinos! Que promessas animadoras são dadas a todos os que pedem com sinceridade! "Ele dá mais graça." "O Senhor preserva todos os que o amam". "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas". "Eu me alegrarei com eles, diz o Senhor, para lhes fazer bem". "Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te sustentará". "Ele te livrará em seis angústias, sim, em sete não haverá mal algum em ti." "Ele me invocará, e eu lhe responderei: eu estarei com ele na tribulação, eu o livrarei e honrarei". "Clama a mim e eu te responderei, e te mostrarei grandes e poderosas coisas que não conheces". "Vou visitá-lo, e cumprir a minha boa palavra em relação a ele." "Eu vou te ensinar o que você deve fazer." "O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que nele confiam".
E, quantas vezes é dada a certeza de que aqueles que humildemente esperam no Senhor, pedindo mais graça e força para fazer Sua vontade – e viver para a Sua glória - e seguir os passos do Salvador, receberão novos acessos, até que, venham "contemplar como em um espelho a glória do Senhor", eles são "transformados na mesma imagem de glória em glória, assim como pelo Espírito do Senhor". "Aquele que tem, a ele será dado, e ele terá em abundância". "Se alguém quiser fazer a sua vontade, conhecerá a doutrina, que ela é de Deus". "Então eles saberão, se prosseguirem em conhecer o Senhor". "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças". "Ele dá poder aos fracos, e para os que não têm poder, Ele aumenta a força". "O justo manterá o seu caminho, e aquele que tem mãos limpas será mais e mais forte". E Paulo dirige-se aos tessalonicenses com estas palavras: "Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais."
A partir dessas passagens e de outras semelhantes, podemos aprender -
Primeiro, que onde a graça realmente existe no coração, haverá um desejo sincero por mais graça.
Em segundo lugar, que a maneira certa de "crescer na graça", é esforçar-se, com fervor e oração, para melhorar o que já recebemos.
Terceiro, que há apenas uma fonte de onde ela pode vir a nós - daquele que está assentado no trono da graça, e que prometeu concedê-la a todos os que humildemente a pedirem. "Ele dá mais graça."
1. Onde existe a graça haverá um desejo sincero de mais graça. Sim, aquele em cujo coração o Espírito de Deus implantou este princípio divino, não ficará satisfeito com as realizações presentes - o amor a Deus e Cristo o constrangerá a buscar a conformidade com a vontade de Deus e, consciente de sua própria fraqueza inerente, culpa e impotência, seu clamor será "Senhor, dá-me mais graça – dá-me mais graça!" Este sentimento crescerá e se expandirá, até que penetre todo o ser. Toda nova luta será acompanhada de renovada súplica - todos os dias serão iniciados e terminados, com outras novas petições, para que "mais graça" possa ser conferida.
O crente, sob a influência de uma fé viva, sente que tem muito a fazer, e nenhuma força própria para realizar a obra designada. Ele tem que estar no mundo, mas não ser do mundo. Ele tem que carregar com ele o nome e o caráter de discípulo de Cristo, e resistir a todas as tentações que o seu Mestre proibiu. Ele tem que lutar com inimigos espirituais - com um coração traiçoeiro - com sedução ao mal à direita e à esquerda. Ele tem que "ser diligente nos negócios, fervoroso no espírito, servindo ao Senhor", e "colocar suas afeições nas coisas de cima, não nas coisas da terra" - "ter seu tesouro e conversa no céu" - "ter toda diligência para fazer com que sua vocação e eleição sejam "para acrescentar à sua fé, a virtude, à virtude, o conhecimento, ao conhecimento, a temperança, à temperança, a paciência, à paciência, a piedade e à piedade, a fraternidade. E à fraternidade, o amor; para que estas coisas estando nele e nelas abundando, "não seja estéril nem infrutífero no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo".
Oh, certamente, há necessidade de "mais graça" - a graça de ser diligente e fiel - a graça de ser resoluto e forte - a graça para melhorar e usar corretamente, e para a glória de Deus, os talentos, as oportunidades e os meios, e os esforços - graça para tornar nossas vidas sagradas, dedicadas e devotadas - graça, para que o "viver seja Cristo" - graça, de modo que o fim mais elevado que temos em vista seja "agradar a Deus e abundar cada vez mais."
Leitor, você tem este desejo ardente por "mais graça"? Se ele existe em seu coração, você deve ter sentido sua necessidade disso - se não for apagado e sufocado, por contato pecaminoso com o mundo, você estará desejando um suprimento renovado. Não há estagnação na vida da fé. "O homem", diz Agostinho, "que diz, já tenho o bastante, a alma deste homem está perdida!" Adiante! Deve ser sempre o lema do cristão. O poder da graça deve ficar cada vez mais forte, se você deve ter o poder do pecado ficando cada vez mais fraco. A sua oração diária será: "Senhor, dá-me mais graça para honrar-te, graça em todas as vicissitudes e mudanças, em todas as variadas fases do meu ser. Concede-me graça para o sol e para a tempestade, para a saúde e para a doença, e para a morte."
E, deve animar e encorajar o cristão, saber que o caminho certo para "crescer na graça", é esforçar-se, com fervor e oração, para melhorar o que já foi concedido. A religião não ordena que um homem se retire do mundo e não preste atenção aos seus negócios e atividades. Não! Exorta-o a levar ao mundo a "graça" que pode fermentar a massa circundante; para levar lá um temperamento cristão - amor a Deus e ao homem - fervor do espírito - seriedade no bem fazer - e submissão humilde à vontade de seu Criador. O que é necessário, não é inconsistente com a atenção devida ao interesse da vida presente; e a experiência provou que a graça Divina cresce e se expande, no meio do trabalho incessante e do trabalho diário.
Para um homem, o ato de fugir do mundo, é fugir à esfera designada do dever. Ele pode escalar o cume da montanha, e lá - longe de toda o tipo de companheiros - tendo a rocha para ser o seu sofá e os frutos silvestres para seu sustento - ele pode se submeter a todo tipo de labuta e privação, na tentativa de suprimir a ferocidade da paixão, e para ganhar a vitória sobre desejos carnais; mas, muito mais agradável aos olhos de Deus, são os humildes esforços daquele crente, que, lançando tudo sobre Jesus, ora por mais graça para cumprir o seu dever quando Deus lançou sua sorte e ele não pode evitar a batalha da vida, mas ele luta "o bom combate da fé" e "vence o mundo". Esta pessoa crescerá em graça - em humildade infantil - e confiará nos méritos do Salvador – mas a primeira que subiu o monte, empunhando o flagelo e vestindo sacos, crescerá em orgulho espiritual - na esperança de comprar o céu com seus próprios esforços fanáticos e fracos.
Oh! Não pensem que o pobre trabalhador, que deve sair de sua casa com o primeiro raiar da manhã, e não voltar até a noite ter avançado muito, e que deve gastar o tempo intermediário no trabalho incessante - não pense, que ele deve necessariamente estar "parado" - que a graça não faz avanços no seu coração, e que não pode progredir na vida de fé e piedade. Ele pode passar por todo o seu trabalho no temor de Deus; render-se contente à sua sorte, e reconhecendo a mão divina nas suas nomeações, e, se assim o fizer, não pode deixar de "crescer na graça e no conhecimento de Cristo."
O "crescimento na graça" não é esperado de certas emoções altas e extasiadas - não de transes ou êxtases - mas do exercício e exibição fiel do que já foi dado; em sua conduta diária - sua conduta nos assentamentos dos negócios - sua conduta em sua família - sim, em meio a todas as ocupações e exigências da vida. Sua vida pode apresentar muito as mesmas características gerais por anos; mas ainda pode, e deve ser uma vida crescente - abundando cada vez mais no serviço de Deus. Você não deve esperar que maiores oportunidades sejam colocadas em seu caminho - tanto quanto que você deve fazer essas oportunidades de "coisas comuns" - tendo um olho mais capaz de discerni-las em coisas comuns, e estar mais pronto para aproveitá-las e usá-las. Este é o princípio cristão ao qual você deve mirar.
Nem espere que suas oportunidades de exercitar a "graça" sejam dadas a você de tal forma a atrair a atenção dos outros - não, elas estarão principalmente em coisas comuns - em seus deveres comuns - em seu círculo de origem, em resistindo e superando os hábitos de autoindulgência - hábitos de aspereza, ira, irritabilidade do temperamento, etc. A "graça" também pode ser levada ao exercício, ao suportar a doença, a provação, a indelicadeza ou a reprovação, com um espírito paciente e sem queixas - em ajudar e estimular seu próximo - a ser mais generoso, mais amável, mais simpatizante - a ter a alegria, a paz, a paciência, a mansidão, a bondade, a fé, a temperança - iluminando mais a oração e a Palavra de Deus - colocando cada vez mais o Senhor diante de você.
É assim que a "graça" verdadeiramente crescerá e se expandirá, de modo que cada novo dever se torne mais fácil - cada nova provação menos dolorosa. Ao introduzi-la nos detalhes da vida cotidiana, para que ela possa elevar e consagrar a afeição humana - adoçar o amor terreno com as mais profundas e ternas simpatias - permear o dever, o prazer e a recreação - você certamente promoverá o crescimento desse princípio divino que o Espírito de Deus implantou dentro de você.
Mas, nunca devemos esquecer, que a nossa capacidade para tudo isso vem de cima; que, como há apenas uma fonte de que a "graça" vem a nós em primeiro lugar, por isso há apenas uma fonte a partir da qual podemos obter renovados suprimentos. "Ele dá mais graça." Nosso Pai celestial, por amor a Seu Filho bem-amado, prometeu graciosamente renovar os Seus dons àqueles que os usam corretamente - aumentar neles a verdadeira religião, nutrir-lhes com toda a bondade, e de Sua grande misericórdia mantê-los a todos. A graça não é uma coisa escassa, distribuída em pequenas quantidades; a fonte está cheia e transbordante - o tesouro é grande e inesgotável; as miríades estão penduradas a cada hora, e tirando dela, e ainda não há diminuição. Daquela plenitude todos podem receber graça por graça. "O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus." "E Deus é capaz de fazer toda graça abundar para você, de modo que em todas as coisas em todos os momentos, tendo tudo o que você precisa, abunde em toda boa obra." (2 Cor 9: 8).
Cristão! Procure por uma oração sincera, um aumento de graça. Embora tenha o cuidado de usar corretamente o que você já recebeu, oh, conserte-se no trono da graça para um novo suprimento, e tenha certeza de que não há uma provação que você possa encontrar - não há uma tristeza que você possa experimentar, ou o que seja que possa encontrar em sua vida diária, para o que Jesus - no tesouro da graça - não tenha um consolo correspondente. Na multidão de seus pensamentos dentro de você seus confortos deleitarão sua alma.
Não em sua própria força você pode pisar o caminho da vida, ou fazer um esforço para "crescer em graça". Tudo deve vir do tesouro celestial - mas oh! Bendita certeza: "aqueles que buscam ao Senhor não lhe faltará qualquer coisa boa." Não há nenhuma bênção real, nem por tempo nem por eternidade, que será retida de você, se humildemente pedir isso, por causa de Jesus. "Até agora", disse aos Seus discípulos, "vocês não pediram nada em meu nome - peçam, e vocês receberão, para que sua alegria seja completa." E, "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas livremente o entregou à morte por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?"
Olhe para trás e reflita quantas bênçãos você recebeu no passado; e tome estas como promessas de que Deus ainda estará com você, e dará "graça e força" para o tempo vindouro. "Aquele que crê tem o testemunho em si mesmo". Você tem o testemunho do cumprimento das mais graciosas garantias de seu Senhor, em "você mesmo" - em seu próprio coração e em sua própria experiência. Eu penso que ouço você dizer: "Sim, estive em aflição e tristeza, quando o consolo de amigos terrenos era absolutamente ineficaz, para secar a lágrima inicial, ou para acalmar o coração estourando, e naquela hora, havia Aquele que disse: Em toda a tua aflição fui afligido.
"Eu estive em épocas da mais terrível tentação espiritual, quando eu tinha quase feito naufrágio da minha fé, mas havia um que sussurrou:" Minha graça é suficiente para você, e meu poder é aperfeiçoado na fraqueza."
"Eu estive sobre um leito de enfermidade e, como eu acreditava, numa cama moribunda, fiquei à beira de uma eternidade insondável e, naquela hora terrível, havia um que estava ao meu lado na vigilância da noite, e deu um forte consolo - havia um que disse: "Portanto, agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, eu retirei o aguilhão da morte, roubei do túmulo a sua vitória - não tema - vou dar-te, graça, e estarei contigo todos os dias, até ao fim."
"Bendito Senhor, inclina o teu olho piedoso de amor e misericórdia sobre nós, quando nos aventuramos a nos aproximarmos do trono da graça. Desejamos olhar para ti através de Jesus Cristo, teu Filho amado, e sermos participantes desta paz que ultrapassa toda a compreensão. Não há outro refúgio para o espírito desgastado. Mas, bendito seja Deus, que somos autorizados a descansar sobre a obra acabada e a justiça eterna de nosso querido Redentor, e que há nEle uma suficiência para todas as nossas necessidades.
Oremos: “Oh Deus, pela graça perdoadora, renova, vivifica e santifica, transformando-nos pelo poder interior do Teu Santo Espírito, para que procuremos ser mais animados por um ardente amor a Jesus, a quem pertencemos e a quem é por conseguinte o nosso dever e privilégio, obedecer, sabendo que esta é a Vossa vontade sobre nós, a nossa santificação, seja o nosso constante desejo, crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."
“Salvador Todo-Poderoso, em quem habita toda a plenitude, imploramos humildemente que nos seja dado receber de Sua plenitude a graça suficiente para nós; para que, sendo ensinados de Ti como devemos andar e agradar a Deus, possamos abundar nisso cada vez mais. Faze-nos cheios do conhecimento de Tua vontade em toda sabedoria e entendimento espiritual, e seja o grande emprego de nossas vidas para honrá-lo e servi-lo. Que o nosso regozijo seja o testemunho da nossa consciência, que na simplicidade e sinceridade divina, não com a sabedoria carnal, mas pela graça de Deus, vivemos nossas vidas no mundo.
Não nos deixes, ó Deus, repousar satisfeitos com as realizações presentes, mas segundo a tua promessa, dá-nos mais graça. Leva-nos ainda adiante nos vossos caminhos, de força em força, até que estejamos aptos a ser transportados para aquele melhor país, onde vos veremos face a face e, sendo plenamente conformes à Tua imagem, amar-vos-emos supremamente, triunfalmente, e celebraremos os vossos louvores para sempre.
Graciosamente, ouve-nos, ó Deus, e tem misericórdia de nós por causa do teu Filho amado, e o nosso Redentor. Amém.”
A cabeça que uma vez foi coroada de espinhos,
Está coroada de glória agora;
Um diadema real adorna
A testa do poderoso Vencedor!
O lugar mais alto que o céu oferece
É Seu por direito;
O Rei dos reis, e Senhor dos senhores,
E a eterna luz do céu -
A alegria de todos os que habitam acima,
A alegria de todos abaixo,
A quem Ele manifesta Seu amor,
E concede conhecer o Seu nome.

A eles, a Cruz, com toda a sua vergonha,
Com toda a sua graça, é dada;
Seu nome, um nome eterno,
Sua alegria é a alegria do céu.

Eles sofrem com o Senhor aqui embaixo,
Eles reinam com Ele acima,
Seu lucro e sua alegria de conhecer
O mistério de Seu amor.
A Cruz que Ele carrega é vida e saúde,
Apesar de vergonha e morte para Ele;
A esperança de seu povo,
A riqueza de seu povo,
Seu tema eterno.
-T. Kelly

Ajude-nos, Senhor!
Em cada hora de necessidade,
Dá-nos Seu apoio celestial;
Ajude-nos no pensamento, na palavra e na ação,
Cada hora em que vivermos na terra!

Ajude-nos quando nossos espíritos sangrarem
Com angústia contrita dolorida;
E quando nossos corações estão frios e mortos,
Ajude-nos, Senhor, mais e mais!

Oh, ajude-nos através da oração da fé,
Para mais firmemente acreditar -
Pois ainda, quanto mais o servo tem,
Quanto mais ele receberá!

Se estranhos ao Seu redil clamam,
Implorando a seus pés
As migalhas que da Tua mesa caem,
É tudo o que ousamos pedir.

Mas seja, Senhor misericordioso conosco;
Assim, Tu concederás isto;
As migalhas que caem da tua mesa
São luz, e vida, e bem-aventurança.
Oh, ajude-nos, Jesus, nas Alturas!
Não conhecemos ajuda senão de Ti;
Oh, ajude-nos a viver e morrer,
Como seus para o céu por vir!
-Henry Deer Milman






Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Mais Graça John Alexander Mackenzie


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55113 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55061 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54892 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54819 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54811 Visitas

Páginas: Próxima Última