Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Muito mais que dinheiro
Flávia Patrícia Queiroz de Mattos

Resumo:
Como é hoje: Os professores têm medo dos coordenadores, os coordenadores têm medo dos diretores, os diretores têm medo das autoridades de ensino, as autoridades de ensino têm medo dos pais, os pais têm medo das crianças, que não têm medo de nada.

Muito se fala em um jogo de empurra entre família e escola, onde crianças e adolescentes são vistos como estorvo. Como, desde que o mundo é mundo, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, quem não pediu para existir é levado de um lado para outro, tentando construir sua identidade, enquanto recebe orientações vagas e, muitas vezes, controversas. Fala-se muito em responsabilidade, quando o correto é responsabilidades, no plural, de 3 instituições: família, escola e Estado. No entanto:

1)Alguns professores consideram pouco nobre o que o ídolo Paulo Freire denominou "educação bancaria" e rotulam como "conteudistas" os colegas que dão aula e aplicam provas de acordo com o que foi estabelecido, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, para cada grupamento. Também querem parecer amigos dos alunos e, por isso, a aula é sempre muito informal e as avaliações, quando acontecem, bem pouco exigentes.

2)Alguns pais sempre optam pelo caminho mais prático quando se trata da educação dos filhos, premiando-os ou castigando-os sem o mínimo critério. Quando os problemas começam a aparecer, esquivam-se, omitem-se ou tentam a todo custo justificar as atitudes dos filhos. Como é extremamente comum em nossa sociedade, reconhecem a importância das regras, mas insistem em ser tratados como exceção.

3) Os diretores nem sempre cumprem adequadamente sua função de liderar a comunidade escolar, mediando os conflitos (inevitáveis) entre alunos, pais, professores e funcionários e acabam pendendo para um dos lados, por razões políticas ou corporativas. Muitas vezes a lei máxima é a do menor esforço e atribuem a indisciplina ao que classificam como falta de domínio de turma por parte do professor.

4) Os gestores públicos normalmente são professores da própria rede que não querem, de maneira alguma, perder seu lugar em algum gabinete, para o qual foram indicados por critérios nem sempre muito claros. Minimizam as questões levantadas pelos professores-regentes, insistindo em ignorar problemas graves como negligência e violência familiar que, comprovadamente, influenciam tanto o comportamento quanto o rendimento dos alunos.

5) Os autointitulados especialistas, que criam institutos e organizações ou dão consultorias particulares, fazem do ato de desqualificar a escola seu ganha-pão. Usam todos o espaço que conseguem na mídia para mostrar o "estamos fazendo a diferença", mas nem às paredes confessam quanto ganharam para isso.

Com tantos adultos se omitindo o tempo inteiro quanto a tomar atitudes para sua proteção, educação e instrução, não é de admirar que os jovens estejam cada vez mais desnorteados. E quanto aos professores, no que se refere à realização profissional, mesmo que não possam ser demitidos por serem funcionários públicos, não é nada agradável ser tachado de incompetente.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Muito mais que dinheiro Flávia Patrícia Queiroz de Mattos
Artigos Dez situações para desanimar Flávia Patrícia Queiroz de Mattos
Artigos Magistério: O amor à profissão e os fatos Flávia Patrícia Queiroz de Mattos


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54925 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última