Salvadora nasceu no dia 06 de agosto, dia de são Salvador, na Fazenda da Bóia, em Cambuci-RJ É filha de Maria das Dores Gomes e de Roque Faria. Teve quatro irmãs, mas quando ela nasceu, seus pais a rejeitaram e o bebê ficou vagando de casa em casa, até que um senhor da cidade de Pureza a adotou. Viveu até a idade adulta sem conhecer ninguém de sua família. Há uns dez anos, conseguiu localizar uma irmã, no Rio de Janeiro. As tristezas da vida não conseguiram abater a grande educadora.
Salvadora cursou o primário em Pureza, na Escola Particular Xavier Pacheco da professora Ilza Dutra-uma referência na educação e no ensino. Aluna nota 10 recebeu bolsa de estudo integral e foi estudar em Pádua no Colégio do prof. José Lavaquiel. Ali cursou o Ginásio, o Curso de Contabilidade e o Curso Normal.
Em 1956, fez o Concurso para Professores do Estado do Rio, foi nomeada para exercer o magistério no Grupo Escolar Joaquim Leitão, em Santo Aleixo, mas onde ficar hospedada? Não havia hotel na cidade, então foi convidada para morar na casa do pastor Emiliano Boechat, a família a acolheu. Durante quatro anos, Salvadora morou ali, até alugar a sua própria casa.
Professora Salvadora marcou época na educação do Município de Magé, quando inovou e incluiu a música nas aulas de Educação Física. Era muito dedicada como professora no Grupo Escolar Joaquim Leitão, no Ginásio do Instituto Pedagógico, no Colégio Dedo de Deus, na E.E. Visconde de Sepetiba, no Colégio Lara Vilela (CNEC) em Niteói, no Centro Educacional Visconde de Mauá,-Piabetá, nas décadas de 50, 60,70 . Foi Diretora do Núcleo de Educação, responsável pela Coordenação das Escolas Públicas no Município de Magé. Nessa época recebeu o título de Cidadã Mageense.
Salvadora se casou com Dr. Humberto Silva e tiveram um filho, Dr. Humberto Vitor Gomes Silva. Recentemente Salvadora ficou viúva, mora em Cambuci. Ama o Município de Magé.
Dia 12 de março de 2016 - Salvadora nos deixou!
|