Gosto igualmente de livros e de tecnologia e não é de hoje que ouço uma conversa que o livro de papel esta próximo do fim e, portanto, depois do cd, que morreu já faz tempo, do dvd, que também já está respirando com ajuda de aparelhos, o livro impresso seria o próximo da lista. Com o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação, o livro ganhou várias versões digitais e hoje podem ser lidos, também, nos mais variados tipos de aparelhos.
O avanço da tecnologia proporciona recursos inovadores, um desses recursos são os livros digitais, que são práticos, podem ser lidos nos smartphones, em leitores digitais e podem ser levados para todos os lugares. Admito que o livro digital tem seus benefícios, mas não substituirá o livro impresso jamais. Não consigo entender quando afirmam que o livro físico irá morrer, digo isso, porque tenho um enorme prazer de frequentar livrarias, tocar, folhear e sentir um livro, coisa que um livro digital nunca proporcionará, por melhor que seja a ferramenta.
Mesmo sendo uma pessoa fissurada por tecnologia, acredito que os livros impressos continuarão fascinando as pessoas. O livro digital tem seus benefícios, mas a melhor maneira de ler continua e continuará sendo, em minha opinião, por meio do livro impresso, pois possibilita uma leitura de qualidade e não de quantidade. O Brasil, infelizmente, ainda é um país de poucos leitores, é preciso mudar isso, seja no livro impresso ou no digital, o que importa é a qualidade da leitura e o conhecimento adquirido.
E não, o livro digital nunca irá substituir o impresso, no entanto, ambas as formas de leitura são válidas e podem caminhar juntos e o importante é incentivar, cada vez mais, a leitura de todas as formas possíveis.
|