Uma das principais funções da luz, tanto no mundo natural, quanto no espiritual, é o de iluminar e gerar vida.
Sem a luz do sol não haveria vida natural na Terra.
Considere-se também que muito do conhecimento que é alcançado no mundo natural é alcançado pelo sentido da visão que é possibilitado pela disponibilidade de luz.
No mundo espiritual, a luz de Jesus tem por alvo não apenas iluminar o nosso entendimento para as coisas celestiais e divinas, como também para gerar, incrementar e aumentar a vida e caráter do próprio Cristo em nós.
É sobretudo pelo conhecimento pessoal de Cristo que nos vem da iluminação do nosso entendimento espiritual, que podemos crescer na graça e na santificação.
Daí se dizer que Jesus é tanto a nossa justiça, sabedoria, redenção e santificação (I Cor 1.30).
É, portanto, permanecendo nele e na Sua Palavra que podemos receber o crescimento espiritual que procede de Deus.
Assim como a planta não pode crescer e se manter sem estar submetida à luz do sol, de igual modo o cristão não pode crescer e se manter em santificação sem que esteja em comunhão com Cristo, em espírito.
Por isso é convocado à oração, à meditação e prática da Palavra de Deus – o alimento do espírito – e à comunhão em amor com seus demais irmãos na fé.
É nisto que consiste andar na luz, conforme o dizer do apóstolo. Tem a ver com prática e comportamento e não simplesmente com meditação e obtenção de informação bíblica.
A luz tem mais a ver com formação do que com informação. A formação do homem interior que é segundo a justiça de Deus. A formação do caráter genuinamente cristão, refletido em todo o seu comportamento.
É interessante observar que Deus nos deixou um ensino tipológico relativo a isto no mundo natural, quanto à fotossíntese realizada pelos organismos vegetais, que produzem glicose a partir da luz solar.
A luz é o elemento catalisador do processo que produz o alimento que sustentará a vida do vegetal, e de igual modo a luz de Jesus é quem permite a formação de todo o alimento espiritual necessário à nova vida celestial que recebemos da parte de Deus na conversão, Daí ser tão imperioso que andemos na luz que é o próprio Deus.
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|