Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Fonte da Felicidade
Silvio Dutra

Provérbios 13.19: O desejo que se cumpre deleita a alma; mas apartar-se do mal é abominação para os tolos.

Quando Agostinho filosofava a respeito do que consistiria de fato a felicidade do homem, com sua mãe Mônica e outros filósofos, eles concluíram que assim como o corpo é mais saudável, quando se alimenta corretamente das coisas materiais que lhe são necessárias, a alma se alimenta do conhecimento e da sabedoria, e chegaram à conclusão de que, quanto maior fosse este conhecimento e esta sabedoria, mais a alma estaria feliz e satisfeita.
Alguém entre eles lembrou que, entretanto deveria ser levado em conta a qualidade desta sabedoria e deste conhecimento, porque se fossem para o mal, não poderiam fazer de fato, qualquer bem à alma, e lhe trazer uma real felicidade.
Somente no capítulo final do livro, Agostinho apresentou a conclusão de que Deus é a medida perfeita e plena que pode satisfazer a alma, que será tanto mais feliz quanto mais se aproximar da medida cujo padrão é o próprio Deus.
Assim, apesar de ser verdadeiro o que o provérbio afirma, que a alma se deleita quando aquilo que deseja se cumpre, pois até mesmo o insensato fica satisfeito quando obtêm aquilo que pensa que lhe fará feliz, no entanto, realmente só contribuirá para o seu mal e perdição.
Por isso o provérbio acrescenta, que para os tolos o ato de se afastar do mal é uma abominação, pois não têm qualquer desejo neste sentido, uma vez que se encontram escravizados a seus vícios e pecados, os quais, quando consumados lhes dão prazer carnal.
Bem faremos então, em não sermos guiados por nossos sentimentos, vontades e emoções, senão pelos preceitos da Palavra de Deus, ainda que contrariem frontalmente os nossos desejos, pois nisto há a verdadeira felicidade, já que a rejeição do mal e a renúncia aos desejos pecaminosos do nosso ego, nos conduzirá a experimentar uma doce comunhão com Deus, a qual é o verdadeiro e permanente deleite da alma.
A alma muito deseja, mas deve ser trazida em sujeição pelo Espírito Santo, e pelo nosso próprio espírito em comunhão com Deus.

Pr Silvio Dutra


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 61642


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 2 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Como Ir para o Céu Silvio Dutra
Artigos Santificação – Progressiva ou Instantânea? Silvio Dutra
Artigos A Adoração no Culto Público Silvio Dutra
Artigos Qual é a Nossa Parte? Silvio Dutra
Artigos Domínio do Pecado ou da Graça Silvio Dutra
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P1 Silvio Dutra
Artigos Tabernaculando Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62747 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62711 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62626 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62619 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62574 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62556 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62546 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62545 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62539 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62500 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última