Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pátria Deseducadora
Flávia Mattos

Este texto não é simplesmente uma crítica ao Partido dos Trabalhadores. Corrupção, clientelismo e ineficiência estatal não começaram em 2003. Nosso país, de desigualdades históricas, é formado por um povo. Que considera que deve-se aproveitar toda e qualquer oportunidade, mesmo em detrimento da coletividade.

Durante muito tempo, o senso-comum sustentou que os mais pobres eram exemplo de moralidade e honestidade. Novelas de rádio e televisão conquistaram audiências lacrimosas com isso. Mas as coisas mudaram. A população obteve alguns confortos materiais como "nunca antes na história desse país". Mesmo que o custo de vida tenha aumentado absurdamente e que serviços essenciais como saúde e educação deixem muito a desejar, muitos insistem em enumerar suas conquistas pessoais, atribuindo-as exclusivamente ao governo do PT. Um texto que causou muita polêmica nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2014 é um bom exemplo:

"Quando vejo aquele carrão de luxo com o adesivo 'Fora Dilma', eu penso, só pode ser porque:
1- Esse aí perdeu a escrava doméstica;"

Muitas mulheres deixaram de trabalhar como empregadas domésticas sem carteira assinada não porque arrumaram um emprego melhor, com todos os direitos assegurados, mas simplesmente porque deixaram de trabalhar. Há denúncias de pessoas pelo país inteiro que acumulam benefícios concedidos pelo governo federal e pelos governos estaduais e municipais. Em alguns casos, o valor supera em muito o salário-mínimo.

"2- Esse aí não consegue alugar seus apartamentos por causa do 'Minha Casa, Minha Vida';"

O Minha Casa Minha Vida está sendo questionado por inúmeras fraudes, no cadastro e por obras mal-feitas ou não concluídas. Houve até denúncias de grupos que impõem uma "taxa de proteção" aos moradores. Quem se recusa a pagar sofre as consequências até ter de abandonar o imóvel, o que está levando muitas pessoas a chamarem o programa de "Minha Casa ou Minha Vida".

"3- Esse aí está pagando faculdade particular dos filhos por causa do monte de estudantes pobres e negros que estão na universidade pública via cotas;"

Nem sempre esses jovens valorizam a oportunidade que está sendo concedida à sua geração. Oportunidade que foi negada a seus pais e avós. Causou indignação nas redes sociais a foto de um formando que, ao receber seu diploma universitário, abriu um cartaz com os dizeres "Obrigado, Google". Também foi notícia nos jornais do Rio de Janeiro o caso de uma aluna da Universidade Federal Fluminense que processou a professora por racismo, alegando ter dificuldades para compreender os textos por ser humilde.

"4- O filho recém-formado desse aí perdeu a vaga para um técnico formado pelo PRONATEC;"

O PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, oferece cursos para estudantes e formados no Ensino Médio, além de qualificar quem já atua no mercado. Não tira vagas de profissionais de nível superior.

"5- Esse aí está deixando de bater ponto no posto de saúde da periferia e voltar rapidinho para atender no consultório particular por causa do 'Mais Médicos';"

Há muitas controvérsias cercando o programa. Mas o principal questionamento é quanto ao direito da população a ser atendida por médicos verdadeiramente qualificados. Qualquer profissional ao se mudar para outro país deve validar seu diploma. Isso acontece em qualquer lugar do mundo. Mas os médicos cubanos foram dispensados dessa formalidade.

"6- Esse aí acha que os aeroportos viraram 'rodoviária' de tanto pobre viajando de avião;"

Embora o preconceito realmente exista, o comportamento de alguns clientes pobres não difere muito dos ricos no desrespeito aos aeroviários, tão trabalhadores quanto eles. Os aeroportos viraram palco de inúmeras situações desagradáveis, causadas por quem acha que pode insultar as pessoas por ter pago a viagem.

"7- Esse aí fica muito tempo no trânsito com seu carro, engarrafado no meio de um monte de carro popular guiados por domésticas, cabelereiras, pedreiros e porteiros;"

O transporte coletivo é a melhor solução para a mobilidade urbana. Isso ninguém questiona. Os trabalhadores citados poderiam demonstrar um pouco mais de consciência social e ambiental, ocupando todos os lugares do veículo. Nos engarrafamentos é comum ver os carros, tanto de luxo quanto populares, com um único passageiro.

"8- Esse aí acha um absurdo pagar 27,5% de imposto de renda e ver o governo passar 0,45% disso para o Bolsa-Família;"

Qualquer pessoa que tenha de entregar mais de um quarto de tudo o que ganha e não ter o mínimo em matéria de serviços tem o direito de se indignar. Principalmente ao ver quem só tem os serviços públicos como opção defendendo o governo.

"9- Esse aí nunca abriu um livro de história do Brasil e sequer sabe que a escravidão acabou em 1888 ou que em 1942 Getúlio criou a CLT ou ainda que dos últimos 514 anos o Brasil só teve 12 anos de governos populares;"

Não ficou claro porque a Abolição da Escravatura ou a Consolidação das Leis do Trabalho (que na verdade foi promulgada em 1943) foram citadas. Mas é importante lembrar que simplesmente acabar com a escravidão no papel não significou grande melhoria nas condições de vida dos ex-escravos e que Getúlio era louvado em público como "pai dos pobres" e apelidado jocosamente de "mãe dos ricos". E, contrariando muitas expectativas, o governo de um partido que se apresenta como defensor dos direitos do povo tem como principal marca a corrupção.

"10- Esse aí assina a VESGA e adora assistir diariamente a Rede Esgoto;"

Ativistas têm uma relação de amor e ódio com a imprensa. Notícias favoráveis são largamente compartilhadas. Já as que trazem fatos e relatos de atividade que comprometem a imagem de seus mitos são classificadas como difamatórias e sensacionalistas.

Honestidade é condição indispensável para o exercício de qualquer cargo público. O cidadão que fecha os olhos para os descalabros em troca de algumas vantagens será inteiramente responsável quando a conta chegar.


Este texto é administrado por: Flávia Patrícia Queiroz de Mattos
Número de vezes que este texto foi lido: 52824


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Pátria Deseducadora Flávia Mattos


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56747 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55018 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54875 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54780 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54748 Visitas

Páginas: Próxima Última