Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
caminhos do coracao
alfredo jose dias


Caminhos do Coração
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caminhos do Coração
Ways of the Heart (Título Internacional)[1]
Caminos del Corazón (ES)
Informação geral
Formato      Telenovela
Gênero      Drama

Ficção Cientifica

Romance
Duração      55 minutos aprox.
Criador(es)      Tiago Santiago
País de origem       Brasil
Idioma original      (português brasileiro)
Produção
Diretor(es)      Alexandre Avancini
Elenco      Bianca Rinaldi
Leonardo Vieira
Ítala Nandi
Julianne Trevisol
Tuca Andrada
Gabriel Braga Nunes
Felipe Folgosi
Preta Gil
e grande elenco
Tema de abertura      Sabe Você - Toni Garrido
Tema de
encerramento      Sabe Você - Toni Garrido
Exibição
Emissora de
televisão original      Brasil Rede Record
Formato de exibição      480i (SDTV)
Transmissão original      28 de agosto de 2007 – 2 de junho de 2008
N.º de episódios      240 (Original)

170 (Reprise)
Cronologia
Último
     Vidas Opostas
     
Os Mutantes - Caminhos do Coração      
Próximo

Caminhos do Coração é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Record, entre 28 de agosto de 2007 e 2 de junho de 2008, na faixa das 22h, em 240 capítulos.[2]

Foi escrita por Tiago Santiago com colaboração de Altenir Silva, Camilo Pellegrini, Gibran Dipp, Maria Cláudia Oliveira, Vívian de Oliveira e Doc Comparato, com direção geral de Alexandre Avancini.

Com a Produção Executiva de Claudio Araújo.

Contou com Bianca Rinaldi, Leonardo Vieira, Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada, Alexandre Barillari, Preta Gil, Letícia Medina, Angelina Muniz, Patrycia Travassos, André de Biase, Cássio Scapin, Zé Dumont, Taumaturgo Ferreira, Thaís Fersoza, Daniel Aguiar, Felipe Folgosi, Fernando Pavão, Cláudio Heinrich, Ângelo Paes Leme, Julianne Trevisol, Ítala Nandi e Walmor Chagas nos papéis principais. No dia 3 de junho de 2008, estreou a segunda temporada, denominada Os Mutantes - Caminhos do Coração, encerrando dia 23 de março de 2009, e a terceira temporada, nomeada Mutantes - Promessas de Amor, começou dia 24 de março de 2009 e teve seu término em 3 de agosto de 2009 .[3] .

Foi reprisada de 31 de maio de 2010 a 14 de janeiro de 2011 em 170 capítulos com o título de Os Mutantes - Caminhos do Coração, que originalmente correspondeu ao título da segunda temporada da trama.

Índice

    1 Sipnose
        1.1 Ilha do Arraial
    2 Elenco
        2.1 Elenco de apoio
    3 Trilha sonora
    4 Reprise
    5 Curiosidades
    6 Ligações externas

Sipnose
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

A trama gira em torno de Maria Beatriz (Bianca Rinaldi), que é acusada de matar o Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono de uma das maiores clínicas privadas no país, Progênese. Dra. Júlia Zaccarias (Ítala Nandi), uma médica afiliada da Progêneses, cria a 30 anos seres humanos geneticamente modificados (Intitulado de "Projeto DNA"), mutantes com superpoderes.

Maria Beatriz vive no circo Don Pepe com seus pais Ana Luz (Fafá de Belém) e Pepe (Perfeito Fortuna). Maria é a principal atração do circo, onde foi criada e conheceu seu primeiro amor, Fernando (Théo Becker), sendo melhor amiga de sua irmã, Juanita (Anna Markun). Maria se separa de Fernando quando ele se envolve com Esmeralda (Lana Rodes). Depois de Maria descobrir que é filha adotiva, ela é envolvida em uma cilada: a polícia encontra-a deitada com uma seringa perto do corpo do morto Sócrates e é acusada de matá-lo. Maria descobre que seu verdadeiro pai é a pessoa que ela é acusada de matar. A armação foi criada para que Maria não pudesse herdar a grande riqueza de Sócrates.

A família Mayer, que sempre foi respeitada pela sociedade paulistana, é composta pelos seguintes irmãos Mayer: Sócrates Mayer, Aristóteles Mayer (André de Biase) e Platão Mayer (Ricardo Petraglia). Aristóteles, viúvo com três filhos: Toni (Paulo Nigro), Rodrigo (Ângelo Paes Leme) e Danilo (Cláudio Heinrich), que durante a trama se casa com Lucia Rocha (Fernanda Nobre) para que seu pai não descubra que ele é homossexual. Platão é casado com a interesseira Irma Mayer (Patrycia Travassos) e possuem duas filhas: Regina (Rafaela Mandelli) e Cléo (Gisele Policarpo). A família Mayer é uma das acionistas da Progênese, juntamente com Mauro Fontes (Sebastião Vasconcelos), Cassandra Fontes Martinelli (Angelina Muniz) e Josias Martinelli (Paulo Gorgulho). Josias é casado com a ambiciosa Cassandra Martinelli e é pai de Lucas (Jean Fercondini) e Janete (Liliana Castro).

Após sua prisão, Maria é ajudada pelo policial federal Marcelo Montenegro (Leonardo Vieira), por quem ela se apaixona. Marcelo tinha ficado recentemente viúvo após a morte de Mabel (Sabrina Greve) por envenenamento. O doce envenenado que matou sua esposa estava destindo a ser comido por sua filha mutante Tatiana (Letícia Medina). Ao ajudar Maria a escapar da prisão, Marcelo se torna um fugitivo da lei, no qual o casal passa por várias aventuras para escapar do inescrupuloso Taveira, que sente um desejo sem resposta por Maria.

Platão e Josias são assassinados quando descobrem quem é o responsável pela morte de Sócrates, Mabel e Dr. Christopher Walker (um pesquisador americano que descobriu a verdade sobre os mutantes: Lance Henriksen). Maria e Marcelo então começam a tentar descobrir quem contratou o serial killer Eric Fusily (Tuca Andrada) para cometer todos os crimes.

É revelado no último capítulo que Júlia contratou Fusily. Ela também contratou o advogado César Rubicão (Cássio Scapin) para sequestrar Maria, quando ela ainda era um bebê, e deixá-la em qualquer lugar. Ele decide deixá-la no circo. Trinta anos mais tarde, Sócrates revela que ele iria deixar toda sua fortuna para uma fundação, chocando sua família. Com medo de que isso prejudicaria seus experimentos, Júlia contratou Eric para matá-lo e colocar Maria na cena do crime, porque ela sabia que Sócrates deixaria a fortuna para Maria. Ela suspeitava que se Maria recebesse sua riqueza, ela iria fechar a Progênese e prejudicar suas experiências. Júlia, então, decidiu eliminar todos aqueles que descobriram ou suspeitavam que ela era responsável pela morte de Sócrates. Ela também contratou Eric para matar Rosana (Maria Ceiça) e a enfermeira Ruth (Maria Cláudia). Helga (Preta Gil), ex-esposa de Eric, que se tornou uma pessoa melhor depois de deixá-lo, também sofreu ataques, como Tatiana, Marcelo e Maria.

A temporada terminou com Rubicão revelando em juízo, através de holograma, que foi responsável pelos crimes. Devido ao grande sucesso da trama, a novela ganhou uma seguinte temporada: Os Mutantes: Caminhos do Coração.
Ilha do Arraial

A Ilha do Arraial (mais conhecida como “Ilha dos Mutantes”) é o local secreto onde a Dra. Júlia Zaccarias tem um laboratório secreto no subsolo para fazer suas experiências mutantes, onde ela conta com a ajuda de alguns mutantes aliados como Gór (Julianne Trevisol) e Eugênio (Pedro Malta), também com seu guarda Capeletti (Daniel Marinho). O local é dominado por mutantes que conseguiram fugir do laboratório como Vlado (Daniel Aguiar), Fúria (Karen Junqueira), Felina (Amandha Lee), Metamorfo (Sacha Bali), Ísis (Louise D’Tuani), Iara (Suyane Moreira), Demétrio (Helder Agostini) e Minotauro (Fábio Nascimento), também por mutantes enviados para o local como Perpétua (Patrícia de Jesus), Vavá (Cássio Ramos), Pachola (André Mattos), Cris (Maurício Ribeiro). Durante o início da trama, Eric Fusily é enviado para a ilha por ordem da Chefia Oculta com a missão de matar os mutantes fugitivos, onde ele conta com a ajuda de Fernando e Juanita, e mais tarde com o apoio de Taveira (Gabriel Braga Nunes) e Dino (Guilherme Trajano) na segunda viagem para o local. Também há mutantes que foram para ilha por conta própria para ajudar amigos, como Maria, Cléo e Toni. A ilha possui algumas experiências como um dinossauro (Velociraptor) e um sapo gigante (Sapo Bufo).
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Elenco
Gabriel Braga Nunes interpretou o delegado vampiro Taveira.
Felipe Folgosi interpretou Beto.
Patrycia travassos interpretou Irma Mayer.
Cássio Scapin interpretou o lobisomem César.
Angelina Muniz interpretou a ambiciosa Cassandra.

De acordo com abertura

Ator      Personagem
Bianca Rinaldi      Maria Beatriz dos Santos Luz Mayer
Leonardo Vieira      Marcelo Duarte Montenegro
Julianne Trevisol      Górgona Meyer (Gór)
Alexandre Barillari      Ramon Fusili
André Segatti      Ernesto Justo
Ângelo Paes Leme      Rodrigo Mayer
Cláudio Heinrich      Danilo Mayer (Dan)
Fernanda Nobre      Lúcia Rocha (Lucinha)
Gisele Policarpo      Cléo Mayer
Karina Bacchi      Glória Vaz
Lana Rodes      Esmeralda Nascimento
Déo Garcez      Benedito Gama (Bené)
Felipe Folgosi      Roberto Duarte Montenegro (Beto)
Fernando Pavão      Noel Machado (Noé)
Jorge Pontual      Felipe Matoso
Liliana Castro      Janete Fontes Martinelli
Mônica Carvalho      Amália Fortunato
Rafaela Mandelli      Regina Mayer
Thaís Fersoza      Célia de Souza (Celinha)
Paulo Nigro      Antônio Mayer (Toni)
Ronnie Marruda      Micael Pedreira (Pedreira)
Rocco Pitanga      Armando Carvalho (Carvalho)
Théo Becker      Fernando Biavatti
Daniel Aguiar      Vlado
Sasha Bali      Metamorfo (Meta)
Diego Cristo      Hélio
Helder Agostini      Demetrio
Louise D'Tuani      Ísis
Maria Carolina Ribeiro      Silvana Madino
Juliana Martins      Marlene França
João Paulo Silvino      Homem Leão
Patrícia de Jesus      Perpetua
Bruno Miguel      Lupi
Suyane Moreira      Iara
Karen Junqueira      Fúria
Allan Souza Lima      Meduso
Carolina Chalita      Marinalva
Daniel Marinho      Capeletti
Fabio Nascimento      Minotauro
Wesley Pereira Queiroz      Pablo

Apresentando

Ator      Personagem
Anna Markun      Juanita Biavatti
Ana Paula Moraes      Drª. Marli da Silva
Gabriela Moreyra      Graziela Machado (Grazi)
Guilherme Trajano      Dino Malafatti
Jean Fercondini      Lucas Fontes Martinelli
Nanda Ziegler      Bianca Fischer (Bibi)
Natasha Haydt      Paola Riccete
Sabrina Greve      Mabel Montenegro

As Crianças e Adolescentes

Ator      Personagem
Cássio Ramos      Valfredo Pachola (Vavá / Menino - Lobo)
Júlia Magessi      Ângela Menezes Figueira (Anjinha)
Juliana Xavier      Ágata Magalhães
Letícia Medina      Tatiana Montenegro (Tati)
Sérgio Malheiros      Aquiles Magalhães
Shaila Arceni      Clara Menezes Figueira (Clarinha)
Pedro Malta      Eugênio Menezes Figueira (Gêninho)

Atrizes Convidadas

Ator      Personagem
Ana Carbatti      Drª. Beatriz
Andréa Avancini      Érica Ramos
Helena Xavier      Simone dos Santos
Maria Ceiça      Rosana Magalhães
Marina Miranda      Marisa Gama

Atores Convidados

Ator      Personagem
André de Biase      Aristóteles Mayer (Ari)
André Mattos      Paulo Pachola (Pachola)
Cássio Scapin      César Rubicão
Eduardo Lago      Luiz Guilherme Batista Figueira (Guiga)
Perfeito Fortuna      Pepe Luz
Raymundo de Souza      Figueroa (Juan Figueroa / Pablo Figueroa)
Ricardo Petraglia      Platão Mayer
Taumaturgo Ferreira      Tarcísio Batista (Batista)

Participações Especiais

Ator      Personagem
Ana Rosa      Dalva Duarte Montenegro
Angelina Muniz      Cassandra Fontes Martinelli
Ítala Nandi      Dra. Júlia Zaccarias
Maria Cláudia      Drª. Ruth Maciel
Paulo Gorgulho      Josias Martinelli
Regina Maria Dourado      Altina Pachola
Sebastião Vasconcelos      Mauro Fontes
Zé Dumont      Teófilo Magalhães (Téo)
Walmor Chagas como Dr. Sócrates Mayer
Patrycia Travassos como Irma Mayer
Fafá de Belém como Ana Gabriela dos Santos Luz
Toni Garrido como Gustavo Gama (Gúdi)
Lance Henriksen como Dr. Christopher Walker
Tuca Andrada como Eric Fusili
Gabriel Braga Nunes como Sigismundo Taveira (Taveira)
Preta Gil como Helga Silva da Silveira
Elenco de apoio
Ver também: [[:Elenco de Apoio em Caminhos do Coração|Elenco de Apoio em Caminhos do Coração]]
Trilha sonora

capa: Bianca Rinaldi e Leonardo Vieira

    "Sabe Você" - Toni Garrido (tema de abertura)
    "Maria, Maria" - Roupa Nova (tema de Maria)
    "Grande Amor" - Fafá de Belém (tema de Maria e Marcelo)
    "Raça" - Fafá de Belém e Milton Nascimento (tema de Esmeralda e Ernesto)
    "Caçador de mim" - 14 Bis (tema geral)
    "Amor de Sedução" - Mikefoxx
    "A vida é minha" - Capital Inicial (tema de Irma e Aristóteles)
    "Mutante" - Preta Gil (tema de Helga)
    "Zigue Zague" - Jair Rodrigues, Jair Oliveira e Simoninha (tema de Batista)
    "Procurando a Estrela" - Zé Ramalho e Daniela Mercury (tema da Liga do Bem)
    "Paraíso Agora" - Geraldo Azevedo
    "Baby" - Tim Maia (tema de Lúcia e Danilo)
    "O circo" - Elenco do Circo da Luz (tema do circo)
    "The Game of The Life" - Scorpions (tema de Eric e da Liga Bandida)
    "Sonho de Ícaro" - Ricky Vallen (tema das crianças)
    "Sexo" - Oswaldo Montenegro (tema geral)
    "Robocop Gay" - Mamonas Assassinas (tema de Danilo)
    "Cais" - Milton Nascimento (tema de Teófilo)

Reprise

Foi reprisada de 31 de maio de 2010 a 14 de janeiro de 2011 de segunda a sexta nas tardes da Record, com um total de 170 capítulos.
No dia 23 de abril a emissora anunciou em seu twitter oficial uma chamada de reprise da novela. A assessoria da Rede Record anunciou que Caminhos do Coração e Os Mutantes - Caminhos do Coração seriam reprisadas em 1 novela só, com o nome "Os Mutantes - Caminhos do Coração", e que Promessas de Amor, por sua vez, não seria reprisada pela baixa audiência de sua exibição original.
Começou no dia 31 de Maio às 18:15. Para elevar a audiência a novela passou a ser exibida sem intervalos e sem abertura, e após algumas mudanças se fixou às 18h45. A partir de 23 de dezembro a novela passou a ser exibida às 17h00 na TV Record São Paulo, enquanto seguiu normal às 18h45 no resto do Brasil.
No dia 3 de janeiro, a novela mudou de horário novamente sendo exibida às 16h15 na TV Record São Paulo e 18h00 em outras localidades e também foi anunciados as "últimas semanas" da mesma. Terminou no dia 14 de janeiro e a emissora anunciou que não exibirá por enquanto sua continuação Os Mutantes - Caminhos do Coração.
Teve média geral de 6.2 pontos no Ibope, sua menor audiência foi 3 e a maior foi 10 pontos.[4] [5]
Curiosidades
Broom icon.svg
     
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
     

    No dia 6 de fevereiro de 2008, Caminhos do Coração entrou para a história. Foi a primeira novela da Record a liderar na média geral do IBOPE. Neste dia, a novela registrou 22 pontos de média, contra 20 pontos da Rede Globo, que exibia um jogo de futebol. Em seu pico de audiência, Caminhos do Coração registrou 27 pontos, ante 15 da Globo.[6]

    Gabriel Braga Nunes vive em Caminhos do Coração seu segundo vampiro em novelas. O primeiro foi Victor Victório em O Beijo do Vampiro.

    Inicialmente Ítala Nandi, intérprete de Júlia, faria o papel de Ana Luz, pois Júlia seria interpretada por Fernanda Montenegro. Montenegro, porém, recusou o papel, e Júlia foi interpretada por Ítala Nandi e Ana Luz por Fafá de Belém.[7]

    Seu último capítulo conseguiu uma média de 23 pontos no IBOPE da Grande São Paulo. Foi o segundo maior índice de audiência de uma novela da Record, empatado com o do episódio final de Prova de Amor,[8] e perdendo apenas para o último capítulo de Vidas Opostas, que conseguiu uma média de 25 pontos em 27 de agosto de 2007 [9] . O alto índice de audiência da novela fez com que a Globo conquistasse seu pior índice de audiência na estreia de uma novela das oito [10] .

    O elenco total (incluindo as participações especiais), é de aproximadamente 122 personagens (exceto os figurantes).

    Vários atores de Caminhos do Coração em sua reexibição em 2010, trocaram de emissora, como Toni Garrido, Natasha Haydt, Patrícia de Jesus, Maria Cláudia, Gabriel Braga Nunes, Preta Gil, Tuca Andrada, Helder Agostini, Ana Rosa, Mônica Carvalho, Guilherme Trajano e Suyane Moreira.

    Em 23 de abril de 2010 a emissora começou a anunciar em sua programação a reprise da novela, que foi exibida de 31 de maio de 2010 à 14 de Janeiro de 2011, na faixa das seis e quinze da tarde, num compacto da primeira temporada, a sua segunda temporada acabou não sendo reprisada..[11]

    O laboratório da Dra Júlia Zaccarias tinha a senha 1500, que é o dia do Descobrimento do Brasil.

Ligações externas

    Página oficial na Rede Record
    Entrevista com Tiago Santiago
    Informação sobre a 2° temporada

[Expandir]
v • e
Trilogia Caminhos do Coração
[Expandir]
v • e
Tiago Santiago
[Expandir]
v • e
Telenovelas da Rede Record

    Portal da televisão

    Ways of the Heart Record TV Network. Visitado em 6 de julho de 2014.
    "Caminhos do coração" estréia hoje na Record (em pt-BR) Extra Online. Visitado em 2016-01-22.
    Folha Online - Record antecipa seqüência de "Caminhos do Coração".
    Record encurta reprise de "Os Mutantes" e anuncia suas últimas semanas O Planeta TV. Visitado em 2016-01-22.
    "Os Mutantes - Caminhos do Coração" reestreia hoje na Record O Planeta TV. Visitado em 2016-01-24.
    Notícias UOL - "Corinthians faz Globo levar tombo histórico no ibope".
    [1].
    Último Capítulo de Prova de Amor registra pico de 29 pontos para a Record.
    Folha Online - "Salete Lemos critica TV Cultura e diz que foi demitida por censura".
    Folha Online - "Novela "A Favorita" teve apenas 35 pontos de Media e teve a pior estréia da história da Globo".
    [2].

Categorias:

    Telenovelas da Rede Record
    Programas de televisão do Brasil que estrearam em 2007
    Programas de televisão do Brasil encerrados em 2008
    Telenovelas ambientadas em São Paulo (cidade)
    Telenovelas da década de 2000
    Telenovelas em português

Menu de navegação

    Não autenticado
    Discussão
    Contribuições
    Criar uma conta
    Entrar

    Artigo
    Discussão

    Ler
    Editar
    Editar código-fonte
    Ver histórico

    Página principal
    Conteúdo destacado
    Eventos atuais
    Esplanada
    Página aleatória
    Portais
    Informar um erro

Colaboração

    Boas-vindas
    Ajuda
    Página de testes
    Portal comunitário
    Mudanças recentes
    Manutenção
    Criar página
    Páginas novas
    Contato
    Donativos

Imprimir/exportar

    Criar um livro
    Descarregar como PDF
    Versão para impressão

Ferramentas

    Páginas afluentes
    Alterações relacionadas
    Carregar ficheiro
    Páginas especiais
    Ligação permanente
    Informações da página
    Item no Wikidata
    Citar esta página

Noutros idiomas

    English
    Español

Editar ligações

    Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h25min de 24 de janeiro de 2016.
    Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

    Política de privacidade
    Sobre a Wikipédia
    Avisos gerais
    Versão móvel
    Programadores

    Wikimedia Foundation     
    Powered by MediaWiki     

Número de vezes que este texto foi lido: 52891


Outros títulos do mesmo autor

Artigos alfredo jose dias
Músicas Violetas alfredo jose dias
Corporativo mestrado literatura letras dissertacao alfredo jose dias
Poesias o enigma amoroso alfredo jose dias
Crônicas O grande desafio docente: Educar para o mundo virtual alfredo jose dias
Contos diario duma mae alfredo jose dias
Corporativo relatorio de estagio 1 em serviço social ead unit 2015 alfredo jose dias
Crônicas O caminho da liberdade e da felicidade alfredo jose dias
Romance aliens alfredo jose dias
Romance rubi alfredo jose dias

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55018 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última