Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS OPORTUNISTAS
DIRCEU DETROZ

Quando lia ou assistia reportagens sobre jovens que aderiram ao Estado Islâmico, e foram muitas, ficava me perguntando que poder tinham essas lavagens cerebrais.

Parte da minha pergunta foi respondida com os ataques a Paris na última semana. Depois que as televisões promoveram uma espécie de lavagem cerebral começando pela Europa, passando pelas Américas e chegando a Austrália, percebi que não é tão difícil.

De repente, o Ocidente pintou-se com as cores da França. Dos monumentos dos países, as caras dos perfis nas redes sociais, todos faziam questão de estar do lado do bem contra o mal. Como se isso fosse possível.

A conotação de confronto entre barbárie e civilidade mostra que quando queremos, ou nos fazem querer, deixamos aflorar uma ingenuidade quase infantil. Somos transformados em peões, num mundo dominado por oportunistas. Quando a oportunidade aparece, eles matam e ferem com as armas que dispõe.

Para entender melhor os ataques a Paris, e o crescimento do Estado Islâmico, é preciso um olhar mais abrangente sobre a geopolítica do Oriente Médio. Grupos que se proliferam alimentados pelo ódio só nascem em lugares devastados e depois esquecidos.

Nas últimas décadas, o Ocidente operou para a criação de lugares assim como um especialista. Muitos já se perguntam o que é pior: Bashar al-Assad governando a Síria, ou o Estado Islâmico tomando 30% do seu território?

Em resumo, o Estado Islâmico é um subproduto criado pela tão decantada “Primavera Árabe”, celebrada e financiada pelo Ocidente. De novo os oportunistas apareceram.

Por falar em financiamento, quem financia as operações do Estado Islâmico? Um ataque minucioso a Paris, certamente não se faz com uma nota de cem Euros. Quem está vendendo armas para eles? De que países é a origem desse armamento?

Já se sabe que metade dos terroristas tinha a nacionalidade francesa. O que quando a comoção passar trará a luz dos acontecimentos perguntas ainda mais interessantes. As armas usadas com certeza eram da França. Nenhum AK-47 faz turismo por Paris.

Agora bombas voltarão a cair sobre o Oriente Médio. Dezenas de inocentes morrerão. Pena que nenhuma televisão do Ocidente fará cobertura ao vivo. Como disse um amigo: “Paris tem mais glamour”.

O filme “A soma de Todos os Medos” mostra bem esse aspecto de oportunidades e oportunistas. Aos que pintaram a cara fica a dica para assisti-lo. Depois filosofar. Se não existissem ingênuos, não existiriam os oportunistas.



Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61633


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62700 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62662 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62521 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62512 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62486 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62475 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62466 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62459 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62456 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62450 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última