Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Dilema da Criação
marilia betarello

Havia várias luzes geradoras de vida. Depois criou-se tudo que existe… Mas, como tudo se fez? Discussões de deuses sobre o assunto virou guerra entre eles.
Tsohonoai insinuou ser o verdadeiro Sol, e como resposta, Tupã bateu lhes com tanta força que o rival foi dizimado. Antu, deusa terra e Gaia trocaram insultos de baixo calão e Gaia expulsou de vez Antu do mundo e do submundo. Sem falar no bate-boca desnecessário que ocorreu em Nidavellir, entre Tecucztecatl que foi chamado de “babaca” por Rá.
Para então acabar com toda essa ladainha, os deuses resolveram montar uma reunião. Chamaram então de Comissão da Verdade da Origem Universal (CVOU). O local onde ocorreria o evento foi no monte Olimpo. Muitos deuses não quiseram ir, comparecendo apenas na bancada das discussões Olorum, o Deus Supremo, Gaia, Mãe Natureza e Deus, criador indiscutível.
A pauta dessa reunião seria a criação do homem. Quem primeiro começou a falar foi Deus, Claro! O mais arrogante dos deuses, o “Poderoso Chefão”. No seu discurso disse:
– Sou criador único do céu e da terra! Da agua e da luz! Das tardes e das noites! Onipotente, onipresente e onisciente!
Quando sentou-se vermelho de orgulho, sentou-se na sua cadeira ao lado de Gaia, Olorum olhou-o furioso e retrucou:
– Deus, estamos tentando definir quem aqui criou os homens. Apresente sua tese e não seus insultos !
Gaia olhando serenamente os dois, com seus olhos semicerrados e sua tonalidade de pele cor de ouro, que passava sensação de calmaria e força, levantou-se e pediu acenando com a mão que falasse:
-Estou aqui como mãe natureza, geradora de gigantes, de filhos malfeitores e bons, a fim de defender a obra de Prometeu. Ele que do barro esculpiu criaturas delicadas e pequenas, que animou-se e deu origem aos homens. Para então como punição de Cronos surgir a mulher e sua caixa. E vos digo, essa é a verdadeira criação.
Deus interveio e com sua magnificência, disse que Prometeu copiou sua forma de criação com o barro e que o seu sopro foi único e divino.
Olorum remediou contando como seus homens criados não foram muito satisfatórios. Oxalá fez homens duros com o ferro e madeira, com pedra criaturas frias de mais, com água não possuíam formas e com o fogo se queimaram consumidos por si próprios. Mas que apesar disso eram narrativas verídicas.
Depois de tantas conversas e divergências, deixaram o fardo então ao próprio homem de decidir de quem era a verdadeira criação, acabando com a CVOU de vez.
No entanto isso até hoje não foi resolvido entre a criação.


Este texto é administrado por: Marilia Betarello Ramalho
Número de vezes que este texto foi lido: 64206


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Pode ser ele marilia betarello
Poesias É a vida marilia betarello
Poesias Deixa ela marilia betarello
Biografias Relato Vila marilia betarello
Poesias Mais um pouco de versos mal escritos marilia betarello
Contos Naufrágio marilia betarello
Poesias Alheia marilia betarello
Poesias As infinidades da mente marilia betarello
Crônicas Queda Abismal marilia betarello
Crônicas Gritos dos silenciados marilia betarello

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 50.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Papel de Rabiscar - José Ernesto Kappel 66486 Visitas
Entrevista com Retroavengers - Caliel Alves dos Santos 65159 Visitas
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO - DIRCEU DETROZ 65088 Visitas
AUTOBIOGRAFIA DE ANDERSON DEL DUQUE - Anderson Del Duque 64729 Visitas
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 64463 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 64434 Visitas
Coração - Marcos Loures 64397 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 64395 Visitas
Derecho al agua potable - Yuran Lukeny Antonio Mulenza 64391 Visitas
Linda Mulher - valmir viana 64389 Visitas

Páginas: Próxima Última