Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Que tipo de PAI é você?
Tânia Du Bois


“Sabeis por que acho na velhice encanto?
Porque é velhinho o pai que sei amar,
E em cujo peito vou esconder o meu pranto”
(Dez/1924 Ziza de Araújo Trein)

Como filho, aprendi com meu pai que, quando se fica muito tempo fora de casa, é preciso arrumar uma maneira para passar algum tempo livre com os filhos. Meu pai acredita que os problemas se resolvem apenas vivendo num mundo mágico, que é quando ele tem tempo para acompanhar o filho em suas atividades e brincadeiras.
Nesse mundo mágico, o pai não tem medo da sua responsabilidade e, com o passar dos anos, sente-se mais participativo e seguro para ajudá-lo a se tornar responsável, autônomo, autoconfiante e afetivo, com o objetivo de enfrentar o mundo real. Nas palavras de Pedro Du Bois, “Pai presente... // Lembrança do tempo / Em que estivemos / Juntos // Sua presença / preenche claros medos...”
A educação foi um desafio para o meu pai e, cada vez mais, ele buscou construir e desenvolver em mim as singularidades na diversidade, para que eu conseguisse lidar com o mundo em constante transformação. Também, mostrou-me o amor que sentia e, através do diálogo, os desafios do dia a dia, sempre atendendo as minhas necessidades na infância, na adolescência e até hoje, o que faz do nosso lar algo mágico. Segundo Lima Coelho, “Ser Pai //... É saber utilizar com maestria as ferramentas de precisão, aferindo oportunidade e valores para as lições que o conduzirão na vida...”
Assim, a nossa vida – pai e filho – tem se transformado em palco de encenações onde juntos montamos shows para a família e os amigos. Tornamo-nos personagens que interpretam em vida e sonhamos sermos “livros” de aventuras, onde aprendemos o sentido da verdadeira amizade e cumplicidade, como em Miguel Cadaval, “... Nos mais bonitos dos gestos / Quero me parecer contigo / E nos teus braços meu pai / Que encontro meu abrigo / Vou gritar que o mundo ouça / Meu pai meu melhor amigo.”
Hoje, ele me perguntou: Que tipo de pai é você?
Eu respondi que graças a ele sou do tipo participativo e que mantenho ótimo relacionamento com a minha filha. Mostro que ela tem o direito de realizar os seus sonhos e fazer as suas escolhas, percebendo os diversos sentimentos, de acordo com os contextos que se apresentam. Sempre repito isto, para que ela preserve a originalidade de suas ideias e busque a felicidade.
Sinto até hoje viver uma grande aventura. Adoro brincar, aprender e contar histórias, deste mundo que é mágico, para a minha filha. Encontro em Salete Aguiar, “Na cadeira de meu pai estou sentado, / mas filhos não querem colo, / querem asas”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61644


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MÃES: o espaço das palavras Tânia Du Bois
Artigos DESCOBERTA FANTÁSTICA Tânia Du Bois
Resenhas DE ONDE VÊM AS IDEIAS? Tânia Du Bois
Artigos PORTINARI, entre traços Tânia Du Bois
Artigos NA MOLDURA DA JANELA : A COR DA FLOR Tânia Du Bois
Artigos NÚMEROS RECONTADOS Tânia Du Bois
Artigos Tempo: A MELHOR MEDIDA É A DA POESIA Tânia Du Bois
Artigos MULHER Tânia Du Bois
Artigos de pó em palavra: COADOR Tânia Du Bois
Artigos “Será Que Ele É?” Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 311 até 320 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Fazendo Paixão - José Ernesto Kappel 62040 Visitas
O Homem Que Não Tinha - José Ernesto Kappel 62040 Visitas
Minha Vida - Qualquer um 62039 Visitas
O Cuidar e o Educar na Educação Infantil - Joisa Margarete Taube da Veiga 62039 Visitas
Leitura: Fonte de Riqueza Pessoal - ANA IRENE JACOBINI DE ALMEIDA ACCETTURI 62039 Visitas
Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário - Terezinha Tarcitano 62038 Visitas
Sonho e realidade - Cláudio Thomás Bornstein 62038 Visitas
Sua Vida - José Ernesto Kappel 62038 Visitas
Memória e mentira - Flora Fernweh 62038 Visitas
Se o sol não nascer mais - Maria 62037 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última