Você pode ter um carro legal. Sempre terá um melhor. Você pode ser muito bom na sua profissão. Sempre terá alguém melhor. Você pode ter um belo corpo. Sempre terá alguém melhor. Você pode conhecer muito de um assunto. Sempre alguém conhecerá mais. O melhor não existe, é tudo uma questão de comparação.
O ideal não existe. É pura imaginação. Persegui-lo é deixar que o tempo escorra através do ralo por onde se vai a vida. Não há ponto ideal, sempre existirá algo melhor.
Essa busca incansável pela perfeição é a melhor forma de enlouquecer, de fugir da realidade. Por isso, talvez, aqueles que possuem sensibilidade o suficiente para se incomodarem e não aceitarem a própria realidade, buscam melhorá-la. O que não seria ruim se a melhoria nunca fosse reconhecida ao ser alcançada.
A busca pelo ideal amplia a criatividade, mas pode inibir a realização. Reside nela um medo do erro que amplia o que de fato ele pode vir a ser.
O que existe é aquilo que se pode ver e sentir. O que existe é viver dia a dia. O que existe é o que pensamos sobre quem somos e como nos vemos. O que existe é a vida que acontece pelas decisões que são tomadas com liberdade de consciência. E esta significa agir sem comparar. Agir sem temer.
Viver sem temer, isso é liberdade. Buscar melhorar, sempre. Mas nunca deixar de realizar apenas por querer o ideal.
|