Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DISCURSO AOS FORMANDOS DE 2014
FACULDADE AMÉRICA DO SUL - PARANINFA
SIMONE CARLOS

No momento em que abri meu e-mail e li o convite enviado por meio da Jane, para ser paraninfa desta turma, meu coração disparou e se encheu de alegria. Logo depois, foi tomado pela dúvida e pela ansiedade de quais escolhas fazer para em palavras, retribuir o carinho destes neoformandos e a honra à mim concedida por meio deste ato.
De acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado em 2013, as diferentes instituições brasileiras colocaram à disposição do mercado de trabalho, no ano passado, 1.050.413 novos profissionais. Como sobressair-se dentre tantos? Digo-lhes que são diversas as formas, mas vejo a atitude individual como a principal delas. E é sobre isso que escolhi lhes falar.
Eu acredito no ser humano e no seu incrível potencial de transformação. Somos seres capazes de transformar nossas vidas, nossas condições sociais e econômicas. Eu tenho plena convicção de que um dos meios mais eficazes para que isto seja possível, é a Educação.
Segundo Immanuel Kant, filósofo alemão do século XVIII, a educação é o processo que permite ao indivíduo pensar por si só, pois é no contato com a diversidade de conhecimento teórico e prático que ele pode buscar seu próprio caminho para a sabedoria. Eu acredito nisto. E acredito também que o conhecimento apenas reflexivo e contemplativo não muda a nossa vida e nosso entorno, o que de fato transforma é o como agimos ao ter posse deste conhecimento.Portanto, é a ação somada ao conhecimento que transforma tudo.
Para existir ação é imprescindível que exista um imenso desejo interior, é preciso que corra na veia de quem deseja a mudança, a necessidade de querer buscar algo mais, de emancipar-se, pensar por si.Trata-se, portanto, não apenas de possuir um diploma, mas sim de fazer uso deste conhecimento adquirido (que apenas cada um de vocês sabe o quanto custou-lhes conquistar, pois o custo de alguma coisa é o valor daquilo que você desistiu para obtê-la).
Convido vocês a realizarem uma avaliação: qual foi o custo estar aqui hoje? Do que vocês desistiram para chegar até este momento que os certifica como profissionais? Estou certa de que não foi fácil. Quantos de vocês eu percebia cansados pela exaustiva rotina de trabalhar o dia todo e ainda vir para aula, sabendo que o trajeto até o descanso ainda demoraria por conta do transporte ou da distância. Quantos de vocês que angustiados deixaram pessoas queridas em casa, faltaram de aniversários e outras comemorações para estar nas aulas minhas e dos meus colegas professores que aqui estão. Quantos abdicaram do lazer, do descanso e da partilha em família para buscarem este momento. Estas pessoas que estão com vocês hoje, o quão importantes elas foram?
Lembrem-se, o que ganharam não foi apenas este momento. O maior ganho, sem dúvida, foi a trajetória que os trouxe aqui. Os amigos que fizeram, as ideias que construíram, os risos e as tristezas que compartilharam e, especialmente, o conhecimento que adquiriram. É no trajeto que as coisas acontecem. E estou certa de que valeu a pena, pois certamente se estão aqui é porque pensaram além da margem, pensaram no futuro e este é o diferencial de quem é emancipado: quem o é, é capaz de fazer do agora seu passaporte para um futuro desejado.
Lya Luft registrou que “O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade”, partindo disto lhes pergunto: sobre qual ótica você vai olhar sua vida daqui para frente? Qual identidade lhe dará? Afinal, como a mesma autora disse, a vida está aí não para ser suportada ou vivida, mas para ser constantemente elaborada e conscientemente executada.
Vocês, meus queridos alunos, serão profissionais certificados a partir de hoje, mas está dentro de vocês, desde sempre, as incríveis pessoas que são. A formação lhes diz o que fizeram, vocês dirão quem são de posse dela. Não temam os desafios que vierem, não receiem o fracasso, mas tenham atitude e sempre olhem para o passado a cada nova oportunidade ou sonho que tiverem, é nele que encontrarão forças, pois olhar para o passado lhes dará a certeza do potencial que cada um de vocês tem, pois foram vocês, apenas vocês, que os trouxeram até aqui. E serão vocês, apenas vocês, que os levarão onde desejarem estar.
Desejo sucesso e felicidade.


Biografia:
Mãe, mulher, menina. Pessoa feliz na sua incompletude. Pedagoga de profissão, educadora por paixão.
Número de vezes que este texto foi lido: 52829


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O ideal não existe SIMONE CARLOS
Poesias Como me tornei mãe SIMONE CARLOS
Frases Sim, já fomos bebes! SIMONE CARLOS
Frases Maternidade e Mudança SIMONE CARLOS
Frases Transição SIMONE CARLOS
Discursos DISCURSO AOS FORMANDOS DE 2014 SIMONE CARLOS
Poesias Terapia SIMONE CARLOS


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69018 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57926 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57560 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55844 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55125 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55080 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54963 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54904 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54832 Visitas

Páginas: Próxima Última