Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A MELHOR IDADE
QUEM NÃO QUISER FICAR VELHO QUE MORRA NOVO!!
JANCASOAR

Resumo:
DIVAGAÇÕES SOBRE AS FASES DE NOSSA VIDA...

São tantas as melhores idades hoje em dia, que algo chega a soar como ingenuidade, maldade, piedade ou falsidade...
Antigamente, a mulher de trinta era titia, sinônimo de encalhada. Acho que por piedade virou tiazinha, com a conotação de gostosinha...
A de quarenta atendia pela terrível alcunha de quarentona, sinônimo de solteirona desagradável. De repente virou balzaquiana (alusão à Balzac) pronta para tirar da vida prazeres profundos...
A de cinqüenta era chamada de veia mesmo, quando muito de comadre. Hoje em dia é comum ver dessas velhas se dizendo na idade da loba...
Tem até umas de oitenta, turbinada, plastificada, lipoaspirada e toda untada, que vive balançando o rabo para baixo e para cima... Idade da loba... Está mais é na idade do tigre de dente de sabre! Idade da pedra!
Saí fora velha, você é do tempo que o sutiã era de pedra!
Homem é a mesma coisa... Tiozinho, lobão... Começa a malhar para a saúde, depois para a estética, depois para a vaidade, tatuagem, piercing, depilação e quando menos se espera vira uma camisa velha: SOLTA O BOTÃO À TOA, Fácil, Fácil... E faz cara de machão bravo, vai pelas ruas com braços abertos, peito estufado e rabo espumando, o verdadeiro mormaço: PARECE QUE NÃO QUEIMA, MAS QUEIMA!
Qual seria a melhor idade?
Creio que para um feto a melhor idade é o tempo intra-uterino. Para o recém nascido colo e amamentação; Dos três aos doze anos são brinquedos e primeiras experiências de relacionamento como amizade, grupo social, flerte, jogos; Dos 12 aos 25 anos são o namoro, noivado, primeiras experiências sexuais, bailes, tatuagens, moda, baladas, turismo, trabalho e estudo... Dos 25 aos 50 anos é sexo, sexo, sexo, sexo...Após os cinqüenta o mais comum é o zelo pela unidade familiar, apego à crianças (netos, pois a oportunidade de curtir os filhos se foi e nunca mais...), noticiários, tarefas domiciliares, hortas e jardins... É o inicio de se retomar os pensamentos pós morte acerca de Deus e eternidade, que em algum dia já tivemos e perdemos no esmagamento do cotidiano.
Após os oitenta são introspecções e solidões, salvo raras exceções financeiras, políticas ou religiosas.

A bem da verdade a melhor idade é aquela onde você está feliz! Deveria ser aquela condizente com seu tempo cronológico, para que uma velha de setenta com piercing e mine saia não chocasse os cafonas como eu... De repente é bonito um velho de oitenta pulando carnaval ou um homem de quarenta soltando pipa, correndo atrás de balão ou colocando galo e cachorro para brigar... Tem gente que acha bonito... Vá pra PQP esse mau gosto dos infernos!!! EU ACHO UMA VEADAGEM DOS TREZENTOS!!!
O ideal é se aceitar na situação atual, não por falta de opção, mas sim para melhor tirar proveito da vida e seus momentos. Toda idade tem seu encanto e para cada encanto a própria vida reserva um tempo...

Há um tempo para nascer e um tempo para morrer; Um tempo para plantar e um tempo para colher, Um tempo para rir e um tempo para chorar; Um tempo para amar, outro para odiar, outro para perdoar, outro para sentir saudade e outro para amar novamente...
Porque o que foi bom um dia, para toda vida será bom... E, principalmente, porque estamos aqui para aprendermos a amar. Amar nosso semelhante, amar a nós mesmos, amar todos os tempos e todas as idades... Se a nossa vida fosse só vitórias, prazeres e tranquilidades como estaríamos agora? Toda humanidade andando pelas ruas com um riso abestalhado no rosto... O ser viril e jovem e o ser senil e velho são faces da mesma moeda, de uma mesma vida maravilhosa... Há quem diz que felicidade não existe e que existem apenas momentos felizes, como se uma costura existisse sem o seu contraponto... A melhor idade é o próprio sofrer, a própria dor e o próprio contraponto.
Antigamente, eu corria atrás de uma boa anca pela rua, caminhava o caminho dela, andava na velocidade dela e hoje não corro mais, pois descobri que todo mundo tem bunda!
As cabeleiras e seus coloridos me encantavam e hoje me fazem rir: Tem vermelho hemorrágico ou água de salsicha, amarelo estigma de milho, verde Hulk... Tem umas que parecem o rei Leão... Eu ainda gosto muito das mulheres, mas algo mudou na minha escala de valores... O que vale mesmo é amizade, respeito e companheirismo.
Gosto de olhar o grisalho dos cabelos e, ás vezes, até uma cabeleira calva que mulher nenhuma gosta que a gente fique olhando...
Olho e acho bonito, mas quem acredita? Penso que os cabelos ficaram claros pelos tantos momentos negros que ela passou; Quando é calva, penso em depressão, marido e filhos insensíveis ou quem sabe uma quimioterapia... Esses pensamentos me enchem de carinho e ternura...
Os corpos esquálidos ou obesos, falam de um tempo não muito distante, em que ela era mais notada e percebida, e mais desejada... Um tempo,não muito distante que se perdeu entre rugas, grisalhos e celulite!
Os sulcos na face falam dos caminhos imaginados e não percorridos ou dos caminhos percorridos em via crucis...Os olhos opacos e sem brilho falam que viram coisas demais e já estão cansados de tanto verem e nunca enxergarem a felicidade...
São inúmeras as marcas de sonhos incompletos e projetos inacabados, furados... São inúmeros os sinais de que um dia as coisas eram mais fáceis, se tinha mais amigos, os dias eram mais esperados e saborosos e a boca, agora murcha e sem dentes, beijava calorosamente e falava sons incompreensíveis de amor... QUAL A MELHOR IDADE?

Para mim é essa que estou... Olhando velhinhas, mais interessado nas velhinhas que nas mocinhas... Fico olhando o andar lento e dificultoso, muitas delas puxam de uma perna. Eu olho, sinto carinho e amizade, às vezes tenho uma recaída aos 25 anos e penso:
"Coitadinha, está bem acabadinha... Está bem judiada... Quase nem tem bunda... Mas ainda dá para a gente dar uns beijos e namorar um pouquinho!


Este texto é administrado por: João Carlos Soares
Número de vezes que este texto foi lido: 52815


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MASSA DE MANOBRA JANCASOAR
Ensaios A MELHOR IDADE JANCASOAR


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56745 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55008 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54884 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54776 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última