Kotler e Armstrong conceituaram Marketing em 1999 como sendo a “entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”. Desta forma, o que importava para a empresa era a venda, e o cliente esperava sair satisfeito com a compra.
Hoje em dia, a relação de troca entre empresa e consumidor mudou muito, impulsionada pelo avanço da tecnologia, novas relações de trabalho, a criação e explosão das redes sociais, e ainda a crescente preocupação com o Meio Ambiente. Por causa disso, o próprio conceito de Marketing vem mudando. Em 2008, a AMA – American Marketing Association – o definiu como sendo a “ atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.
E por que agora há mais stakeholders no conceito de Marketing? Acredito que a tecnologia que nos conectou a todos em tempo real nas redes sociais, foi também responsável por aproximar não somente amigos e parentes, ou fãs e ídolos, mas consumidores e empresas. E interligou também ONGs, sociedade, empresas e governos numa só rede. A sociedade conectada cresce a cada minuto, e em breve todas as 7 bilhões de mentes estarão unidas numa grande rede neural virtual. É uma imagem assustadora, mas uma realidade lancinante.
O conceito de Marketing vem mudando juntamente com as relações sociais. Veja a evolução dos conceitos publicada em 2013 na III Semana Acadêmica Unificada da FAGOC:
http://pt.slideshare.net/lelanamorato/marketing-30-16573733
As grandes corporações têm sentido os efeitos desta conexão. Pessoas falam de suas experiências positivas e principalmente negativas nas redes sociais, com curtidas e compartilhamentos que chegam aos milhões, acessadas por ONGs e visualizadas por autoridades, que prontamente utilizam as redes sociais para responder rapidamente e dar pronta solução aos internautas. Isso mudou a relação dos consumidores com o seus produtos. As instituições devem agora ser mais do que simples empresas, devem ser muito mais: o indivíduo que se relacionar com sua corporação de forma próxima, como se esta fosse seu amigo.
E não somos amigos de qualquer um, somos? Conversamos com nossos amigos sobre o que está acontecendo no mundo, sobre política, economia, aquecimento global e o problema do lixo. Imagine se uma empresa está envolvida em descarte ilegal de detritos industriais. Ficaríamos sabendo instantaneamente, pelos próprios consumidores, empregados insatisfeitos ou por jornalistas digitais, e esta notícia correria o mundo em minutos. E num instante todos estariam sabendo, e estariam falando (MAL) do fato, que geraria discussões online em todo o globo.
É neste novo mundo que nasce o conceito de Marketing 3.0. Neste novo conceito, o objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, impulsionado pela nova onda tecnológica que nos conecta. O indivíduo agora é visto como um ser pleno, com coração, mente e espírito, e não mais como um mero consumidor. O importante agora são os valores que são disseminados pelas empresas, governos, ONGs e pela sociedade em geral. A mudança no comportamento do consumidor gerou grande preocupação com a Imagem da marca, sua Integridade e Identidade. Estes são os 3 Is do marketing, que agora combinam marca, posicionamento e diferenciação para atrair os consumidores. Segundo Kotler, “A partir de agora os consumidores são os novos proprietários da marca”. Eles tem o poder de elevá-la ou destruí-la em questão de minutos, caso a corporação não corresponda aos desejos, necessidades e anseios da sociedade. Erros são muito mais danosos, e devem ser resolvidos e retratados imediatamente, sob pena de perder a integridade e arranhar a identidade da empresa.
Hoje em dia é preciso convencer o consumidor das convicções positivas da empresa, de seus bons valores e ideais, já que cada vez mais os consumidores estão buscando soluções para um mundo melhor. E o Marketing 3.0 visa satisfazer esse consumidor e todos seus anseios. Neste novo universo, os critérios sociodemográficos não mais respondem sozinhos no Marketing 3.0, agora os profissionais de marketing tratam de falar de maneira mais focada e econômica possível, sabendo quem é o seu consumidor e quais são seus desejos e anseios, pensando em um consumidor de corpo e alma, que tem valores definidos e precisa ser conquistado para consumir uma marca. A comunicação é, portanto, segmentada, focada e idealizada pensando em como o seu publico-alvo pensa, conversa, vive e consome.
Seguindo as movas premissas de Kotler em Marketing 3.0, as instituições devem criar práticas inovadoras, difundir histórias que emocionem o consumidor e concreticar o empowerment (empoderamento) do consumidor. Assim, a Disney não é mais um parque de diversões, mas tem a missão de criar um mundo de magia para as famílias. Suas peças de comunicação enaltecem essa missão, e a estratégia de marketing da empresa é pensado para difundir esta idéia. E os valores compartilhados pela Disney devem estar alinhados com o comportamento dos seus empregados, parceiros e consumidores.
Pois bem, isso é o Marketing 3.0. O importante para o mundo corporativo é perceber que a missão, a visão e os valores da empresa devem ser pensados, articulados e disseminados pensando em como o consumidor final vê, pensa e espera da marca.
Termino citando os 10 mandamentos do Marketing 3.0, divulgados e explicados pelo site Svouga Marketing Sessions:
1º Mandamento | Estime (eu diria ame) os seus clientes, respeite os seus concorrentes
No contexto dos negócios, estimar os clientes significa conquistar a sua lealdade ao oferecer-lhes um valor excelente e ao tocar as suas emoções e espírito.
2º Mandamento | Seja sensível à mudança, esteja preparado para a transformação
O contexto empresarial está em permanente mudança. Os concorrentes irão aumentar em número e tornar-se mais inteligentes. O mesmo se aplica aos clientes. Se for insensível a isto e não conseguir antecipar estas mudanças, a sua empresa irá tornar-se obsoleta e acabar por morrer.
3º Mandamento | Proteja o seu nome, seja claro relativamente à sua identidade
No marketing, a reputação da marca é tudo. Se dois produtos forem de igual qualidade, as pessoas tendem a adquirir aquele que tem uma reputação de marca mais forte. As empresas devem tornar o posicionamento e diferenciação do nome da sua marca claro para o seu mercado-alvo
4º Mandamento | Existe uma diversidade de clientes; Aborde primeiro aqueles que mais irão se beneficiar consigo
Este é o princípio da segmentação. Não precisa de incluir toda a gente, mas certifique-se de que faz valer o seu ponto de vista àqueles que estão mais preparados para comprar e beneficiar com a aquisição e com a relação entre ambas as partes.
5º Mandamento | Ofereça sempre um bom pacote de produtos e serviços a um preço justo
Não devemos vender nada de má qualidade a um preço elevado. O verdadeiro marketing é o marketing justo, em que o preço e a qualidade devem estar equiparados. A partir do momento em que enganamos as pessoas ao dar-lhes um produto de má qualidade a fazer-se passar por um produto de boa qualidade, os nossos clientes vão abandonar-nos.
6º Mandamento | Torne-se sempre disponível; Espalhe as boas notícias
Não dificulte a tarefa dos clientes que o procuram. Na economia de conhecimento global de hoje, o acesso à tecnologia de informação e à internet é imperativo.
7º Mandamento | Conquiste os seus clientes, mantenha-os e cultive-os
Quando tiver um cliente, mantenha um bom relacionamento com ele. Conheça os seus clientes pessoalmente, um por um, de modo a ter uma imagem completa das suas necessidades, desejos, preferências e comportamento.
8º Mandamento | O seu negócio é um negócio de serviços, seja qual for o negócio
Os negócios de serviços não se limitam a hotéis e restaurantes. Seja qual for o seu negócio, tem de possuir um espírito de querer servir o cliente. O serviço deve tornar-se a vocação do prestador de serviços e nunca ser considerado uma obrigação. Sirva o seu cliente com sinceridade e com uma total empatia e este irá seguramente levar consigo memórias positivas dessa experiência.
9º Mandamento | Aperfeiçoe continuamente o seu processo empresarial em termos de qualidade, custo e distribuição
A tarefa dos marketers é melhorar a qualidade, o custo e a distribuição nos seus processos empresariais. Cumpra sempre todas as promessas feitas a clientes, fornecedores e também aos seus canais de distribuição.
10º Mandamento | Recolha informação relevante, mas tome a sua decisão final sabiamente
Este princípio alerta-nos para continuar sempre a aprender, aprender e a aprender. A acumulação do seu conhecimento e experiência vai ser o que determina a decisão final que tomar. Apoiado na sua maturidade de espírito e clareza de coração, um marketer será então capaz de tomar depressa decisões baseadas na sabedoria que possui intrinsecamente.”
Fonte Principal: “Marketing 3.0 – Do produto e do consumidor até ao espírito humano” | Philip Kotler
Outras Fontes:
http://pt.slideshare.net/lelanamorato/marketing-30-16573733
http://marketingsessions.isvouga.pt/2012/03/05/os-dez-mandamentos-do-marketing-3-0-por-philip-kotler/
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