Duas pessoas não aprendem da mesma forma, essa é uma afirmação óbvia, mas que ainda não penetrou com força a cidadela da educação mundial. Apesar das pessoas não aprenderem na mesma forma e do mundo atual exigir uma série de competências como criatividade, empreendedorismo, capacidade de resolver problemas, curiosidade, entre outras, a escola continua a mesma de um século atrás.
Segundo o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2013, 49% dos jovens não concluem o Ensino Médio aos 19 anos, ou seja, estão com 2 ou mais anos de atraso. Uma das razões por que isso acontece, além de parte desses jovens terem que parar a escola para trabalhar. Mas outra razão é que a escola tem se tornado desinteressante, os jovens não conseguem conectar o que aprendem com a realidade e muitas vezes decidem largar por conta desse motivo. Existem exceções, mas na maioria das vezes há uma forte desconexão entre o aluno e o professor.
Além de dificultar que as pessoas consigam emprego de nível médio, grande parte das escolas não prepara os jovens de forma satisfatória para o ENEM, que atualmente é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior.
Foi pensando em conectar realidades diferentes, moldar o material didático ao aluno e incentivá-lo a estudar para o exame nacional de maior importância, o ENEM, que surgiu a Geekie, uma plataforma virtual criada em 2012 por Claúdio Sassaki Sassaki e Eduardo Bontempo. A idéia do negócio é fornecer uma plataforma adaptativa que identifica as necessidades distintas de cada aluno e personaliza o conteúdo conforme essas necessidades e o estilo de aprendizado.
Após fazer as primeiras avaliações na plataforma, o sistema desenvolve, então, um diagnóstico e plano de estudos individual, que aponta exatamente os conteúdos em que o aluno mostrou deficiência de aprendizado. Com base nesse plano de estudos, os usuários podem acessar, no ambiente virtual, as aulas e exercícios para aprender o determinado assunto, tudo de forma interativa, dinâmica e gamificada. O aluno realiza missões personalizadas, acumula pontos e sobe no ranking, ajudando a manter a motivação em alta.
A Geekie é uma startup que tem apresentado resultados espetaculares. Em 2013, recebeu o prêmio de melhor startup da IBM Smartcamp. Em apenas 2 anos, a equipe cresceu cerca de 10 vezes e hoje conta com aproximadamente 70 funcionários.
No Brasil, a Geekie foi uma das soluções para um problema demandado por uma parcela da população, entretanto, as oportunidades de empreendedorismo nesse segmento ainda estão em expansão. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
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