Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sobre a Vida Cristã – Parte 20
Calvino


Por João Calvino

CAPÍTULO III

Carregar a cruz – um ramo da autonegação.

10. Eu quis fazer essas observações para guardar as mentes piedosas do desespero, para que não suceda que, ao sentir que é impossível despojar-se do sentimento natural de tristeza, eles possam abandonar por completo o estudo da paciência. Isso deve ser necessariamente o resultado com aqueles que convertem a paciência em estupor, e um homem corajoso e firme em um bloco de pedra. A Escritura dá aos santos o louvor da perseverança quando, embora afligidos pelas dificuldades que enfrentam, eles não são esmagados; embora eles se sintam amargurados, são, ao mesmo tempo cheios de alegria espiritual; embora pressionados com ansiedade, respiram animados pela consolação de Deus. Ainda há um certo grau de repugnância em seus corações, porque o senso natural evita e teme o que é adverso a ele, enquanto a afeição piedosa, mesmo sob essas dificuldades, tenta obedecer a vontade divina. Esta repugnância o Senhor expressou quando ele se dirigiu assim a Pedro: "Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres." (João 21.18). Não é provável, aliás, que quando se tornou necessário glorificar a Deus pela morte, ele foi levado a isso não o querendo e resistindo; se tivesse sido assim, pequeno louvor teria sido devido ao seu martírio. Mas, embora ele tenha obedecido a ordenação divina com o maior entusiasmo de coração, no entanto, como ele não tinha sido despojado da humanidade, ele foi distraído por uma vontade dobre. Quando ele pensou na morte sangrenta pela qual deveria morrer, golpeado com horror, ele estaria disposto a tê-lo evitado; por outro lado, quando ele considerou que foi Deus que o chamava a ela, seu medo foi vencido e suprimido, e ele enfrentou a morte alegremente. Deve, portanto, ser nosso estudo, se quisermos ser discípulos de Cristo, impregnar nossas mentes com tanta reverência e obediência a Deus, para que sejam domadas e subjugadas todas as afeições contrárias ao seu desígnio. Desta forma, qualquer que seja o tipo de cruz a que estejamos sujeitos, devemos nos maiores apuros manter firme a nossa paciência. A adversidade terá sua amargura, e nos afligirá. Quando aflitos com doença, gemeremos e seremos molestados, e almejaremos à saúde; oprimidos com a pobreza, vamos sentir as picadas da ansiedade e da tristeza, sentiremos na dor da ignomínia, desprezo e injúria, e pagaremos as lágrimas devidas à natureza com a morte de nossos amigos, mas nossa conclusão sempre será: O Senhor assim o quis que, portanto vamos seguir a sua vontade. Não somente isto, em meio à pungência da dor, entre gemidos e lágrimas este pensamento sugerirá, necessariamente, por si mesmo e nos inclinará a suportar alegremente as coisas pelas quais somos afligidos.
.
Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/

Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55031 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última