Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AGORA VEM A PRORROGAÇÃO
DIRCEU DETROZ

O jogo acabou, e outra vez, não conseguimos nos livrar da já cansativa polarização política. Pela sexta vez consecutiva, um petista ou um tucano será o presidente do Brasil. Duas décadas e meia é tempo demais.

A novidade, é que agora a prorrogação poderá ter um pouco mais de emoção. O difícil é chegar diante da urna eletrônica, e ter de fazer a escolha entre o purgatório e o inferno. Se os fantasmas do passado estão num desses lugares, os fantasmas do presente também estão.

Mesmo gostando mais de Dilma Rousseff do que de Aécio Neves a minha ideologia não me permite votar no Partido dos Trabalhadores. Os reflexos negativos do Brasil dos petistas começarão a aparecer com mais intensidade na próxima década.

Já Aécio Neves terá primeiro de digerir, e depois explicar a grande interrogação do primeiro turno chamada Minas Gerais. No terreiro da família Neves, Dilma foi a mais votada, e ainda elegeu um governador petista sem precisar de segundo turno. Será que Aécio não foi um bom governador? Foi um recado dos mineiros para o Brasil?

Confesso que Marina Silva me enganou quando subiu nas pesquisas. E não vou me enganar uma segunda vez, acreditando nos analistas políticos. Eles dizem que Marina despencou depois de apanhar impiedosamente de Dilma Rousseff, e levar alguns tapinhas de Aécio Neves.

Nada disso. Marina Silva foi ao topo, produto da comoção fúnebre nacional causada pela morte trágica de Eduardo Campos. À medida que a comoção foi dando lugar ao esquecimento, Marina Silva voltou a ser ela mesma. O patamar de 21% dos votos válidos deixa isto muito claro. Nada mudou desde 2010.

Outra das burrices da política brasileira é transformar o apoio de Marina Silva a tucanos ou petistas em incógnita. Marina está muito longe do poder de transferir a maioria dos seus eleitores para qualquer um dos lados. Só se o espírito de Leonel Brizola baixasse nela. Em 2010 a proporção foi de 40% para o PT, e 60% para o PSDB.

Dificilmente os votos transferidos de Marina Silva decidirão a eleição. O que enche os tucanos de esperanças e os petistas de preocupação, é que se essa matemática acontecer agora, a próxima pesquisa mostrará Dilma e Aécio, um aparecendo do retrovisor do outro.

E se Marina Silva não saiu do patamar os mesmos 20% de 2010, Dilma Rousseff perdeu 5% dos votos. A mesma proporção que PSDB ganhou a mais. Acredito que será essa segunda matemática que trará mais emoção para os momentos finais da prorrogação. A vitória será da cor que os mineiros se pintarão. Azul ou vermelho.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 63936


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Derecho al agua potable - Yuran Lukeny Antonio Mulenza 64273 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 64268 Visitas
Faça alguém feliz - 64263 Visitas
O niilismo no senso comum da atualidade - Giulio Romeo 64249 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 64244 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 64220 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 64204 Visitas
Linda Mulher - valmir viana 64196 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 64188 Visitas
Menino de rua - Condorcet Aranha 64186 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última